OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.
Nos sentamos com Ron Paulk, empreiteiro licenciado e carpinteiro do estado de Washington. Ron é provavelmente mais conhecido por seu popular canal no YouTube e por criar o Paulk Workbench, que foi construído em todo o mundo com centenas de variações.
Obrigado por se juntar a nós Ron, somos fãs do seu trabalho há tempos.
Obrigado, eu certamente tenho sido um fã do SketchUp por um longo tempo. É o coração e a alma de tudo o que faço.
Que ótimo ouvir, como isso aconteceu?
Sou empreiteiro licenciado desde 1990, e carpinteiro antes disso. No início eu construía casas com base em planos de outra pessoa, mas eu continuava recebendo mais pedidos de mudanças e detalhes. Isso me levou a remodelar e, eventualmente, a projetar e construir tudo, do lote à casa acabada. Eu desenhava planos de trabalho e desenho em outro software quando um amigo me apresentou ao SketchUp. Isso foi bem no começo, na versão 2, eu acho, e eu simplesmente amei o jeito que funcionou. Mais tarde eu assisti o primeiro Basecamp, onde o protótipo do LayOut foi introduzido; ele era chamado de “Grizzly”, acredito. Tenho usado SketchUp e LayOut desde então.
Então você projeta todas as suas casas no SketchUp?
Projetava, mas agora eu mudei para me concentrar em apenas nas remodelagens. Posso tirar dimensões e imagens, elaborar todas as alterações no SketchUp, jogar tudo no LayOut para exportar alguns PDFs e isso funciona muito bem para os meus clientes. Ter uma variedade de estilos é realmente importante, eu começo com esboços simples no início do projeto e uso estilos mais limpos conforme o design evolui para que o cliente se sinta confortável com a progressão. Fazendo essas remodelações, eu uso 3D Warehouse o tempo todo, para encontrar armários, pias, eletrodomésticos, você decide. É tremendamente poderoso.
Parece que você teve um futuro bastante sólido na construção de casas, como o famoso Paulk Workbench surgiu então?
“Famoso” hein? Hahaha Bem, foi por acidente. Eu tinha construído a versão 1 apenas como um workbench móvel para me ajudar com o trabalho da remodelação. Eu não pensei em compartilhá-lo com outros carpinteiros. Em um trabalho, eu estava fazendo uma carpintaria de acabamento para um cliente, e apesar da madeira maciça e precisão que eu estava incorporando em sua casa, ela estava mais fascinada pela minha bancada de compensado. Eu pensei, hein, bem, eu vou fazer um pequeno vídeo sobre ela e apenas colocá-la no mundo para qualquer um que possa estar interessado.
Eu não poderia ter imaginado a resposta, que foi incrivelmente esmagadora. Comecei a receber comentários e e-mails, primeiro algumas dúzias, depois centenas, depois milhares. Um pedido muito comum era para os planos para construí-lo. Eu pensei que poderia apenas colocar para fora alguns planos simples, mas o modelo do SketchUp que construí foi apenas uma referência simples para mim, então eu comecei de novo, tornando-o muito detalhado e preciso. Gastei muito tempo criando os planos, então decidi vendê-los a uma taxa acessível apenas como uma maneira de ajudar a recuperar o custo. A ideia foi adaptada muitas vezes, e eu adoro ver todas as variações que foram criadas ao longo dos anos.
Para os nossos leitores que não ouviram falar do seu banco, você pode descrever as principais características?
Claro. É projetado em torno de minha experiência como carpinteiro, a necessidade de acomodar muitas ferramentas em qualquer condição do espaço, e ainda ser fácil de configurar por apenas uma pessoa. O topo é feito de duas caixas que se alinham perfeitamente para fazer uma grande superfície para trabalhar em folhas cheias de madeira compensada.
A parte superior tem furos perfurados a cada quatro polegadas para permitir fácil fixação em qualquer lugar, e a largura da caixa superior permite que todas as minhas ferramentas de mão sejam facilmente armazenadas fora do caminho da superfície de trabalho. Eu integrei canos do comprimento das caixas para segurar uma mesa de serra portátil com o topo, e na versão 2 eu também incorporei uma mesa de roteamento e uma cerca.
Versão 2 do Paulk Workbench.
Certo, em seu site eu vejo planos para o Paulk Workbench versão 2, bem como outros projetos e planos. Então o banco original e os planos originais não era o fim da história?
Não, não. Novamente, a reação me surpreendeu, e as perguntas e sugestões continuaram a aparecer, então comecei a postar vídeos regulares no YouTube para ajudar a responder as perguntas, mostrar como construir a bancada e começar a trabalhar em outros projetos com base em sugestões e minha própria experiência . Agora eu tenho versão 2 disponível, uma versão compacta do banco, um posto de esquadria portátil, estação total, mesa de pé e eu também tive a sorte de fazer parceria com FastCap para fornecer a bancada completamente construída e enviada.
Ouvimos que você tem trabalhado em algo novo, bem, qualquer dica do que vem por aí?
Na verdade, eu acabei de concluir os planos para um projeto que chamei de A.R.T. : A “Awesome Rolling Toolbox”.
Espere, está falando sério?
Mas é claro! E é incrível. A história da ART realmente vai mais longe do que a bancada de trabalho. Eu passei por muitos caminhões e reboques diferentes, personalizando os espaços internos em oficinas móveis.
Clique nas imagens para ver as iterações anteriores do trailer do ART de Ron.
Através de cada iteração eu aprendi e evoluí os desenhos, o que levou à versão que eu chamo ART. Postei vídeos sobre ela, e novamente tenho um monte de pedidos de mais informações e planos. É muito mais detalhado do que o workbench, por isso demandou muito trabalho no SketchUp e no LayOut, mas finalmente consegui terminar os planos e acabei de lançá-los. Agora estou trabalhando em uma segunda versão que estou chamando SMART.
Espere, espere, eu quero adivinhar … Um, Super Massively Awesome Rolling Toolbox?
Haha, bem, certamente esse vai ser o nome agora. Mas na verdade é Small Mobile Awesome Rolling Toolbox. Ele é projetado para um trailer menor, incorpora muitas das ideias da ART, e está na fase de design agora, então vamos ver como funciona.
Esta é uma ótima história, Ron, estamos entusiasmados não apenas pelo seu sucesso, mas você claramente criou algo que realmente ressoa com os construtores de todo o mundo, e faz suas vidas melhor também. Como forma de encerrar esta entrevista, você tem dicas do SketchUp para melhorar a vida de nossos leitores?
Eu acho que não há muito que eu possa contribuir para seus leitores, eu ainda estou aprendendo novos truques. Uma coisa que eu realmente amo sobre o SketchUp é que você pode apenas forçar seu caminho através de um problema. Posso encontrar uma maneira mais eficiente de trabalhar mais tarde, e é por isso que continuo a amar o aprendizado, mas quando você precisa apenas “fazer isso”, o SketchUp irá atravessar a maioria dos obstáculos. Conto às pessoas que estão apenas aprendendo o SketchUp, para simplesmente entrar e começar com um projeto, e quando elas ficarem presas, fazer uma pausa, resolver apenas um problema e seguir em frente. Funcionou para mim.
Este é um sábio conselho Ron, muito obrigado por ter tempo para falar conosco.