Arquitetura Hospitalar: A arquiteta mineira Fernanda Salim conta os desafios ao projetar para o mercado da saúde.

Rate this post

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


Fernanda Salim, empreendedora de um escritório de arquitetura especializado no segmento hospitalar, nos conta como foi a sua trajetória neste ramo de projetos desafiadores. E também fala sobre a importância de ter um software original licenciado.

Acompanhe abaixo a íntegra dessa entrevista.

totalCAD: Onde buscou conhecimentos para dar início a sua profissão?

Fernanda: Iniciei os estudos na área de administração de empresa. Uma amiga já fazia design de interiores e me apaixonei por esta área então troquei o curso.  Trabalhei como decoradora muitos anos e depois percebi que precisava me aperfeiçoar logo me matriculei no curso de arquitetura e urbanismo.


UTI- Casa de Saúde União

Aos poucos direcionei meus atendimentos para área de saúde com intuito de ajudar um número maior de pessoas. Me especializei em estabelecimentos assistenciais de saúde- EAS visando aprimorar meus conhecimentos nesta área, hoje faço outra pós-graduação na área de arquitetura hospitalar.

Uma área muito técnica e em constante inovação tecnológica necessita de estarmos sempre buscando novos conhecimentos para atender a demanda dos nossos clientes.

totalCAD: Arquitetura hospitalar requer muitas exigências e segurança, quais os cuidados necessários para criar um projeto para um hospital e clínica?

Fernanda: Para idealização de um perfeito projeto de arquitetura hospitalar e também de estabelecimentos especiais de saúde de um modo geral precisamos ter um vasto conhecimento das leis, decretos e resoluções que regem estes estabelecimentos tão complexos.

A escolha de materiais de acabamentos é uma etapa muito importante na hora do detalhamento do projeto pois proporcionam ao usuário uma maior segurança.

O uso correto de materiais próprios para edificação hospitalar pode contribuir diretamente com a diminuição da infecção hospitalar, haja visto que estes minimizam a propagação dos microrganismos e possuem ação antimicrobiana.

O uso de pisos adequados como a manta vinílica e porcelanato com acabamento antiderrapante diminuem o risco de acidentes dentro dos ambientes, assim como o mobiliário deve ser projetado levando em consideração ergonomia e quinas arredondadas.

totalCAD: Quais os critérios para elaborar a disposição dos elementos do hospital, pensando no paciente?

Fernanda: A definição do programa de necessidades e o conhecimento das exigências normativas tanto municipais, estaduais e federais onde o estabelecimento será implantado fazem parte das premissas do projeto.

Criar ambientes que possam contribuir para a cura e facilitar o trabalho da equipe clínica e também dos colaboradores. Visando o princípio do design universal, com a aplicação da NBR9050 é fundamental neste tipo de edificação, definindo áreas para a circulação de pacientes, corredores, larguras de portas e inclinação de rampa.


UTI- Casa de Saúde União

totalCAD: Quais softwares você utiliza para conseguir adequar todos os requisitos?

Fernanda: Logo após o briefing e fechamento de contrato inicia-se a fase do anteprojeto; a equipe responsável realiza o levantamento de medidas na obra e é passado para o Autocad, então definimos o layout do empreendimento.

Estudamos diversas referências e sempre pensamos no melhor para o usuário, realizamos assim, a elaboração do projeto 3d no Sketchup; são feitas diversas vistas para o cliente conseguir visualizar todo o ambiente e após apresentação e aprovação, passamos para a etapa que emana mais tempo e atenção que é o projeto executivo elaborado no Autocad® e também detalhes no Sketchup.


Fachada Santa Casa de Caridade de Formiga

totalCAD: Teria alguma dica para quem quer seguir no ramo de arquitetura hospitalar?

Fernanda: A arquitetura hospitalar é uma das especialidades mais complexas em termos de edificação, pois exige análise rigorosa de toda a estrutura, planejamento das instalações elétrica, hidráulica e sanitária.

É uma carreira que permite o aprendizado diário, e grandes desafios. Olhando para o lado acadêmico, é necessário a formação em arquitetura e urbanismo juntamente com especialização na área hospitalar, tanto em EAS (Estabelecimentos Assistenciais de Saúde) quanto em arquitetura hospitalar, dependendo do nicho que o profissional deseja entrar. 

totalCAD: O que SketchUp licenciado proporcionou na sua vida profissional?

Fernanda: Tornou a apresentação dos projetos mais fácil e mais real. Poder tirar nossa ideia do papel e dar vida ao que os clientes imaginaram é fantástico e só por meio da simulação de um ambiente nós conseguimos, e consequentemente damos força e presença aos nossos projetos. 


Fachada TechneCare Engenharia Clínica

totalCAD: O que SketchUp licenciado proporcionou na sua vida profissional? Qual a importância de ter o serviço associado ao seu pacote de licenças?

Fernanda: Mais segurança para o uso do programa, mais estabilidade por ser um produto licenciado e contar com a ajuda do suporte quando necessário.


Consultório de Cardiologia


Conheça um pouco mais, Arquiteta Fernanda Salim

Arquiteta mineira proprietária do escritório Foco Saúde Arquitetura sediado na Av. Olegário Maciel, 143 sala 201. Caratinga-MG.
Instagram:@focosaudearq E-mail: contato@focosaudearquitetura.com e (33) 3321-6514 ou (33) 99117-9695

 

 

Leia Também:

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This