Renders de tirar o fôlego. Imagens que encantam, de lugares que ainda estão para existir! A Tati é nossa parceira convidada a falar um pouco mais sobre o seu trabalho como Designer de Interiores, encantando seus clientes e admiradores com suas imagens super realistas!
Conheça Tati!
Sou a Tati, Designer de Interiores e Comunicóloga Visual, à frente do meu escritório de interiores: TAG Interiores. Um escritório focado principalmente em projetos residenciais, justamente por nossa missão: melhorar a vida das pessoas através da transformação dos ambientes.
Sempre criativa e dedicada em tudo o que faço, minha busca por conhecimentos é incessante! Já ministrei curso de qualificação na Universidade Feevale/RS, possuo atualmente um curso online sobre renderização, o MÉTODO TAG, e entendo que compartilhar conhecimentos faz parte do meu propósito!
Desde 2019, já ensinei mais de 270 alunos a criarem imagens extremamente realistas e, com isso, impulsionar sua carreira.
Além de criar projetos lindos e de ensinar meus alunos a fazerem o mesmo, sei como é importante ter vida além do trabalho. Isso, para mim, é sucesso: ter equilíbrio em todos os aspectos da vida. Por isso, faço atividade física diariamente – canso o corpo e descanso a mente. Isso me auxilia a gerir melhor meu escritório, meus colaboradores, meus projetos e meu curso.
Como começou sua jornada 3D?
Minha jornada no 3D começou muito cedo. Ainda na faculdade percebi como uma imagem bem feita fazia a diferença. Como ela podia mostrar de fato o ambiente em detalhes. Por isso, desde os primeiros semestres da faculdade, fui buscando conhecimento na área da renderização. Conforme aprendia, aplicava. Dessa forma, minha apresentação de projetos nas aulas era sempre renderizada, com o melhor que eu havia aprendido até então.
Isso chamou a atenção de colegas e professores, até que comecei a me destacar. Por isso e pelo fato de ter muita facilidade de aprender e repassar conhecimento, também dei aulas particulares para meus colegas dos mais diversos softwares. Entre eles o Sketchup e o V-Ray – minhas duas paixões.
A vida foi acontecendo, me aprimorei, dei muitas aulas particulares e me formei como Designer de interiores. Mas só entendi que eu realmente tinha escolhido a profissão certa 6 meses após a formatura, quando apresentei o primeiro projeto 3D para meu primeiro cliente (claro que com imagens renderizadas e o melhor que eu sabia fazer) e ele aprovou tudo de primeira. Nesse momento entendi o poder de uma imagem realista e como, de fato, ela ajuda o cliente a se sentir dentro do espaço projetado!
Qual é a sua principal inspiração para suas criações?
A inspiração vem de vários lugares. Em primeiro lugar, das referências e inspirações que o cliente mesmo traz para nós. Depois, sempre procuramos referências no Pinterest e Instagram. Além disso, tudo é inspiração: às vezes a ideia da paleta de cores para um projeto não vem de outro projeto, mas de um look, uma flor na rua, um carro.
Já para a criação de um render, minhas inspirações são sempre fotografias. Afinal, meu objetivo é fazer com que meu render pareça cada vez mais uma fotografia. Então observo a iluminação, os objetos, a cena, os ângulos, para tirar o melhor dos meus projetos.
Durante o processo de criação, o que se torna mais desafiador para você?
Para mim, desenvolver projetos de casas completas é sempre mais desafiador, já que a casa como um todo precisa ter uma coerência visual, mas cada ambiente tem sua finalidade, seu usuário, suas características diferentes.
Fale um pouco sobre um projeto que marcou muito a sua vida profissional até o momento
Difícil escolher um projeto só. Todos foram muito marcantes em um ou dois sentidos. Mas creio que o que mais me marcou até aqui foi aquele primeiro, onde vi sentido na formação que fiz, onde meu coração começou a pulsar mais forte por interiores e ainda não parou.
Suas renderizações são de ótima qualidade, conte um pouco sobre como você refina seus projetos
Creio que o principal fator para uma renderização de extrema qualidade, como os meus renders, é a observação. Parece algo simples, mas faz toda a diferença: observar como um material se comporta na luz, como ele reflete, como as coisas acontecem na vida real, como uma foto profissional de um ambiente é e o que compõe ela. Tudo isso refina meu olhar e me garante um melhor resultado na renderização, dia após dia.
Você usa uma variedade de materiais interessantes em suas renderizações. Você tem um favorito para trabalhar?
Eu gosto muito da combinação de cor clara/branco + amadeirado + dourado. Acho que fica elegante, refinado e a maioria dos meus clientes também ama!
Quais são as etapas envolvidas na criação da iluminação para o render perfeito?
O principal fator é entender a hierarquia da iluminação. Não basta apenas colocar a iluminação de qualquer jeito e esperar um resultado realistas.
A hierarquia funciona da seguinte forma:
- Advanced Camera Parameters – a exposição. Serve para definir a claridade da cena
- Iluminação artificial – Dome Light ou SunLight (apenas um deles, e não ambos). Serve para criar a luz do sol e o background da cena.
- Iluminação de apoio – Serve para intensificar a claridade e a iluminação natural através de retângulos de luz estrategicamente posicionados (com intensidades baixíssimas)
- Iluminação artificial – Só deve ser configurada após todas as outras configurações. É a cereja do bolo, e não o bolo em si.
Como você espera que o V-Ray 6 influencie seu fluxo de trabalho?
Espero que ele otimize ainda mais meu tempo e fluxo de trabalho, permitindo renders mais rápidos e me dando mais possibilidades nas bibliotecas de materiais e blocos 3D.
Quais recursos no V-Ray você usa comumente na criação de cenas?
De forma geral, as configurações de materiais, de iluminação e de câmera/render final. Tudo isso visando deixar o render extremamente realista.
Tem alguma dica para passar para todas as pessoas que querem começar a renderizar imagens de qualidade?
A prática supera a teoria. É importante buscar conhecimento, mas mais importante é praticar, dia após dia.
Sua vez de testar tudo o que o V-Ray e o SketchUp tem a oferecer! Ente em contato conosco cllicando aqui!
Leia Mais!
- Mais controle, mais opções, mais ferramentas no iPad
- Google Earth no Spatial Manager
- SketchUp 2023: interoperabilidade flexível para o seu fluxo de trabalho
- Dimensionamento fácil no BIM para todos
- Preservando a história da arquitetura com gêmeos digitais então dessa forma então dessa forma
- Aproveitando a Chaos Cloud para undecilhão de variações então dessa forma então dessa forma
- Case de Sucesso: Combinando estilo e sustentabilidade usando Sefaira então dessa forma
- 7 dicas para melhorar a sua renderização no Enscape então dessa forma
- Modelagem facilitada no CAD 3D! então dessa forma então dessa forma