Desempenho da Edificação, por que se preocupar?

Rate this post

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


Quatro anos atrás eu fiz a transição de projetar projetos de arquitetura residencial de milhões de libras em Londres para o mundo do design sustentável. Posso garantir que eu não sabia no que estava me metendo – e eu deveria desde a minha primeira entrevista na Sefaira.

Quando fui perguntado por um engenheiro interno, “Como seu projeto tese será executado?”, Fiquei surpreso. Eu tinha acabado de explicar como meu programa de construção funcionaria como uma máquina bem azeitada. Ele queria que eu entrasse em mais detalhes? Porque eu poderia! Acontece que o que ele realmente queria dizer era: “Como é que a energia, a luz do dia e os termos de custo – do meu prédio funcionariam?” Agora, eu realmente não consegui explicar.

Por que eu não me importei?

design-baseado-em-desempenho-sketchup-2
Elevação de corte e renderização no SketchUp do projeto de tese da autora. Imagem cedida pela autora – Sumele Aruofor

Você vê, investigar isso profundamente nunca foi minha prioridade como um estudante de arquitetura de pós-graduação do sexto ano. Além de resolver a função de construção e interpretar poéticamente meus espaços, eu havia especificado alguns sistemas fotovoltaicos e de coleta de água da chuva. Descrevi meu concreto reforçado com carbono de baixo teor dentro de um corte da construção. Fui ensinado a me preocupar com a sustentabilidade e o impacto das minhas escolhas de design, mas não fui obrigado a pesar o desempenho do edifício como um critério distinto de bom design. Dados realmente analisados ​​não faziam parte do resumo do projeto, e honestamente, eu não tinha ideia de como reunir as informações que meu entrevistador estava pedindo.

Pouco sabia que a adesão à equipe da Sefaira iria transformar e enriquecer minha abordagem à arquitetura. Minha viagem de quatro anos com o Sefaira no SketchUp tornou-me um designer mais completo e quero compartilhar algumas razões pelas quais você também deve se preocupar com o desempenho.

Como designer, você tem o dever de compreender o desempenho do seu edifício e seu impacto sobre seus ocupantes eo mundo como um todo.

Por que devemos nos importar?

1. É sua responsabilidade como designer.

A mudança climática global é real – Um aumento dramático nas emissões de CO2 desde a década de 1950 aumentou o efeito estufa; As temperaturas médias da superfície e a precipitação estão aumentando; E os padrões climáticos estão mudando dramaticamente e impactando vidas em todo o mundo.

design-baseado-em-desempenho-sketchup-3
Gráfico que mostra a variação média global da temperatura da superfície e a subida média global do nível do mar. Fonte: Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC)

Em 2013, a Agência Internacional de Energia informou que o ambiente construído consome cerca de 40% de toda a energia global e é responsável por quase 24% das emissões de CO2. Como designer, você tem o dever de compreender o desempenho do seu edifício e seu impacto sobre seus ocupantes e o mundo como um todo. Com cada proposta de projeto e cada escolha material, temos que nos perguntar: “O que isso tira do mundo e o que ele coloca de volta?” Se nós, como arquitetos e engenheiros, não fizermos essa pergunta, quem fará?

design-baseado-em-desempenho-sketchup-4
Gráfico que mostra a contribuição percentual do setor da construção para o consumo de energia (esquerda) e CO2 (direita). Fonte: Arquitetura 2030

2. As ferramentas para influenciar o desempenho do edifício agora existem – e são rápidas, robustas e fáceis de aprender.

Há algum tempo eu poderia dizer que eu não tinha as ferramentas ou o conhecimento certo para acompanhar o desempenho durante o processo de design. Este não é mais o caso. Uma infinidade de ferramentas que abrangem dinâmica de fluidos computacional, energia e análise de luz natural (para mencionar alguns), estão agora disponíveis para os profissionais. Não basta confiar na intuição sobre os resultados baseados em evidências.

design-baseado-em-desempenho-sketchup-5

3. Podemos coletivamente aumentar nossas habilidades e alcançar melhores resultados de design.

Ao longo de nossas vidas profissionais (e pessoais), constantemente aprimoramos nossas habilidades e habilidades, porque a educação continuada e o desenvolvimento é a forma como permanecemos relevantes e permanecemos verdadeiros profissionais. Na minha humilde opinião, usar nossas habilidades para impactar positivamente os edifícios e espaços em que vivemos e a terra que ocupamos é um privilégio que devemos exercer.

design-baseado-em-desempenho-sketchup-7

Não seria ótimo se priorizássemos grandes projetos que traduzissem do papel para a realidade edifícios que são bonitos, aptos para uso, de alto desempenho, recursos eficientes e resistentes? É um projeto ambicioso, mas que nós, como solucionadores de problemas, estamos bem equipados para abraçar e executar ao longo do tempo.

 

fonte

0 Comentários

  1. Antonio S. T. Moraissays:

    Excelente “dica” e abordagem do tema, novo e audacioso para continuação da educação.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This