Diferenças entre Sketchup Make e Pro: o comparativo oficial definitivo!

5/5 - (1 voto)

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


Hoje em dia, projetos envolvendo modelagem e desenho em 3D fazem parte do cotidiano de muitos profissionais de diferentes segmentos e áreas de atuação do mercado. Para se ter uma ideia, arquitetos, designers, construtores, fabricantes, inventores, engenheiros, produtores de filmes, cenógrafos, entre outros profissionais, utilizam o 3D no dia a dia. Nesse contexto, contar com o SketchUp é fundamental para o bom desempenho de suas atividades.

Com o SketchUp, o trabalho se torna muito mais fácil, ágil e dinâmico, pois eles entregam recursos e funcionalidades de modo intuitivo para os usuários desenharem, comunicarem e registrarem ideias em 3D. Tudo isso facilitando a exploração de projetos, o entendimento de conceitos e a exibição do que querem expressar.

Contudo, existem 2 versões do SketchUp (SketchUp Make e Pro) e é preciso entender bem quais as funcionalidades de ambas as versões para saber exatamente qual é mais adequada para suas necessidades e exigências. Para ajudar você nessa missão, separamos a seguir os principais pontos diferenciais do SketchUp Make e Pro. Confira!

1. Versões do SketchUp

O SketchUp é o software para arquitetura e design mais utilizado no mundo, consagrou-se com um conjunto de ferramentas voltado para a criação de modelos tridimensionais, embora tenha a capacidade de gerar pranchas técnicas com o uso do Layout. Ele foi desenvolvido com o propósito de entregar um software simples de usar, porém potente, mais flexível, intuitivo e fácil de se manipular do que outros programas parecidos.

No entanto, as funcionalidades de ambas as versões, SketchUp Make e Pro, diferem entre si, com a primeira tendo limitações em relação à segunda. É sobre esses pontos que você verá melhor neste texto, a partir de uma análise comparativa entre ambos.

As diferentes versões do SketchUp Make e Pro possuem restrições quanto aos fins para os quais elas serão utilizadas. Cada uma vem com uma licença que estipula o que pode ou não ser feito.

Para você entender melhor, separamos a seguir os 3 principais usos, veja:

1.1. SketchUp para uso Particular

A versão para uso pessoal corresponde ao SketchUp Make, ou como era conhecido SketchUp Free. Ela é liberada gratuitamente para que você possa aprender mais sobre o programa, descubra suas funcionalidades e consiga evoluir suas habilidades no uso da ferramenta.

Ela é ideal para você fazer um projeto particular, como algum estudo de reforma da sua casa, explorar os móveis e a biblioteca disponível no 3D Warehouse ou mesmo instalar em sua casa para aprender o software.

Mas note que a utilização da versão Make ou Free para atividades com proposito comercial é uma prática ilegal e está sujeita à penalização da legislação vigente.

1.2. SketchUp para uso Profissional

Apenas o SketchUp Pro é aprovado e liberado para uso em âmbito comercial, permitindo que você negocie seus projetos e trabalhos, obtendo valores financeiros por eles.

Vale reforçar que, além de permitir o uso livre para fins econômicos, a versão Pro também entrega mais recursos do que a opção gratuita. Isso facilita a vida do profissional e permite que ele obtenha o máximo desempenho da ferramenta.

Usuários do PRO também ganham acesso a um suporte técnico gratuito durante o primeiro ano inteiro após a compra ou na vigência da subscrição.

Comprar Sketchup

1.3. SketchUp para Uso educacional

Há ainda a versão voltada para o foco educacional, que pode ser adquirida exclusivamente por instituições de ensino.

Aslicenças educacionais do SketchUp favorecem a disseminação de conhecimento sobre a ferramenta, colaborando para que vários profissionais troquem informações e dicas sobre o programa entre si.

