4 dicas para impressionar o cliente na apresentação de projetos

5/5 - (1 vote)

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


Uma das principais maneiras de atrair a atenção do cliente e mostrar a qualidade do seu serviço é a apresentação de projetos. Encontrar uma maneira cativante e de qualidade pode ser o que falta para alavancar o seu escritório e consolidar sua carreira.

Os arquitetos, por exemplo, utilizavam maquetes e desenhos em papel para realizar as apresentações. Mas o avanço tecnológico modificou isso.

É válido lembrar, porém, que nem tudo são flores. Alguns clientes têm sérias dificuldades de compreender um projeto 2D ou uma prancha técnica. O que fazer então? Como realizar uma apresentação de qualidade e que seja extremamente atraente para o cliente?

Leia este artigo e veja 4 dicas para impressionar o cliente na apresentação de projetos!

1. Organize suas ideias

O primeiro passo para criar uma apresentação de projetos de sucesso passa pela organização das ideias. Certamente, existem diversos pontos que você deve abordar na apresentação, mas eles podem ser mais bem aproveitados caso se tenha uma sequência lógica de exposição.

Além do básico esquema de começo, meio e fim, uma apresentação de projetos deve focar alguns pontos específicos. Na introdução, por exemplo, é interessante mostrar para o cliente as principais funções do projeto e relembrá-lo do motivo pelo qual o projeto está sendo criado, ou seja, as necessidades que o projeto vem resolver.

No meio da apresentação, você pode focar um pouco mais os detalhes do projeto, todas as suas funcionalidades e diferenciais. Mostre o que torna o seu projeto especial e diferente dos demais concorrentes. É interessante, também, recapitular quais eram os objetivos do projeto e de que forma eles serão solucionados no seu empreendimento.

Já na conclusão, a dica é fazer um gran finale. Pense em uma maneira de surpreender o seu cliente, mostrando que ele jamais se arrependerá de contratar os seus serviços. Use sua criatividade, sem esquecer das peculiaridades de cada cliente.

2. Seja claro e objetivo

É válido lembrar que “um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK). Sendo assim, muitas vezes, os clientes ou investidores dos projetos são leigos no assunto, desejando apenas saber como a sua solução vai resolver o problema em questão.

Dessa forma, realizar uma apresentação com vários termos técnicos apenas dificultará o entendimento do seu projeto. O ideal é utilizar a linguagem mais simples possível, facilitando a compreensão de todos os envolvidos.

Outro ponto interessante é realizar um passo a passo de sua pesquisa, mostrando como você chegou àquela solução, além de evidenciar todo o processo criativo. Fazendo isso, você verá um maior interesse de seus clientes e conseguirá destacar toda sua qualidade e competência.

3. Utilize softwares 3D

Utilizar softwares 3D na concepção e, consequentemente, na apresentação de projetos é uma opção que já está sendo muito utilizada por alguns escritórios de arquitetura. Isso posto, é necessário que você se atualize e comece a utilizar esse tipo de software em seus projetos.

Alguns arquitetos reclamam de que os softwares 3D são muito caros e impedem a criatividade dos profissionais, por serem um tanto quanto rígidos e engessados. Porém, é interessante afirmar que existem opções, como o SketchUp, que podem transformar com rapidez suas ideias do 2D para o 3D.

Além disso, o SketchUp, o software para arquitetura mais utilizado no mundo, é financeiramente acessível, bastante intuitivo e fácil de usar, além de ser leve e não exigir computadores de última geração. Sua simplicidade e flexibilidade permitem alterações profundas no conceito do projeto, e ele pode ser integrado com demais softwares (inclusive na metodologia BIM).

Outra vantagem é que o SketchUp tem app para iPad e smartphone, permitindo o acesso de qualquer lugar. Porém, é fundamental que você saiba utilizar corretamente o software, por isso tire o máximo de proveito do suporte técnico local e treinamentos oferecidos peça sua empresa fornecedora, esteja atento também a toda a linha de softwares que se comunicam com o SketchUp ou a opção que você estiver utilizando em seu escritório, aumentando, assim, a sua chance de sucesso em suas apresentações.

maquete eletrônica

4. Use a realidade virtual para apresentação de projetos

Além do uso de softwares 3D nas apresentações de projetos, existem outras inovações e tecnologias sendo empregadas para impressionar os clientes e agregar mais valor às apresentações. A realidade virtual, também conhecida como VR, veio para ficar.

Ao empregar essa nova tecnologia, será possível permitir que seus clientes realizem tours virtuais em VR. Assim, eles poderão perceber os conceitos arquitetônicos e as respectivas funcionalidades presentes em seus projetos.

A VR permite que o usuário seja capaz de andar pelos ambientes do projeto, tendo a sensação de que o projeto já está finalizado. Essa tecnologia representa um avanço considerável, pois, além de demonstrar o projeto utilizando um software 3D, você pode “fornecer” uma experiência ao cliente, como se ele já estivesse presente na edificação final.

Outra vantagem em se utilizar a realidade virtual se encontra na disposição de móveis e equipamentos. Caso o usuário deseje analisar outras opções de posicionamento de alguns móveis, basta que você realize as alterações no software e, por meio da VR, mostre para o cliente como ficaria o projeto final.

Você deve estar pensando: “O recurso de realidade virtual deve exigir inúmeros equipamentos de alta tecnologia”. Pois temos o prazer de dizer que você está enganado. Para utilizar a realidade virtual, é necessário apenas usar um software de renderização (como o V-Ray) que seja compatível com diversos softwares 3D do mercado, comoSketchUp Pro e o 3D Studio Max.

Esses softwares são capazes de transformarem modelos 3D em imagens fotorrealistas com extrema perfeição e qualidade, sendo responsável por grandes sucessos de Hollywood com trabalhos de animação super-realistas e efeitos especiais.

Dentre as inúmeras vantagens de se utilizar a realidade virtual na apresentação de seus projetos, destaca-se a qualidade das imagens geradas. Com elas, é possível conferir os ambientes internos, definir o melhor aproveitamento dos espaços e, ainda, ter a sensação de que o projeto já está finalizado.

Apresentações de projetos podem ser chatas e monótonas, dificultando a venda de seus projetos. Para impressionar seus clientes, é imprescindível que você siga uma linha de raciocínio coerente, com ideias claras e objetivas. Além disso, utilizar softwares 3D, agregando a realidade virtual, pode ser um grande diferencial.

A experiência de se transitar por uma edificação muito antes de ela ser construída será única e inovadora, permitindo que seus clientes fiquem maravilhados com a sua apresentação, comprovando, assim, sua competência e qualidade. Dessa forma, será mais fácil adquirir novos projetos, expandir sua marca e consolidar seu nome no mercado.

Veja uma simulação da utilização do Óculos VR com VRay.

E então, o que achou de nossas dicas? Acredita que seja possível impressionar seus clientes na apresentação de projetos? Tem alguma dúvida? Deixe sua opinião nos comentários e participe do nosso blog!

TAMBÉM QUERO ESCREVER PARA A TOTALCAD! COMO FAZ?

Tem algum assunto legal sobre o Sketchup, Vray, Arquitetura, Design e gostaria de publicar aqui no blog da totalcad? É fácil, só mandar um e-mail para blog@totalcad.com.br que te daremos as instruções e seu texto poderá ser publicado aqui com todos os créditos

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This