OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.
Os desenhos continuam a ser o principal meio pelo qual os arquitetos comunicam suas idéias aos clientes e à mão de obra que executará o projeto. Contudo, a forma como criamos esses desenhos evoluiu ao longo do tempo e ainda evolui diariamente. Hoje existem muitas ferramentas para desenhar tais projetos de arquitetura.
Cada software é segmentado em diferentes necessidades. Escolher o melhor para você depende de muitos fatores, como custo, compatibilidade com outros programas e a quantidade de tempo que você está disposto a gastar no processo de desenho.
Embora você só vá encontrar a ferramenta mais adequada ao testá-las e ver com qual você mais se adapta, separamos aqui uma lista com 6 softwares para arquitetura que melhoram seu fluxo de trabalho e ajudam você a passar do primeiro rascunho para a apresentação final.
1. Sketchup
Projetos em 3D estão se tornando quase que exigência em muitos projetos. O Sketchup permite que o usuário faça projetos de forma rápida e fácil. Pode ser baixado gratuitamente, no entanto, muitos dos seus recursos de exportação estão desativados nesse modo.
Como o Google comprou seus direitos autorais, o Sketchup tornou-se extremamente popular em termos de usabilidade e custo. É um dos programas mais fáceis de entender, mas a simplicidade também significa que possui capacidades de renderização limitadas.
No entanto, ainda é um programa poderoso para transmitir suas ideias e também oferece uma enorme biblioteca de componentes, particularmente para arquitetura doméstica. Todo objeto, superfície e material vem com sua própria textura única, que é definitivamente uma grande vantagem.
Seu maior benefício, contudo, é ainda a interface intuitiva e fácil de mexer, mesmo para aqueles que ainda não estão familiarizados com projetos em 3D.
2. V-Ray
O V-Ray é simplesmente o melhor para visualização realista. É um plugin que deixa a renderização do SketchUp muito mais agradável. As texturas mais limpas, os negros mais escuros e os brancos mais brilhantes representam com maior precisão as condições do mundo real.
Se o seu objetivo é realmente inserir seus clientes nos espaços que você está projetando em um estilo convincente, o V-Ray será sua melhor opção. Sua extensa biblioteca de materiais e recursos oferece uma variedade de opções em luzes, superfícies e texturas realistas para levar seu design de arquitetura ao próximo nível.
3. ZWCAD
O ZWCAD fornece compatibilidade sem paralelo com o AutoCAD, usando a maioria dos mesmos formatos de arquivo, incluindo os de desenhos (arquivos .dwg), comandos, tipos de linha, padrões de hachura e estilos de texto.
Sua interface de documentos múltiplos (MDI) permite que você abra e trabalhe com vários desenhos ao mesmo tempo. Isso permite copiar facilmente elementos entre desenhos. Além disso, o ZWCAD suporta quadros e superfícies tridimensionais, que podem ser exibidos em wireframe, visão de linha escondida e sombreamento superficial.
4. Place Maker
O Place Maker é um plugin do SketchUp para reduzir seu tempo de trabalho modelando elementos urbanos ao possibilitar que você importe imagens aéreas em alta resolução. São ruas, calçadas, vegetação, sistemas de mares e rios e principalmente construções, tudo em 3D paramétrico!
Ele te ajuda a economizar tempo quando você precisar modelar cidades e elementos urbanos em seus projetos de arquitetura. Basta importar a foto do Satélite e o Place Maker levantará o 3D da imagem. Além disso, você poderá texturizar seus edifícios com fotos do Google Street View.
5. ARKIPlan
O ARKIPlan é uma ferramenta integrada ao CAD que funciona como um plugin para criação de plantas de arquitetura em 3D. O software foi desenvolvido na Espanha e possui mais de 400 rotinas para ajudar na elaboração de seu projeto de arquitetura.
O objetivo do ARKIPlan é automatizar todas as etapas de um projeto arquitetônico, fazendo com que você não precise desenhar manualmente praticamente nenhum elemento. Para isso, ele fornece diversos recursos de inserção de elementos já prontos, o que te ajuda a economizar tempo de projeto e de trabalho na concepção do desenho.
Além de gerar o modelo 3D automaticamente, o ARKIPlan funciona diretamente dentro do ZWCAD ou outro CAD que você utilizar, sem apresentar grandes desafios para projetistas que já estão acostumados com esse sistema.
6. Desenhos à mão
Uma coisa que você deve sempre lembrar é que o softwares para arquitetura são apenas uma ferramenta (mesmo que essencial) nas mãos de arquitetos talentosos para facilitar o fluxo de trabalho e reduzir o valioso tempo de produção do desenho.
Arquitetos desenham e não há habilidade mais básica e valiosa, mesmo em nosso mundo tecnicamente avançado, do que um esboço manual. A ideia inicial deve ser clara e concisa e facilmente comunicada aos colegas e clientes.
Um esboço simples pode dizer muito sobre o seu conceito e vai te ajudar a transmitir o projeto para o software para arquitetura de sua escolha e, em seguida, para o cliente.
Bônus: Presto
Nem só de desenhos vive o arquiteto. Quem quer ou está começando a empreender, deve ter em mente que vai se deparar com outras atividades que não somente a de pegar um lápis (ou software) e desenhar os projetos.
A boa notícia é que é possível contar com ferramentas que auxiliam também com a parte administrativa de um projeto de arquitetura, como é o caso do Presto.
O Presto é um sistema que vai ajudar você com o orçamento, planejamento, acompanhamento e controle de obras. Ele pode ser ajustado de acordo com os módulos que você precisar. O software é capaz de atender tanto pequenos orçamentos de reformas quanto grandes projetos de construtoras.
Ele também ajuda a criar seu cronograma físico-financeiro e gerar todos os relatórios necessário a obra.
Determinar qual software para arquitetura você vai usar pode ser um processo complicado com tantas opções disponíveis. Contudo, essas são ferramentas essenciais para ganhar agilidade nos seus projetos, principalmente para quem quer alavancar o próprio escritório de arquitetura.
Se você é um arquiteto profissional que está procurando formas de tornar seu trabalho muito mais fácil, com certeza as opções acima servirão para atender as suas necessidades.
Gostou do nosso post sobre softwares para arquitetura? Utiliza algum outro programa que não foi mencionado aqui? Deixe um comentário abaixo e compartilhe conosco e com os nossos demais leitores quais ferramentas você acha mais importantes!