O que está mudando no SketchUp e seu sistema de Geolocalização?

Rate this post

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


O recurso Adicionar Localização,  que era alimentado por dados gratuitos do Google, está mudando para outro provedor. Após a aquisição do SketchUp pela Trimble em 2012, o Google concordou em fornecer este serviço de dados por mais cinco anos. Este período de carência de cinco anos terminou em maio deste ano. Os recursos antigos da Geolocalização do SketchUp não estão mais disponíveis desde o dia 22 de maio de 2017. A Trimble e o SketchUp estão alterou os provedores de dados geográficos para que ele possa continuar a ativar o recurso Adicionar Localização em algumas versões do SketchUp.

Entendemos que a modelagem no SketchUp com dados geográficos tem sido uma característica importante para muitos. Como resultado, estamos tomando medidas para fornecer acesso a dados geográficos no SketchUp Make 2017 (na forma de importação de mapa) e no SketchUp Pro 2017 (na forma de imagens de satélite e dados 3D de terreno).

Além disso, o recurso Texturas do Google Street View não estará mais acessível em nenhuma versão do SketchUp assim que a transição estiver concluída. Não há serviço de dados semelhante disponível para o SketchUp neste momento.

Como isso me afeta?

Depende da versão do SketchUp que você está usando atualmente. Localize a versão abaixo para saber mais:

Geolocalização do SketchUp em diferentes versões

SketchUp 2017 (Pro ou Make)

Como o Google fornecia esses dados gratuitamente, o serviço esteve facilmente disponível a todos os usuários do SketchUp. Para continuar a oferecer suporte ao recurso Adicionar localização, a Trimble terá de pagar taxas para o novo provedor dos dados. Por esse motivo, as imagens de satélite do Adicionar Localização e Terreno ficarão acessíveis à partir SketchUp Pro 2017 em diante.

O SketchUp Make 2017 terá acesso apenas a informações de Mapa – nenhuma informação de satélite ou terreno estará disponível.

My.SketchUp

Como o novo serviço de geodados que o SketchUp vem com taxas de licenciamento, o my.SketchUp se comportará da mesma forma que o SketchUp Make e terá acesso somente a informações de Mapa. As imagens de satélite e os dados de terreno não serão acessíveis.

SketchUp 2016 (Pro ou Make) e versões mais antigas do SketchUp

Neste momento, não existe uma forma viável de atualizar estas versões do SketchUp para utilizar o novo serviço de geodados. As funcionalidades Adicionar Localização e Sreetview deixarão de funcionar.

Como acessar dados geográficos?

Após 22 de maio de 2017, o SketchUp Pro 2017 (ou versão mais recente) terá a melhor versão do SketchUp no que diz respeito ao comportamento do Adicionar Localização.

Se você estiver no SketchUp 2017, use o seletor da camada na parte superior direita para mudar entre a camada nova e a antiga.
A camada de dados que você escolher será importada para o SketchUp e não será alterada se você desligar o terreno.

Geolocalização do SketchUpGeolocalização do SketchUp

SketchUp Pro 2016 (ou mais antigo)

Se você estiver usando uma licença antiga do SketchUp Pro com um plano de manutenção e suporte expirado, uma opção é renovar seu plano aqui. Assim você terá uma licença para com suporte à versão atual do SketchUp Pro.

SketchUp Make 2017

Optamos por ativar os dados de informações de mapa do Open Street Map ao usar Adicionar Local no SketchUp Make 2017. O que é ótimo sobre o OSM é que qualquer pessoa pode contribuir com dados para garantir a precisão.

SketchUp Make 2016 (ou mais antigo)

Não haverá alterações feitas no SketchUp Make 2016 (e mais antigas) para utilizar o novo provedor de geodados. Adicionar Local e Textura de Fotos deixarão de ser funcionalidades de trabalho nestas versões. Sugerimos usar SketchUp Make 2017 ou my.Sketchup se possível para acessar o recurso Adicionar Local.

fonte

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This