Veja a seguir algumas das vantagens obtidas com as licenças educacionais do SketchUp:

  • Preço mais em conta, pois os valores das licenças educacionais correspondem a apenas uma fração do das licenças comerciais, embora sejam exclusivas para o uso em salas de aulas e laboratórios. Em relação aos recursos, não existem limitações;
  • O ensino do SketchUp é fácil e rápido, pois o programa é um dos mais fáceis e intuitivos de se aprender do mercado. Desse modo, as aulas passam a se focar mais na construção e elaboração de projetos do que no aprendizado dos recursos do software;
  • Grande variedade de modelos prontos (na casa dos milhões) para download, os quais podem ser empregados nas aulas. É possível obtê-los graças à integração do programa ao 3D Warehouse, o maior armazém de modelos 3D do mundo. Nele, qualquer usuário pode não só baixar, mas compartilhar seus arquivos;
  • Contar com o programa para design e arquitetura 3D mais utilizado no mundo, tendo acima de 30 milhões de usuários, além de 500 mil ativações de licenças educacionais anualmente;
  • Há licenças gratuitas para professores de instituições de ensino utilizarem o software, que podem ser solicitadas por meio do preenchimento de umformulário. Vale lembrar que será preciso comprovar a instituição em que se atua;
  • Existem licenças estudantis para alunos matriculados regularmente em instituições de ensino, que oferecem preços especiais.

2. SketchUp Make

2.1. Funcionalidades do SketchUp Make

Para começar, temos o SketchUp Make, que correspondia a antiga versão do SketchUp Free, a versão gratuita do software. Ele pode ser baixado gratuitamente, todavia, possui restrições de funcionalidades e de permissões de uso, conforme você observará adiante.

Em relação aos recursos, mesmo com as limitações, o SketchUp Make ainda é uma das melhores opções do mercado para quem busca uma ferramenta de modelagem 3D de alta performance. Ele traz, por exemplo, diversas ferramentas de modelagem 3D com a mesma facilidade da versão Pro.

2.2. Usos do SketchUp Make

A versão básica e gratuita, a SketchUp Make, é voltada para aqueles que desejam se aventurar no mundo da modelagem 3D. Com design e interface simples, qualquer um pode começar a mexer no programa e se tornar profissional nele em um tempo muito curto, se comparado a outros softwares 3D do mercado.

A versão teste do SketchUp Pro também pode ser obtida gratuitamente, só que por um período de (30 dias), o que já dá uma boa visão de como o programa pode ser usado com todos os seus recursos.

Para deixar mais claro, tanto o SketchUp Make quanto o SketchUp Pro oferecem o sistema de modelagem 3D, todavia, a versão Pro é mais avançada se comparada com a Free. Isso acontece porque o SketchUp Pro é projetado com maior enfoque nos profissionais, já o SketchUp Make é mais voltado para aprendizagem e uso não profissional. Dessa forma, ele não pode ser usado para propósitos comerciais e se quer ser instalado em um ambiente corporativo.

2.3. Limitações do SketchUp Make

Como vimos, o SketchUp Make possui algumas limitações em relação à versão Pro. Por exemplo, no Pro você pode importar/exportar mais facilmente e sem restrições arquivos para programas CAD, 2D e 3D, os quais são limitados na versão grátis. Você consegue importar imagens 3D, 3DS e 2D e arquivos relacionados no SketchUp Make, porém, no SketchUp Pro, além desses, você também consegue importar arquivos IFC, ACAD e DEM.

Além das integrações mencionadas,  recursos como Modelagem de elementos Sólidos, criação de vídeos e passeios virtuais, ferramentas de Integração BIM, impressão de desenhos em escala, quantitativos, integração com gerenciamento de arquivos em Nuvem, Importação de topografia de terreno e elaboração de pranchas técnicas são funções que não constam na versão Make.

3. SketchUp Pro

O SketchUp Pro é a versão mais completa do software, sendo útil desde os níveis mais primários e iniciais do desenho esquemático até o final da administração de construções, elaboração de produtos, desenvolvimento de games etc.

Ele pode ser empregado na fase de concepção de projeto, detalhamento, execução,  estimativa material, design, diagramação, documentação técnica e uma série de atividades que necessitem de desenhos.

O SketchUp Pro é capaz de suportar grandes modelos 3D em termos de tamanho e complexidade, entregando plena precisão dos dados, cores, números, medidas etc. em monitores de alta definição.

Entre seus recursos, temos integração otimizada com o CAD e alta fidelidade nas exportações dos arquivos mais pesados e extensos, suporte a planilhas em excel e ferramentas detabelas no LayOut.

