Na última versão do V-Ray Next para o 3ds Max, adicionamos a capacidade de renderizar efeitos volumétricos com a GPU V-Ray. E para nos ajudar a ver o que ele pode fazer na produção, pedimos ao nosso especialista em renderização de GPU residente, Tomasz Wyszolmirski, da Dabarti Studio para fazer um teste. Ficamos impressionados com os resultados.
A renderização de volume com GPU V-Ray está aqui, e você vai adorar. Ele traz um visual cinematográfico realista para suas fotos renderizadas pela GPU e se tornou instantaneamente um dos meus recursos favoritos. Com a chegada do V-Ray Next para o 3ds Max, beta 3, agora você tem capacidade de processar nevoeiro volumétrico e grades de volume simuladas.
Na Dabarti, nosso objetivo é obter as renderizações finais diretamente do buffer de quadros – sem usar nenhuma pós-produção ou gradação de cores fora do V-Ray. A renderização de volumes ajuda a tornar isso possível, e aqui estão alguns exemplos.
Fonte:https://www.chaosgroup.com/blog/
Por:Tomasz Wyszolmirski
VRayEnvironmentFog
Adicionando VRayEnvironmentFog pode melhorar instantaneamente a aparência da maioria das fotos. A iluminação irá se comportar de forma mais precisa – dando a você um visual nebuloso e realista – à medida que ela se espalha pela neblina e perde sua intensidade. Isso também afeta reflexões e refrações de uma maneira fisicamente correta.
Aqui estão alguns exemplos de nosso projeto Sal, Pimenta e Manjericão com renderizações do buffer de quadros. É um dos primeiros casos em que usamos neblina com a GPU V-Ray. O efeito é sutil, mas importante.
Teatro de insetos
No caso do Bugs Theater, o nevoeiro é muito mais forte. Eu estava mirando em um visual misterioso e sonhador, então todas as cenas foram montadas com neblina o tempo todo. Isso ajudou a encontrar um bom equilíbrio entre as luzes, e criou fundos interessantes para os minúsculos insetos.
Além dos exemplos acima, há um grande número de fotos que podem se beneficiar da adição de neblina. Encorajo-vos a experimentá-lo. Pode ser uma ferramenta útil para qualquer projeto criativo.
Sem volume
Com volume
Grade de volume e Phoenix FD
Agora que a GPU V-Ray suporta o Volume Grid, você pode renderizar dados volumétricos a partir de três formatos diferentes:
- OpenVDB (.vdb) – Suportado por Houdini®, FumeFX® e RealFlow®
- Field3D (.f3d) – Suportado por FumeFX® e Maya® (usando plugins de terceiros)
- PhoenixFD (.aur) – Phoenix FD®
Isto dá-lhe várias opções para gerar fumaça e fogo, mas o meu favorito é a capacidade de simular rapidamente e renderizar as grades do Phoenix FD. Você pode realmente renderizar o volume na GPU enquanto o Phoenix FD está ocupado simulando na CPU! Aqui está o vídeo:
Para experimentar mais com grades de volume, criamos duas cenas abaixo. Eu já sei que vamos usar volumes constantemente em produção. Divirta-se jogando e obrigado pela leitura.