Case de Sucesso: Veja como o Engenheiro Roberto Krieger utiliza o ARCHLine BIM em seus projetos.

5/5 - (1 vote)

Do nanquim ao universo BIM….

No post de hoje contamos a história de Roberto Krieger, cliente totalCAD,  especialista em engenharia de segurança do trabalho e em engenharia clínica sobre soluções BIM.

Krieger é nascido em Blumenau/SC e atuante no mercado de engenharia elétrica desde 1982. Participou de grandes projetos, como a implantação de um dos maiores parques temáticos da américa latina, o Beto Carreiro World.  Como nosso Case de Sucesso, Krieger nos conta um pouco sobre sua trajetória profissional e como a utilização do BIM impactou em seu processo de projetos.

Acompanhe na íntegra esse bate-papo!

totalCAD: Você comentou que atua no ramo desde 1982, poderia contar um pouco mais sobre sua trajetória?

Krieger: Nesses 39 anos de atividade profissional atuei em diversas empresas como engenheiro eletricista, iniciando no ramo de fabricação artesanal de cristais e, por 17 anos participei da implantação do parque Beto Carrero World, de 1991 a 2008. Desde 2010 a minha atuação é preponderantemente na área hospitalar. Paralelamente às atividades profissionais em empresas, mantenho meu escritório de Engenharia (Krieger Engenharia e Arquitetura) desde 1984.

No início os projetos ainda eram desenvolvidos em papel vegetal, utilizando aquelas canetas de nanquim, com diversas espessuras, para transformar ideias em obras! Iniciei com aplicativo CAD em 1991, utilizando sistema operacional DOS!!!!
Com o avanço da tecnologia, soluções CAD foram criadas para automatizar muitas das tarefas que antes fazíamos à mão e o ZWCAD foi uma das soluções que avançamos.

totalCAD: Conta um pouco para gente como é o seu dia a dia de projetos?

Krieger: Bom, as minhas atividades na área da engenharia compreendem, além do desenvolvimento de projetos, serviços de consultoria, inspeção e certificação de instalações elétricas em baixa tensão e análise de qualidade de energia elétrica. Especificamente na área de projetos, a área de engenharia elétrica não é o carro chefe dos projetos, pois sempre vem precedido de um projeto de arquitetura. A partir desse projeto de arquitetura procuro identificar as necessidades de cada ambiente e/ou setor e, sempre que necessário consultar o usuário final da instalação a fim de proporcionar segurança, conforto e confiabilidade.

Esse estudo é realizado no âmbito da instalação elétrica, telecomunicações, segurança patrimonial e contra incêndio, entre outras.

É extremamente importante a consciência de cada profissional da área de engenharia saber avaliar as particularidades e a complexidade de cada tipo de projeto e, de forma profissional e consciente, não se arriscar e se aventurar em atividades que não são de seu conhecimento e domínio.

Como exemplo, vou citar apenas o projeto de um estabelecimento assistencial de saúde, que possui características peculiares e de extrema complexidade. Não se pode, e nem se deve desenvolver o projeto de um hospital da mesma maneira que se desenvolve um projeto de uma loja comercial ou uma indústria. Além disso, para que um projeto atinja o seu objetivo principal é essencial que haja a integração entre as diversas modalidades da engenharia, harmonizadas com o projeto de arquitetura e/ou indicando necessidades de ajustes para atender todas as demandas técnicas e de segurança essenciais ao bom funcionamento do empreendimento.


totalCAD: Como você sabe, o assunto BIM, tem sido discutido muito no mercado de engenharia e projetos em geral. Como você enxerga a aplicabilidade dessa solução no mercado brasileiro?

Krieger: A aplicação do BIM em projetos de qualquer modalidade representa um passo gigante em busca de melhor qualidade nas obras, com melhor aplicação dos espaços e redução de custos de construção e instalação. À primeira vista pode parecer uma solução que está fora da realidade no mercado brasileiro, porém basta acompanhar algumas obras para identificar algumas limitações de projetos, a necessidade de refazer e ajustar instalações por não ter havido uma compatibilização efetiva e realística do projeto como um todo, envolvendo todas as modalidades da arquitetura e engenharia presentes numa obra.

No meu ponto de vista ainda estamos “engatinhando” no uso dessa tecnologia, mas é de fundamental importância que todos os profissionais que atuem na área de projetos comecem a pensar seriamente em adotar essa modalidade.

Pensando nisso, a totalCAD trouxe para o mercado em 2020, uma solução BIM que proporcionasse uma maior itegrabilidade entre as áreas, um software com interface amigável tanto para quem tem origem 2D e 3D.” A minha primeira experiência em BIM é com o Archline” diz Krieger.

totalCAD: Na sua opinião, o que torna uma solução BIM um benefício para o cliente?

Krieger: O maior benefício para o cliente quando o projeto é desenvolvido numa solução BIM é permitir a visualização real de como ficará a obra que ele está contratando. Permitirá realizar ajustes ainda no desenvolvimento do projeto, sem necessidade de demolir, refazer ou acrescentar elementos durante a execução da obra. É evidente que este cenário será possível mediante a utilização adequada e muito bem parametrizada de todos os elementos que compõem o projeto.

Quanto maior for o detalhamento, melhor será o resultado para o cliente final, reproduzindo com extrema fidelidade aquilo que será construído. Por exemplo, para ficar apenas na minha modalidade de engenharia, com um detalhamento amplo o cliente poderá avaliar qual é o melhor modelo de acabamentos a utilizar nas instalações elétricas, tais como interruptores e tomadas. Várias simulações poderão ser apresentadas antes da efetivação da instalação. Com isso haverá uma redução de custos e prazo de finalização.


totalCAD: Qual foi sua maior motivação em trabalhar com Archline?

