SketchUp Pro 2018 está aqui e com ele uma série de novos recursos incríveis.
Dois desses recursos são os atributos avançados e a agregação “Agrupar por” no Relatório gerado. Embora estes sejam os dois grandes recursos por conta própria, vamos dar uma olhada em como você pode combiná-los para criar horários de portas e janelas no SketchUp Pro 2018.
Para gerar um cronograma, vou começar por adicionar alguns atributos aos componentes porta e janela do meu modelo. Especificamente, vou adicionar um Tamanho usando os novos Atributos Avançados (acesse estes através do botão “Mais” na janela Informações da Entidade). Além do Tamanho, existe um novo atributo para Preço, URL, Proprietário e Status. Esses campos permitem que você adicione informações a qualquer componente, e eles também podem ser convocados pelos rótulos LayOut (nós veremos esses alguns parágrafos em)!
Esses novos atributos podem ser usados para adicionar dados aos componentes sem criar componentes dinâmicos.
Além de definir um Tamanho para todos os componentes, também quero garantir que todos os componentes tenham um nome de instância. Nomes de Instância também são definidos na janela Informações de Entidade e são o objeto de dados que usamos para criar um cronograma agregado para nossas portas e janelas no SketchUp Pro 2018.
Na maioria dos casos, todas as instâncias de uma porta ou janela terão o mesmo Nome da Instância, mas em alguns casos (como uma porta que pode girar para a esquerda ou para a direita), um único componente pode acabar tendo mais de um Nome da Instância. No meu exemplo, eu tinha um componente de porta. Duas dessas portas giraram para a esquerda e foram rotuladas como D1. O terceiro, um balanço direito, foi rotulado como D2. Mesmo componente, mas coisa diferente do mundo real: cada coisa do mundo real deve ter um nome de instância exclusivo!
Os Nomes de Instância preencherão os rótulos uma vez que o modelo esteja em LayOut.
Uma vez que todos os dados estão configurados no modelo, é hora de executar um relatório! No Generate Report, criarei um novo modelo. Certifique-se de dar ao seu novo modelo um nome e salvá-lo (O cara que fez o video abaixo esqueceu esse passo importante!).
O primeiro passo na criação do novo relatório é escolher de onde virá a informação. Neste exemplo, eu quero informar sobre todo o modelo e optar por informar sobre um nível de aninhamento específico. Neste caso, Nível 3. “O que diabos é um nível de nidificação?”, Você pergunta?
Agora, vou definir o valor do Grupo por valor. Este é o atributo pelo qual o Generate Report agregará os componentes. Neste caso, eu quero todos os componentes com o mesmo nome para se consolidarem, então eu vou arrastar o Nome da Entidade para o campo Agrupar por. Finalmente, posso adicionar quaisquer atributos adicionais que eu gostaria no cronograma. Eu adicionei Quantidade e Tamanho à lista Atributos de Relatório.
Uma vez que este é um modelo salvo, você poderá executá-lo em outros trabalhos no futuro.
Agora vou salvar e executar o relatório. Uma vez que eu executo o relatório, parece um cronograma de portas e janelas no SketchUp Pro 2018. Sucesso! O passo final no SketchUp é exportar o relatório para que eu possa carregar um .CSV em LayOut como uma tabela.
Todos os dados que eu quero, e nada que eu não preciso!
Em LayOut, meu relatório vem como uma Tabela, o que significa que pode ser editado e desenhado (para que eu possa mudar o cabeçalho da coluna do Nome da Instância para a Etiqueta). Ainda melhor, posso usar a ferramenta Rótulo para adicionar call-outs à Janela Modelo para o Nome da Instância de cada porta e janela. Uma vez que o nome da instância era um atributo padrão do SketchUp, eu simplesmente escolho-o como um rótulo automático do menu suspenso do rótulo (eu também poderia usar o Tamanho ou o Nome do Componente, se eu quisesse).
Lá você tem: um pouco de pré-trabalho em nomear e organizar componentes ao modelar, e então eu vou para as corridas quando é hora de transformar meu modelo em um projeto. Esboço feliz!
Gostou do nosso post sobre como criar cronograma de portas e janelas no SketchUp Pro 2018?
Compartilhe!
Fonte: https://blog.sketchup.com/
Muito interessante, obrigado!