Os Grandes Mitos do SketchUp – Cap. 3 –

Rate this post

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


O SketchUp não permite uma apresentação adequada dos projetos em papel

A apresentação dos projetos em papel é um aspecto muito importante na sua profissão. Com efeito, a forma como apresenta os seus trabalhos aos seus clientes e ao responsável pela colocação em prática do seu projeto, será crucial para o seu sucesso como profissional. Neste pequeno artigo exclusivo da Ibercad, distribuidor oficial do SketchUp em Portugal, explicamos-lhe como o SketchUp Pro pode ser útil nesse importante aspecto do seu trabalho.

apresentação dos projetos

Por:Alexandre Aguiar Ribeiro
Fonte: ibercad.pt distribuidor oficial do SketchUp em Portugal
Para mais informações acesse:https://www.ibercad.pt/

Ainda nos tempos que o SketchUp pertencia à Google, foi lançado SketchUp Pro 6 que tinha como grande novidade uma nova ferramenta de produção de ficheiros de apresentação dos projetos 2D realizados no SketchUp chamada LAYOUT. Esta ferramenta comunga da mesma facilidade de uso das ferramentas do SketchUp e não está disponível nem no SketchUp Make, nem no SketchUp Free

Configuração inicial

A ferramenta LAYOUT não difere muito da utilização de layout´s de impressão de outros programas CAD como o ZWCAD ou o DRAFTCAD e o processo inicia-se justamente pela configuração inicial das folhas de impressão, formato, orientação da folha, entre muitos outros detalhes. Este processo, simples, é, no entanto, crucial para tudo o que vem a seguir. Neste pequeno vídeo explicamos-lhe tudo.

Criar modelos de folha de impressão no SketchUp

Feita a configuração inicial, estamos a postos para criarmos os nossos próprios modelos de folha para apresentação dos projetos. Esta é uma situação muito importante porque é na forma como paginamos as folhas, introduzimos o nosso rótulo, logótipo e demais informação que compõe as nossas folhas de apresentação dos projetos que vamos colocar a nossa imagem corporativa. Mais à frente, neste mesmo post, vamos explicar-lhe como poderá aproveitar as suas folhas pré-configuradas no seu Software CAD compatível com o formato .DWG se isso tornar o seu trabalho mais cômodo. Para já, explicamos neste vídeo o processo conforme é realizado na ferramenta LAYOUT.

Colocar o nosso trabalho nas folhas de impressão à escala e com o aspecto desejado

A introdução da escala de apresentação dos seus projetos e o enquadramento de cada um dos desenhos é fundamental na apresentação do seu projeto. Até aqui, tudo o que lhe mostramos não introduz grandes novidades relativamente a outros programas CAD, mas neste tutorial já lhe apresentamos algo muito diferente que vai acrescentar qualidade às apresentações dos seus trabalhos, nomeadamente com a possibilidade de apresentar o mesmo desenho com vários estilos de desenho, a começar como desenhos técnicos puros, passando a  desenhos com utilização de materiais, representação a simular desenho manual, com papel texturado, entre muitas outras situações praticamente exclusivas do SketchUp.

Cotar os desenhos

Se o seu objetivo é apresentar os desenhos técnicos, com certeza que vai querer apresentar os desenhos cotados. Neste vídeo explicamos-lhe como cotar os seus desenhos e também explicamos o funcionamento das cotagens no Layout do SketchUp, bastante útil na hora de mudar a escala ou a localização dos desenhos, uma vez que as cotagens acompanham todas e quaisquer alterações ao formato do seu trabalho, ajustando-se automaticamente a essas  novas situações.

Exportar as folhas para o formato .DWG

Tendo o seu trabalho executado no SketchUp, poderá haver a necessidade de abrir o ficheiro noutro programa para, por exemplo, criar ficheiros no formato DWF ou DWFx e inserir a assinatura digital neste tipo de formatos. É aqui que entra a possibilidade de exportar as suas folhas de impressão para o formato .DWG. Veja como neste tutorial.

Importar layouts de ficheiros no formato .DWG

Depois de no lançamento do SketchUp 2017 ter surgido a possibilidade de exportar ficheiros no formato DWG, o SketchUp 2018 trouxe como novidade a possibilidade de importar layouts provenientes de ficheiros no formato .DWG. Esta possibilidade tornou muito mais versátil a migração a partir de ficheiros deste tipos e a migração por parte de utilizadores que já têm muito trabalho de configuração de folhas de impressão executado neste tipo de programas, com a possibilidade de importarem os seus rótulos, os seus logótipos, as suas legendas, em suma, tudo aquilo que já tinham reunido durante anos. Veja como é simples migrar os seus dados de um ficheiro no formato .DWG.

apresentação dos projetos

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This