Como usar o AI Render no ARCHLine.XP

Rate this post

Descubra como usar o AI Render, o novo recurso do ARCHLine.XP que permite que você crie visualizações rápidas e impressionantes em vários estilos.

Você pode usá-lo até mesmo nos estágios iniciais do projeto. Essas imagens inspiram e orientam o desenvolvimento visual. Em apenas segundos, você renderiza uma mesma visualização em vários estilos, o que facilita a tomada de decisões de projeto. Depois de escolher o estilo, você refina o modelo com as ferramentas usuais.

Etapas para visualização usando o ARCHLine.XP AI Render:

Como primeira etapa, criei o modelo 3D. Salvei diferentes visualizações, assim como fazemos em visualizações comuns. Em seguida, selecionei a visualização que queria renderizar e a carreguei no AI Render.

Primeiramente, especifiquei se queria renderizar uma cena interna ou externa e, em seguida, selecionei o modo de renderização. Você pode escolher entre o modo Exato ou Criativo.

No modo Exato, o resultado segue de perto o modelo 3D, garantindo fidelidade total ao projeto original. Por outro lado, no modo Criativo, a IA adiciona sua própria interpretação, o que permite explorar experimentos visuais interessantes.

Depois disso, selecionei o estilo de renderização desejado. Para as imagens internas, optei pelo estilo Realistic, que resultou em visuais diurnos fotorrealistas de alta qualidade.

Em seguida, especifiquei o tipo de cômodo. Caso o tipo não esteja listado, posso defini-lo manualmente usando os prompts, garantindo maior controle sobre o resultado final.

Por fim, para cenas internas, também é possível escolher entre diferentes categorias de estilo, o que ajuda a personalizar ainda mais o ambiente renderizado.

Vale a pena dedicar algum tempo aos prompts – quanto mais detalhado você for sobre o que está imaginando e o que está no modelo 3D, melhores serão os resultados. Abaixo, você encontrará os prompts que usei. Eles são bem simples, mas às vezes eu adicionava comandos extras para obter o resultado desejado. 

QUARTO

Prompt: Quarto, parquet de madeira, paredes bege, revestimento de pedra e painéis de madeira na parte de trás, iluminação LED oculta atrás do painel da parede e refletores de trilho no teto.

  • Imagem 1: O modelo criado no ARCHLine.XP
  • Imagem 2: Escolhi o estilo Japandi no modo Creative. A IA “emparedou” a janela esquerda por causa da cortina.
  • Imagem 3: Mudei para o modo Exato para mostrar a cortina, mas o resultado ainda não era perfeito. Então, apaguei a cortina e usei os modos criativos para experimentar estilos diferentes.
  • Imagens 4-7: Fiz experimentos com os seguintes estilos: 4. Biofílico, 5. Moderno, 6. Art Déco, 7. Moderno novamente.
  • Imagem 8: Tentei usar a cortina novamente, dessa vez adicionando um prompt: “Janela à esquerda com uma cortina transparente”.

Você pode ver que, ao refinar continuamente os prompts, é possível alcançar o resultado desejado.

COZINHA

Essas também são cenas em ambientes internos, nas quais usei as seguintes configurações:

  • Imagem 1: Primeiramente, utilizei o modelo criado no ARCHLine.XP.
  • Imagem 2: Em seguida, renderizei no modo Creative, utilizando o estilo mediterrâneo. As solicitações foram simples: cores quentes, parquet de madeira e revestimento de parede de pedra.
  • Imagem 3: Por fim, apliquei o modo Exato, com estilo moderno, mantendo os mesmos prompts anteriores.

ARMÁRIO WALK-IN

Solicitações simples: Parquet de madeira, roupas, colocação de decoração, materiais de madeira, iluminação oculta.

Eu queria as imagens em um estilo moderno. No início, usei o modo Creative, mas ele colocava os móveis na frente da janela.

Então, adicionei um prompt especificando: “Há uma janela diretamente em frente”. Em seguida, renderizei a próxima imagem novamente no modo Creative. Como você pode ver, o ajuste do prompt ajudou a manter a área em frente à janela limpa.

Para cenas externas, é especialmente importante descrever o que a imagem deve mostrar. Escolha o modo de renderização (Creative ou Exact) e o tipo de imagem. Nos exemplos a seguir, selecionei o tipo de imagem Photo, mas também é possível obter resultados interessantes com outros tipos. Usei os estilos de cena Realistic e Night.

EXTERIOR 1

Prompts: Cena de jardim, área de cozinha sob um pavilhão, piscina próxima, área gramada, passarela pavimentada, telhado mediterrâneo, molduras pretas de janelas e portas, árvores ao fundo.

  • Imagem 1: O modelo criado no ARCHLine.XP.
  • Imagem 2: Uma imagem diurna realista renderizada no modo Creative.
  • Imagem 3: As mesmas configurações, mas eu adicionei o prompt: “Incluir iluminação na cena”.
  • Imagem 4: Alterou apenas o estilo para Cena noturna.

EXTERIOR 2

Prompts utilizados: Cena de jardim, área gramada, calçada pavimentada, flores, telhado mediterrâneo, janelas e molduras de portas pretas.

  • Imagem 1: Primeiramente, foi utilizado o modelo criado no ARCHLine.XP.
  • Imagem 2: Em seguida, aplicou-se o estilo realista em uma cena diurna.
  • Imagem 3: Por fim, alterou-se para uma cena noturna e foi adicionado ao prompt: “Luzes e lanternas na parede.”

EXTERIOR 3

Prompts utilizados: Cenário de jardim, piscina, espreguiçadeiras, área gramada, passarela pavimentada, telhado mediterrâneo, janelas e molduras de portas pretas.

  • Imagem 1: Primeiramente, foi utilizado o modelo criado no ARCHLine.XP.
  • Imagem 2: Em seguida, aplicou-se o estilo realista em uma cena diurna.
  • Imagem 3: Por fim, alterou-se para uma cena noturna e foi adicionado ao prompt: “Luzes e lanternas na parede.”

Assista à apresentação completa de Klaudia sobre o assunto:



Leia mais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.