Espelhar componentes do SketchUp pode simplificar seu fluxo de trabalho!

Rate this post

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


Algumas semanas atrás, uma pessoa da equipe do SketchUp entrou em contato com Eric Schimelpfenig para falar sobre uma nova mesa para o escritório do SketchUp. Já existem algumas mesas e bancos muito interessantes ao redor do escritório. O que eles realmente precisavam, porém, era algo um pouco mais personalizado. É sempre empolgante ter a chance de fazer algo novo e diferente. E depois de alguns emails trocados, ele abriu o SketchUp e fez algumas maquetes rápidas. Sua primeira ideia envolvia tubos galvanizados e espelhar componentes. 

Este modelo demorou apenas alguns minutos para ser criado. Não é um modelo completamente finalizado, mas foi o suficiente para que a ideia geral do projeto fosse comunicada. Depois de mais algumas iterações, este foi o resultado a que chegamos:

espelhar componentes

É mais do que apenas uma imagem bonita também, todos os detalhes de engenharia foram elaborados. Este é um modelo de fábrica pronto para o CNC:

espelhar componentes

Este modelo, como muitos outros modelos complexos do SketchUp, está cheio de todos os tipos de detalhes complicados, como parafusos, ferragens, cavilhas e marcação detalhada. Geralmente, quando eu construo modelos dessa complexidade, eu começo de forma simples e, à medida que os detalhes são definidos, adiciono os detalhes de engenharia. Algumas técnicas básicas de modelagem foram usadas no modelo conceitual e, em seguida, alguns modelos mais avançados foram feitos para criar o modelo projetado. No entanto, percebi que uma técnica permaneceu a mesma coisa: o uso de componentes para manter a simetria. Permita-me explicar …

Simplificando, um componente é um monte de geometria no SketchUp que você pode reutilizar um monte de vezes. Se você editar um dos componentes, todos eles mudam.

espelhar componentes

Isso pode ser extremamente útil se você tiver toneladas do mesmo componente em seu modelo; Pense em degraus de escada, balaústres, azulejos ou praticamente qualquer coisa que exija que você tenha muitas cópias de algo. Você pode espelhar esses componentes!

Eu uso componentes um pouco diferentes para modelos como esta mesa; Eu os uso para criar simetria. Para dar um exemplo, vou mostrar como eu desenharia uma mesa. Digamos que você quisesse uma tampa de mesa curvada. Simples assim:

espelhar componentes

A maioria das pessoas desenharia essa forma usando uma técnica como esta:

espelhar componentes

Certamente, não há nada de errado em desenhar desse jeito, mas eu gosto de pensar / desenhar alguns passos à frente de onde estou em desenhos como este. Primeiro, eu sei que, nesta fase, a mesa é apenas para aprovação. Eles gostam da curva? Eles querem ela maior … menor … invertida? Não tenho certeza. O que eu sei é que tudo terá de ser simétrico. Eu também sei que as pernas e tudo o que atribui a ele também serão simétricos. Então, minha abordagem é um pouco diferente. Eu só desenharia metade dessa tampa e tornaria um componente:

espelhar componentes

Em seguida, o copio usando a ferramenta mover e espelho o componente usando o comando “flip along”.

espelhar componentes

O que você acaba tendo é uma mesa feita de componentes que são espelhados. Caso você não se lembre do que eu disse anteriormente, tudo o que eu faço para um componente é refletido em qualquer outro componente espelhado do modelo.

espelhar componentes

Então, vamos diminuir o zoom e olhar para esta mesa. Cada parte deste modelo que tem simetria é construída dessa maneira. Eu ativei a “geometria escondida” nesta vista para que você possa ver suas linhas de espelho.

espelhar componentes

Eu modelei desse jeito desde o início antes que houvesse qualquer engenharia ou detalhe pesado neste modelo. Por estar na fase de concepção, pude mudar facilmente a forma, mantendo a simetria.

À medida que o modelo foi aprimorado, adicionei cada pequeno orifício de parafuso, peça de hardware, rolamentos e todos os outros detalhes. Enquanto modelava, tudo se refletia para o outro lado. Isso não só economiza tempo, mas também reduz drasticamente a chance de cometer erros.

Esta técnica pode funcionar para qualquer coisa que tenha simetria. Pense em edifícios, impressões em 3D, carpintaria, trabalho em metal, você decide. Aposto que se você olhar em volta da sua mesa agora mesmo há 10 coisas que têm algum tipo de simetria nela.

Moral da história: Modele mais inteligente, não mais difícil!

Dê uma olhada no modelo completo:

 

fonte

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This