Krieger: Adquirir um programa BIM foi motivado pela necessidade de evoluir e atender uma tendência irreversível das atividades de arquitetura e engenharia. Há algum tempo pensava em começar a aprender essa tecnologia, mas sempre esbarrava em barreiras do tipo: “Como vou aprender a usar esse programa?” “Um software BIM, o mais conhecido e difundido, tinha preços incompatíveis com a minha atividade e necessidade profissional!” Até o dia que conheci o Archline, através de um Webinar, mostrando a versão LT (que atende às minhas necessidades).

Desse dia até a data de aquisição passaram menos de 30 dias e, sem nunca ter utilizado um programa desse tipo, obtive todo o apoio e suporte da equipe TotalCAD, com apoio online, vídeo chamadas, envio de alguns tutoriais e orientações sempre que solicitado. Um outro fato decisivo para adquirir o Archline foi no dia em que um cliente solicitou o orçamento de projeto de um pequeno centro cirúrgico e definiu que o projeto teria que ser compatível com a plataforma BIM!!!”

totalCAD: Como foi o primeiro projeto que você realizou no ARCHLine?

Krieger: Minha atividade não é na área de arquitetura, portanto não sou um “criador” de projetos! Mas, por incrível que pareça, o meu primeiro projeto utilizando o ARCHLine, foi o desenvolvimento de uma estrutura para instalação de equipamentos numa instalação hospitalar. Tínhamos limitação de espaço para distribuir os diversos equipamentos numa área técnica e a dificuldade para entender o modelo de estrutura num desenho 2D me levou a criar essa estrutura utilizando o ARCHLine.

Posteriormente desenvolvi o de uma subestação de energia elétrica para que o cliente pudesse ter uma visualização próxima da realidade de como ficaria a fachada da sua edificação. Ainda tenho muito o que aprender na utilização do ARCHLine!

totalCAD: Durante esse tempo como foi a adaptação com o software e utilização? Achou difícil?

Krieger: Ainda estou me adaptando ao uso do Archline. Apesar de ser um software bastante intuitivo e de fácil aprendizado, existem muitos atalhos e detalhes, principalmente de configuração e criação de uma biblioteca própria que demanda tempo de estudo e aprendizado.


totalCAD: Então você considera o ARCHLine um software de fácil aprendizado?

 Krieger: Sim, o Archline é um software de fácil aprendizado, por ser bastante intuitivo. Alguns aspectos que contribuem consideravelmente para tornar o aprendizado tranquilo:

  1. O excelente suporte oferecido pela TotalCAD, com disponibilização de curso básico, fácil acesso aos profissionais do suporte para esclarecimento de dúvidas, inclusive com realização de suporte on line através de aplicativo específico ou vídeo conferência;

  2. A possibilidade de importar blocos e projetos de outros formatos BIM para utilizá-los no Archline;

A interação entre o Archline e outros softwares, como por exemplo o Sketchup, permitindo a importação e exportação de projetos e blocos. Sabemos que esta é uma funcionalidade que outros softwares BIM não possuem ou não permitem a execução com a simplicidade e facilidade que o Archline permite.

totalCAD: Até o momento, para você, qual a maior vantagem de se utilizar BIM?

Krieger: A maior vantagem de utilizar o BIM é permitir a visualização em tempo real da criação de um novo projeto, permitir a realização efetiva de compatibilização entre as diversas modalidades de engenharia com a arquitetura, reduzindo a necessidade de ajustes e adequações durante a execução da obra, permitir a listagem completa e detalhada dos materiais que serão utilizados na execução da obra e até realizar o gerenciamento futuro de manutenções preventivas e preditivas.”

totalCAD: Sabemos que você trabalha também com o ZWCAD, por que utilizar o ARCHLine como solução BIM ?

Krieger: O uso do ZWCAD é destinado a desenvolver os projetos executivos da forma tradicional! Usar o Archline está associado à evolução na apresentação de projetos, que é uma tendência cada vez mais presente neste tipo de trabalho. Utilizar o ZWCAD como base para o desenvolvimento dos projetos na solução BIM, no caso o Archline, permite uma rápida e fácil transformação de um projeto 2D em 3D. Ainda não estou nesta fase, pois estou dando os primeiros passos na utilização do Archline.

totalCAD: E como foi para você realizar essa integração do ZWCAD com o ARCHLine?

Krieger: A integração do ZWCAD com o Archline, neste período de aprendizagem está ocorrendo de uma maneira muito tranquila, pois o uso do Archline é bastante intuitivo e permite a evolução da criação do projeto em tempo real.


totalCAD: Poderia citar a Maior conquista/evolução utilizando o ARCHLine?

Krieger:  Para responder vou utilizar uma citação que gosto muito e sigo como exemplo em todas as minhas atividades. Além de ser bastante significativa, tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com o autor: “O pequeno obstáculo, você supera. O grande, você contorna. O segredo do sucesso na vida é a persistência” (João Batista Sérgio Murad – Beto Carrero). Em relação ao uso do Archline ainda estou na fase de transposição de obstáculos, mantendo a persistência!”


E aí? Gostou da história que o Roberto compartilhou conosco? Nós amamos tudo!

Parabéns Engº Roberto Krieger, a equipe totalCAD agradece a paticipação e deseja sucesso!

E você, já testou o ARCHLine? Que tal se inspirar no Roberto e baixar o software por 30 dias grátis?

Conte aqui  nos comentários o que achou desse post e se quiser aparecer em nossas redes sociais é só nos enviar uma mensagem.

Vejo vocês na próxima.


Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This