O cartão de visitas é considerado, há muito tempo, um elemento fundamental para estabelecer novos e bons contatos profissionais, assim como passar uma primeira impressão melhor aos seus potenciais clientes, uma vez que isso dá a você um ar mais profissional.
Quando falamos nisso, logo vêm à cabeça aqueles cartõezinhos que cabem na carteira, no bolso, em qualquer lugar e contêm apenas informações de contato e informações básicas do seu trabalho?
Se foi isso que veio à sua mente, está na hora de mudar o seu conceito de cartão de visitas, se realmente quiser passar uma boa impressão aos seus clientes e potenciais clientes.
Afinal, o mundo e o mercado mudaram de uns tempos para cá, não é mesmo? Por isso, continue a sua leitura e confira agora como é um bom cartão de visitas para um arquiteto e a real importância da primeira impressão que ele é capaz de passar!
Qual é a importância do cartão de visitas?
Os cartões de visitas são uma das melhores formas de fazer o marketing do seu negócio, atraindo os clientes num nível mais pessoal. Ele convida a outra pessoa a fazer contato com você e te encontrar de maneira mais fácil.
Eles te ajudam a apresentar uma boa imagem de si mesmo e de seu trabalho, assim como ajudam a melhorar a primeira impressão que os outros têm de você.
Isso porque, quando o profissional oferece o seu cartão a um cliente ou possível parceiro comercial, eles se sentem mais próximos, já que o cartão é entregue diretamente em suas mãos, diferente de um anúncio no jornal, de um flyer ou de um outdoor.
É interessante saber que as pessoas têm o costume de guardá-los simplesmente porque eles têm um visual bonito. Pense só em seu cartão de visitas passeando pela carteira de seus prospects, sendo frequentemente vistos. De quem você acha que seus clientes em potencial ou clientes atuais vão se lembrar quando precisarem de um arquiteto? De você!
Que tal sair um pouco do lugar comum?
O mercado mudou, o consumidor mudou sua forma de adquirir produtos e serviços, a tecnologia sofreu um grande avanço nos últimos anos e, com isso, é importante acompanhar essas mudanças e adotar uma nova e mais eficiente abordagem de seus clientes.
Esse é o momento de sair do lugar comum e inovar! Utilizar sua criatividade, uma das características mais marcantes do profissional de arquitetura, como uma aliada para se destacar no mercado!
Quanto melhor, mais caprichado e mais interessante for o seu cartão de visitas, mais ele conseguirá despertar o interesse do seu cliente e mais você será lembrado. Mas, afinal, como sair do lugar-comum?
Como inovar no seu cartão de visitas de arquiteto?
É importante que ele, além de conter suas informações de contato e o site onde você expõe seu portfólio, tenha um bom design, que o ajude a se destacar dos demais, dê credibilidade a você e à sua empresa e ainda reflita sua marca pessoal.
Não basta que o cartão de visitas seja apenas bonito, ele tem que ser eficiente. Escolher um visual que não reflita o que você faz pode impactar negativamente o seu negócio.
Por isso, é muito interessante contar com recursos adicionais para causar uma primeira impressão positiva ainda melhor. Isso significa que o cartão de visitas em si não é tudo, outros pontos merecem sua atenção de forma a contribuir com uma melhor imagem sobre você.
Como fazer cartões de visitas?
Esse trabalho pode ficar com uma empresa especializada em design. Ou, então, faça aquilo que faz de melhor: use sua criatividade! Se escolher fazer por conta própria — o que pode ser melhor, já que às vezes outras pessoas podem não entender exatamente o que você tem em mente e criar algo diferente do esperado —, existem alguns recursos que podem te ajudar nessa tarefa!
O CorelDraw, por exemplo – um software que certamente você, arquiteto, domina – é uma excelente opção para você criar seus cartões de visita, garantindo um resultado final excelente, inclusive na impressão.
Ferramentas como o FreePDFCards e o Page Plus SE também podem ser utilizadas para criá-los. O primeiro permite que essa criação seja feita de maneira rápida e fácil, oferece dez campos de informações diferentes e salva o arquivo em PDF para você imprimir quando quiser. Já o Page Plus SE é uma ferramenta mais profissional voltada à criação de materiais de comunicação.
Quais são os recursos adicionais ideais para causar uma boa primeira impressão?
A recepção do seu escritório de arquitetura, por exemplo, é outra forma de cartão de visita. Muitas vezes é nela que ocorre o seu primeiro contato com o cliente. Você não vai querer passar uma má impressão logo nesse primeiro momento, certo?
Por isso, invista numa recepção bonita, limpa, organizada, bem iluminada e que proporcione conforto aos seus visitantes. Afinal, muitas vezes ela também é a sala de espera, e é importante que seja agradável para todos.
A fim de melhorar sua imagem como profissional e encantar o cliente ou prospect logo no primeiro contato, na primeira reunião, conte também com ferramentas que ofereçam uma melhor demonstração do seu trabalho e do seu potencial. O SketchUp, por exemplo, é a ferramenta perfeita para isso!
O SketchUp é um aplicativo disponível em sistemas Android e iOS, que te dá a possibilidade de orbitar em seu tablet ou celular. Você pode posicionar câmeras e utilizar o multitouch com o objetivo de ter uma visão ao redor, lateral, mais próxima ou mais afastada dos seus modelos, vê-los em 3D, criar e tocar animações de voo detalhadíssimas dos seus projetos, esteja onde estiver — em um café, em seu escritório ou no do cliente, por exemplo.
Superfácil de usar e ágil para desenvolver um conceito, o aplicativo vai modelando a ideia ao mesmo momento em que o cliente vai passando suas necessidades e desejos, permitindo um entendimento muito mais claro dos objetivos dele e garantindo sua satisfação!
Inclusive, o aplicativo permite se conectar ao Google Drive, ao Dropbox, à 3D Warehouse ou mesmo à caixa de entrada de seu e-mail para visualizar projetos salvos em nuvem, poupando espaço na memória do seu dispositivo e deixando seus projetos mais seguros.
Você também pode salvar os trabalhos e visualizá-los mesmo quando estiver off-line, então não se preocupe se um dia você tiver uma apresentação importante e não tiver conexão com a internet.
Imagine só você mostrando animações 3D de seus projetos para um possível cliente logo quando entrega a ele um cartão de visitas bem desenvolvido! Com uma apresentação de projeto dessas, suas chances de causar não só uma boa, mas uma excelente primeira impressão são incrivelmente maiores! Por isso, muitas vezes, o SketchUp é o próprio cartão de visitas do arquiteto.
Conquistar novos clientes pode ser um tanto desafiante às vezes, mas essa tarefa pode se tornar bem mais simples e eficaz se você estiver munido das ferramentas certas. E então, como costuma ser o seu cartão de visita? Deixe o seu comentário logo abaixo!