Conheça Alessandra Izelli, Arquiteta reconhecida por propor grandes soluções sem excessos.

Rate this post

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


Conheça Alessandra Izelli, arquiteta reconhecida por propor grandes soluções sem excessos.

Fotógrafo: Matheus Passos

Arquiteta que começou no ramo por incentivo do pai, se apaixonou pela profissão logo que começou os estudos. Hoje é referência no mercado em projetos complexos que exigem muita criatividade.

Assim vem construindo sua carreira auxiliando clientes que a procuram com variados desafios entre pouco espaço e muita comodidade.

Em seu instagram ela mostra inspirações, soluções criativas que aplica em cada projeto.

Alessandra contou um pouco mais desse desafio e sua história para a totalCAD em uma entrevista exclusiva, veja:

totalCAD: Qual motivo te levou a escolher arquitetura?

Alessandra: Fiz a faculdade de arquitetura por sugestão do meu pai, que é engenheiro civil e dava na aula no curso de arquitetura da UEM (Universidade Estadual de Maringá), instituição que estudei.

Ele sempre achou que eu tinha um perfil “criativo” e com o apoio e incentivo dele entrei no curso, sem saber muito bem o que iria encontrar. Aos poucos fui conhecendo melhor o universo da arquitetura e me apaixonei pelo ofício.

totalCAD: Tem algum arquiteto que te inspira?

Alessandra: Me inspiro muito em arquitetos que assim como eu conseguiram se destacar com muita dedicação.

totalCAD: Qual estilo arquitetônico você se interessa mais?

Alessandra: Gosto muito da arquitetura honesta, simples, de linhas retas, sem excessos ou rebuscamento. Nesse sentido, me identifico bastante com a arquitetura moderna, que tem sua concepção na simplicidade da forma. Em interiores, gosto bastante do estilo industrial, que tem em sua concepção a estrutura metálica, madeira e o concreto aparente e tijolinho.

Fotógrafo: Matheus Passos

totalCAD: Que outras atividades complementam a sua formação profissional?

Alessandra: Fiz mestrado em 2014 e estou constantemente participando de cursos, treinamentos e workshops de aperfeiçoamento.

totalCAD: O que considera mais prazeroso, fazer um projeto do zero ou uma reforma?

Alessandra: Fazer um projeto do zero é muito prazeroso, adoro criar algo do zero.

Mas fazer reforma é sempre muito desafiador, pois trabalhamos com diversas condicionantes e prioridades do cliente, e o resultado costuma ser muito surpreendente e impactante.

Nossa especialidade é fazer a transformação de ambientes de forma rápida, dentro do orçamento do nosso cliente e com soluções criativas, inovadoras e surpreendentes.

totalCAD: Onde você busca inspirações para os seus projetos?

Alessandra: Nossa inspiração vem da leitura que fazemos do programa de necessidades e do perfil do cliente. Hoje em dia nosso cliente nos procura com algumas referências de projetos que gostam e nos apresentam um estilo que mais se identificam.

Quando eles têm como referência um projeto nosso, flui ainda melhor! Reunimos várias referências do cliente com o nosso repertório e a nossa linguagem projetual, e assim criamos uma proposta de conceito e estilo personalizada para aquele projeto.

Um projeto nunca é igual ao outro, pois nos inspiramos sempre no usuário do espaço, no morador da casa. Ele é o protagonista do projeto e nos direciona nas inspirações projetuais.

totalCAD: Qual o processo criativo dos seus projetos? Como o cliente influencia na arquitetura?

Alessandra: O processo criativo do projeto tem algumas etapas. Primeiro reunimos as referências do nosso cliente com um programa de necessidades bem detalhado que ele nos fornece. Discutimos muito a funcionalidade e o conceito estético pretendido para os espaços.

Com essas informações definidas, primeiro criamos a planta de layout para os ambientes, na qual ficam resolvidas questões técnicas e funcionais. Depois criamos a proposta volumétrica e estética da arquitetura dos espaços, apresentada em imagens 3D.

O cliente influencia e participa diretamente de todo o processo, apresentando suas expectativas, desejos e necessidades em cada uma dessas etapas. Como já falamos anteriormente, o cliente é o protagonista e dá as coordenadas do projeto.

Nós reunimos todas as referências e anseios dele e transformamos em um projeto com a nossa marca.

totalCAD: Como faz para conciliar a opinião do cliente com os conceitos da arquitetura?

Alessandra: Nós sempre trabalhamos em cima de um briefing que é feito no início do projeto, onde o cliente nos passa suas necessidades, expectativas e um budget (orçamento estimado do projeto).

A partir dessas informações, conduzimos o projeto e todas as decisões são tomadas com base nessas informações iniciais.

O cliente muitas vezes quer ter no projeto soluções que não se encaixam nesse briefing, e nesse sentido orientamos e adequamos o projeto para que ele atenda todas as expectativas iniciais. Por exemplo, existem casos em que o cliente gostaria de colocar um determinado material ou móvel que não se encaixa no orçamento.

Orientamos o cliente sobre a relevância daquela escolha e sempre propomos soluções alternativas, que tenham um efeito parecido em um valor inferior, e nisso está a criatividade nas nossas soluções.

totalCAD: Um projeto renderizado conquista mais os clientes?

Alessandra: Com certeza, uma imagem renderizada é o que podemos apresentar de mais palpável e próximo da realidade para o nosso cliente.

Eles ficam encantados quando mostramos as imagens renderizadas. Passa confiança e credibilidade ao trabalho do arquiteto.

Fotógrafo: Matheus Passos

totalCAD: Nos fale um pouco sobre o projeto que você tem mais orgulho!

Alessandra: O projeto que eu sinto mais orgulho foi do meu apartamento e aconteceu muito por acaso.

Já faziam 3 anos que morava em um apartamento pequeno, que não atendia às necessidades da minha família, pois quando entramos no imóvel tínhamos a intenção de fazer um investimento mínimo e depois ir mobiliando com mais tempo.

Com a chegada da minha filha Maya senti necessidade de mais armários, faltava espaço para uma rotina confortável, sentíamos necessidade de uma reestruturação total de casa. Eu tinha duas opções: mudar de apartamento ou encarar uma reforma. Então decidimos fazer a reforma e planejar todos os ambientes de acordo com a nossas necessidades.

Foi um projeto feito devagar, aos poucos, com muitas alterações, dúvidas. Como é difícil projetar para si mesmo! Depois de alguns meses o projeto ficou pronto e executamos a reforma.

O conceito partia de uma pegada industrial com tudo que eu e meu marido gostamos: muita madeira, cimento queimado, tijolinho, e estrutura metálica.

O apartamento ficou irreconhecível e o resultado foi surpreendente e teve uma repercussão que não esperávamos. Além do apartamento ter ficado lindo, conseguimos nos conectar com muitas famílias que também moram em apartamentos pequenos e não conseguem organizar o espaço para as suas necessidades.

Foi um projeto que se tornou uma referência e uma inspiração para várias pessoas e nos trouxe vários projetos de reforma.

Fotógrafo: Matheus Passos

Leia Também:

Fotógrafo: Matheus Passos
Fotógrafo: Matheus Passos
Fotógrafo: Matheus Passos

Faça projetos fantásticos como a Alessandra Izelli usando o SketchUp 2019. Aproveite os 30 dias de teste grátis e faça suas modelagens 3D ainda mais profissionais.

 


Leia Também:

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This