A seguir, veja melhor as funcionalidades e vantagens que você poderá obter com o SketchUp Pro:

3.1. Funcionalidades do SketchUp Pro

O SketchUp Pro favorece a criação de projetos otimizados, o que facilita o detalhamento deles e acomunicação com o cliente.

Por meio dele, é possível aprender e dominar os principais recursos de uma ferramenta de modelagem 3D de forma rápida e efetiva, pois é um programa de desenho 3D muito intuitivo e simples de manusear. Ele foi projetado para funcionar como uma “extensão da sua mão”, permitindo a você desenhar de forma autônoma, independente e do modo que desejar.

O SketchUp possui precisão de milésimos de centímetros ou polegadas, possibilitando que você projete, delimite e planeje cada projeto com um alto nível de detalhes. Ele também facilita desenhos em escala, bem como a representação de elevações, vistas, cortes automáticos em 2D, não somente figuras 3D.

Também é possível gerar tabelas de quantitativos do zero ou importá-las através de um arquivo CSV do Excel. Isso ajuda a agilizar e melhorar o gerenciamento de planilhas no recurso LayOut, que será abordado depois.

 

Ao fazer uma mudança no seu modelo do SketchUp Pro, especificamente a versão mais atual, as dimensões do LayOut e as cotas associadas se ajustarão automaticamente. Essa parametria funciona graças a um recurso chamado IDs Persistentes. Ele age como identificadores de geometria que auxiliam o SketchUp e suas extensões a manipular e alterar entidades individuais, como uma face específica.

Quem utiliza a versão Pro tem disponível ainda as ferramentas Film&Stage Tools para trabalhos de pré-visualização e as chamadas Sandbox Tools, que servem para modelagem orgânica, modelagem de terrenos, entre outros itens.

Vale destacar que qualquer componente do modelo pode ser transformado em um componente dinâmico no SketchUp Pro.

3.2. Usos do SketchUp Pro

O SketchUp Pro é a versão indicada para quem está querendo um software visando atividades profissionais, pois tem todos os recursos inclusos. Além disso, sua licença permite atividades comerciais e há suporte especializado pela totalcad, distribuidora nacional, para eventuais dúvidas e orientações.

O uso do SketchUp Pro é amplo, podendo ser empregado nas mesmas atividades da versão Free, bem como noplanejamento de construções, na modelagem de protótipos, emcenografia, na produção de filmes, séries, animações etc. E tudo com um toque mais profissional e aperfeiçoado.

Isso se dá graças a sistemas de processamento gráfico avançados, que possibilitam melhorias de desempenho onde quer que você tenha um arquivo SKP.

Um ponto forte do programa é que ele tem grande compatibilidade com outras aplicações e sistemas, integrando suas funções e recursos. Isso é excelente para profissionais que utilizam muitas ferramentas para diferentes funções — por exemplo, ele possui sincronia com o Google Earth, 3D Max, Autocad, Revit, Archicad, RFEM, Tekla, e muitos outros.

Vale destacar que há também integração com ferramentas como o Armazém 3D, o Trimble Connect, o my.SketchUp e o LayOut.

O SketchUp Pro não tem limitações em relação ao SketchUp Free, sendo muito mais completo e concedendo licença para uso comercial.

4. Tabela comparativa SketchUp Make e Pro

Veja à seguir a tabela comparativa entre as versões do SketchUp Make e Pro:

SketchUp Make e Pro

5. Importação e exportação de arquivos no SketchUp Make e Pro

Dois recursos que merecem atenção especial são a importação e a exportação de arquivos, pois disso depende, em grande parte, do trabalho e dos projetos realizados em programas de modelagem 3D.

No SketchUp Pro é possível importar fotos, arquivos CSV do Excel, modelos pré-fabricados da 3D Warehouse, arquivos CAD, 2D, 3D, IFC, DEM e ACAD.

Já as exportações do LayOut, do qual falaremos adiante, são inteligentes o suficiente para fornecer a escala automática para o espaço do modelo ou tamanho do papel, convertendo escalas de polígonos para as dimensões do papel e entidades/objetos do desenho como rótulos. Também atua junto a escalas de linha modelo para modelar o espaço utilizado, entregando melhores resultados.

Ele permite publicar animações, imagens e gerar relatórios e documentos BIM com referências IFC. Também é possível exportar arquivos para formatos como DXF, OBJ, DAE, DWG, 3DS, entre outros.

