Redes sociais e arquitetura: como conciliá-las a seu favor?

Rate this post

Redes sociais e Arquitetura

As redes sociais não funcionam apenas como mídia de entretenimento. Atualmente elas vêm sendo usadas por profissionais de diversos segmentos como uma ferramenta muito eficiente nas estratégias de divulgação de serviços e produtos.

Especialmente no caso dos profissionais da arquitetura, tornou-se imprescindível ter uma estratégia para atuação nas mídias sociais. Assim, é possível, de maneira efetiva, atingir novos clientes, ampliando seu público por meio desses diversificados canais de comunicação.

Pensando nessa fértil relação entre redes sociais e arquitetura, resolvemos produzir este artigo para dar algumas dicas valiosas de como conciliar esses dois universos em benefício do seu trabalho. Continue a leitura e entenda como!

redes sociais e arquitetura

Estabelecendo uma estratégia de divulgação

Para início de conversa, é importante delimitar os espaços que se quer ocupar online. De nada adianta ter conta no Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Tumblr e não ser usuário ativo em nenhuma dessas redes.

Por isso, estabeleça, segundo seus critérios, aquela ou aquelas redes com as quais você mais se identifica e seja presente e atuante nesse espaço.

Uma vez que se tenha definido a mídia ideal para apresentar seus portfólios e divulgar seu trabalho, você deverá encontrar seu público-alvo e manter o foco de suas ações nele.

Outro detalhe importante é alinhar sua estratégia e estilo nas postagens com as características do seu trabalho. Você deverá levar em consideração se é mais sofisticado ou mais despojado e descontraído; se ele é mais clássico ou mais criativo e divertido.

Essas características devem pontuar seu posicionamento nas redes, o tom de seus posts, as escolhas das imagens publicadas e toda a atmosfera de sua página. Dessa maneira, você estará intencionalmente moldando a imagem de sua empresa na rede.

Manter alguma regularidade nos posts também é uma premissa para uma boa divulgação do seu trabalho nas mídias sociais. É preciso se fazer presente na vida das pessoas, por isso, seja constante em suas publicações.

Outra dica importante é seguir seus concorrentes e companheiros de segmento. É preciso prestar atenção especialmente no que eles estão publicando e como fazem para conseguir um bom engajamento em suas divulgações nos meios digitais. Os casos de sucesso podem ser utilizados como referências para aprimorar as suas estratégias.

Uma boa divulgação nas redes sociais pode representar muitos progressos para a carreira de um arquiteto. Os ganhos vão desde o aumento no faturamento até o crescimento de sua base de contatos e de clientes.

Utilizando as redes sociais para apresentar portfólio

As redes sociais são excelentes meios para divulgar seus portfólios. Isso poderá ser feito por meio de postagens no Instagram, em sua página do Facebook, ou por meio de links para o material do seu site.

Uma vantagem em divulgar seu portfólio nos meios digitais é que você poderá atualizá-lo com seus projetos mais recentes com maior facilidade.

Em relação à divulgação exclusivamente em seu site, as redes sociais dão a vantagem de poder mandar notificações aos seus contatos a cada publicação na sua página, mantendo-os sempre atualizados em relação aos seus novos projetos.

Outro ponto positivo é a possibilidade de postar não apenas imagens, mas também vídeos em alta resolução ou até mesmo fazer transmissões ao vivo mostrando a execução de projetos. As possibilidades são inúmeras.

Você pode, inclusive, criar um canal no YouTube para produzir conteúdos mais elaborados que aprimorem a comunicação com seu público e com entusiastas do seu trabalho.

No caso dos vídeos, até mesmo o Snapchat e o Instagram podem ser usados para divulgar informações dos bastidores de sua rotina, com vídeos curtos, de até 10 segundos de duração. Tratam-se de canais bastante dinâmicos de interação com potenciais clientes.

Todas essas estratégias de divulgação para designers e arquitetos em redes sociais podem ter resultados promissores, tendo em vista que esse é o espaço no qual as pessoas procuram profissionais para solucionar suas questões e atender suas demandas.

Sua presença online é importante justamente porque através desses canais você se coloca disponível para auxiliar pessoas a transformarem seus sonhos em realidade.

No entanto, nem tudo são flores nesse campo. Profissionais do marketing digital alertam que é necessário sempre estar atento às críticas e ao feedback dos clientes que por ventura possam ocorrer nas suas redes sócias.

É preciso agir com cautela para administrar possíveis crises e sempre dar respostas da forma mais rápida possível às dúvidas e questionamentos dos seus contatos.

redes sociais e arquitetura

Usando redes sociais para buscar inspiração e parcerias

Os designers de interiores e arquitetos vivem de buscar inspiração, pois, como artistas que são, precisam exercitar a criatividade a todo momento no seu trabalho.

Nas redes sociais, além de poder visualizar diversos conteúdos que podem servir de inspiração para novos projetos arquitetônicos de reformas ou de construções, existe ainda a grande vantagem da troca de experiências com outros profissionais do ramo.

Grupos de discussão e de troca de experiências podem ser formados, possibilitando até mesmo o fechamento de novas parcerias ou projetos colaborativos.

Encontrando a rede social ideal para arquitetos

Ao contrário de Facebook, Twitter e Instagram, que se caracterizam como espaços mais genéricos, há redes específicas para arquitetos, decoradores e designers. Entre essas, gostaríamos de destacar o Pinterest.

Uma das funções mais interessantes dessa maravilhosa mídia social é a possibilidade de criação de grupos de inspirações. Por meio dessas categorias, você poderá organizar suas ideias ao categorizar as imagens em grupos temáticos.

Esse recurso facilita também a troca de experiências com seus contatos na plataforma. Por meio dele é possível seguir, curtir e compartilhar as inspirações de outros usuários.

Para quem não é muito familiarizado com mídias sociais, o Pinterest oferece também a vantagem de ter uma curva de aprendizado muito tranquila, pois é bem fácil de usar. Além disso, você precisará apenas fornecer seu endereço de e-mail ou os dados de sua conta do Facebook para ter acesso.

Curtiu essas dicas fresquinhas sobre como unir redes sociais e arquitetura? Então aproveite também para conferir um outro artigo com ótimas dicas de painéis do Pinterest de arquitetura para se inspirar e se manter ainda mais bem-informado sobre os assuntos da sua área! Boa leitura!

0 Comentários

  1. Ótimas dicas! Acho que posso adaptar a essas dicas ao meu negócio de vidraçaria em Goiãnia… Obrigado

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This