6. LayOut SketchUp Make e Pro

O SketchUp Pro inclui o chamadoLayOut, um aplicativo para elaboração da documentação técnica e pranchas de apresentação. Todas as suas pranchas ficam ligados dinamicamente aos arquivos do SketchUp.

Esse recurso é importante, pois, em algum momento, na maioria dos projetos, será necessário converter o modelo 3D em um conjunto de desenhos 2D que permita a execução.

O LayOut no SketchUp Pro possibilita incluir visualizações de modelo em páginas, ajustar pesos de linha e se decidir por escalas de desenho. Além disso, permite adicionar dimensões (gráficos e chamadas) e transformar seus modelos e apresentações em tours animados, explicando cada detalhe dos projetos.

SketchUp Make e Pro

Qualquer alteração em seu modelo do SketchUp se refletirá automaticamente no LayOut. Será possível também exportar páginas como PDFs, arquivos CAD e imagens.

O LayOut entrega a impressão do SketchUp no espaço 2D, o que colabora para que o usuário se acostume mais rapidamente com ele. Isso graças a tracejados, texturas, sombras, dimensões, texto, blocos de título e outros itens familiares a quem usa o SketchUp 3D.

As ferramentas de desenho do LayOut são equivalentes às do SketchUp, sendo intuitivas, simples e fáceis de se manusear. Além disso, os recursos dos vetores permitem aumentar, girar e dimensionar itens com grande exatidão. Também dá para estabelecer o formato, a precisão e a escala das medidas exibidas.

Quando você exporta um arquivo LayOut para o AutoCAD de oito páginas, obtém-se um arquivo com oito abas de LayOut distintas para cada página, evitando oito arquivos díspares.

Graças ao LayOut, você ficará equipado e preparado para realizar documentação técnica e apresentações que impressionam seu cliente.

SketchUp Make e Pro

 

7. Conclusão SketchUp Make e Pro

Com base nas análises e informações apresentadas, fica visível a diferença entre as duas versões do SketchUp. Para escolher uma delas, antes de tudo é preciso ter em mente quais serão os seus usos no futuro, para que você não fique na mão em algum projeto mais complexo, tampouco adquira mais do que seria preciso, e especialmente não tenha problemas com a legislação por utilizar a versão Make de modo ilegal.

No entanto, vale destacar que se você pretende evoluir em seu trabalho, passando a agregar novos recursos e aprendizados ao seu cotidiano profissional, o recomendado é que adquira a versão paga, o SketchUp Pro. Desse modo, com o tempo você poderá incrementar seus projetos com funcionalidades que não existem na versão gratuita, podendoimpressionar mais os seus clientes durante suas apresentações.

Diferenças resumidas entre SketchUp Make e Pro

  • SketchUp Make é a versão gratuita enquanto o SketchUp Pro é a versão paga.
  • A licença do SketchUp Pro é Perpétua (Não é uma assinatura) e pode ser adquirida aqui, enquanto não há taxas para uso da versão Make.
  • O SketchUp Make pode ser usado por até um mês com todos os recursos, mas o SketchUp Pro não expira nunca.
  • Conhecimento básico pode ser adquirido ao usar a versão Make gratuita, enquanto conhecimento avançado somente é possível com a versão Pro.
  • O SketchUp Make é recomendado para uso doméstico e pessoal, enquanto o SketchUp Pro é recomendado para fins comerciais.
  • Não é necessária nenhuma licença para a versão Make, porém instituição de ensino deve possuir uma licença própria caso utilize o SketchUp em sua grade curricular.
  • É possível criar modelos 3D no SketchUp Make assim como na Pro.
  • A impressão da documentação em escala e com uma prancha definida somente é possível no SketchUp Pro.
  • Recursos de integração, incluindo funções BIM e IFC somente estão disponíveis na Pro.

E aí já sabe qual a diferença entre SketchUp Make e Pro?
Então faça o download da versão ideal para você e bons projetos!

Quer ficar por dentro de mais informações sobre o SketchUp Make e Pro e como podem ajudar você na sua profissão e carreira? Entãoentre em contato com nossa equipe para que possamos ajudar!

 

 

 

0 Comentários

  1. Muito bom mesmo gostaria de aprender o básico na Arquitetura, obrigado.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This