Sobre Colaboração e Sustentabilidade no SketchUp – Estudo de Caso da Universidade de Massachusetts

Rate this post

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


Leers Weinzapfel Associados, uma premiada empresa de Boston, é especializada em arquitetura, urbanismo e projetos de Infraestrutura. Eles trabalharam recentemente em um edifício de três faculdades com uma estrutura de madeira inovadora para a Universidade de Massachusetts, Amherst. Nós nos encontramos com Tom Chung, Diretor da LWA, para aprender mais sobre como foi a concepção do edifício para os arquitetos, e como a colaboração eficaz ajudou a equipe do projeto a chegar a um design atraente e sustentável.

Você teve um conceito interessante para este projeto: Desenvolver um Edifício que integrasse três departamentos e equipes distintas do seu cliente. Conte-nos mais sobre isso

Nosso trabalho foi projetar uma nova casa para três departamentos relacionados aos estudos da construção civil espalhados por todo o campus da Universidade Amherst de Massachusetts : os departamentos de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Regional e Tecnologia de Construção Civil. O objetivo era reunir esses departamentos para que eles pudessem ter sinergias, colaborar e avançar em suas disciplinas.

O edifício precisava ser inteligente e sustentável, e impulsionar os limites do design espacial, construção e paisagismo … tudo com um orçamento apertado, já que o projeto foi financiado pelo Estado.

Quais foram os problemas de projeto interessantes que você teve de tratar neste projeto?

Além das preocupações previamente estabelecidas, queríamos responder aos contextos de rua existentes e capturar visões-chave em todo o campus. O lugar se estende entre duas ruas com características muito diferentes; Uma é confrontada com os edifícios de maior porte do campus e a outra com estruturas menores que formam a parte histórica do campus. Usando o SketchUp Pro, testamos várias localizações e abordagens de Projeto. Chegamos a um ponto que responde a ambas as condições de rua com um pátio articulado situado entre elas. Nosso arquiteto paisagista, Stephen Stimson, nos ajudou a chegar a um Layout de pátio bem resolvido, bem como um projeto de paisagismo sustentável para todo o lugar.

As “cargas” de duas histórias tornaram-se um ponto focal para o projeto, porque cria um espaço comunitário para os habitantes e visitantes do edifício, responde ao jardim da paisagem no terceiro andar e abre-se no piso térreo para receber o resto do campus.

sketchup-madeira-marcenaria1

Este espaço “comunitário” é animado e sustentado por uma estrutura  tridimensional composta de vigas de madeira e varas de tensão de metal. Estruturalmente, eles tem de suportar o jardim do telhado, que tem até 1/2 metro de solo e plantio denso. Isso começa a testar os limites das estruturas de madeira, mas que lugar melhor para fazer isso do que uma escola projetada para o projeto?

sketchup-madeira-marcenaria2

Criar a estrutura de telhado predominantemente de madeira que você descreve soa muito ambicioso. Por que você escolheu madeira ao concreto ou aço?

Como profissionais, estamos sempre curiosos sobre novos materiais e novas formas de construção. Alexander Schreyer, presidente da Construção e Tecnologia de Construção, foi o principal proponente da estrutura de madeira pelo lado do cliente. E sua área de especialização é uma área de pesquisa chave para seu departamento. Sem esse interesse por parte de Alex, talvez não tivéssemos tido a oportunidade de investigar uma estrutura de madeira. Nós recrutamos a ajuda de engenheiros especialistas em estruturas de madeira, a Equilibrium Consulting, e o que conseguimos foi a primeira massa de estrutura de madeira de seu tamanho e escala nos Estados Unidos! Praticamente toda a estrutura é de madeira maciça: a armação estrutural é composta de vigas e colunas, e o pavimento é composto por uma combinação inovadora de Madeira Laminada (CLT) e concreto. Este piso composto combina elegantemente as propriedades materiais da madeira e do concreto para criar comprimentos longos mais finos que são duráveis, úteis e ótimos para a vibração e controle acústico.

Universidade de Massachusetts

Como o SketchUp ajudou seu processo de design?

Nosso escritório usa o SketchUp como uma ferramenta de design desde o início de praticamente todos os projetos. Podemos modelar coisas facilmente porque é prático e ágil. Testamos diferentes mensagens e conceitos. Dependendo da localização, obtemos um mapa 3D do Google Earth e conectamos e inserimos nosso modelo para melhor compreender contexto. Também fizemos animações em estágio inicial andando pelo nosso modelo SketchUp para mostrar ao nosso cliente o que se sente quando você chega perto do prédio e ao entrar nele. O recurso walk-through também nos ajuda a capturar e demonstrar a qualidade dos grandes espaços.

Quando o cliente pede mudanças já no final do estágio de desenvolvimento do projeto, testamos no SketchUp antes de transferi-lo para os documentos de construção criados no Revit. Também fazemos estudos focados de aspectos específicos de nosso projeto no SketchUp antes de consolidá-los nos desenhos finais. Os estilos de desenho e apresentação do SketchUp são realmente úteis quando o conceito ainda está sendo refinado, mas mais adiante no processo de design usamos extensões de renderização do SketchUp (como o V-Ray) para criar mais imagens fotorealísticas.

Como o projeto abordou a questão da sustentabilidade?

A seleção de uma estrutura de madeira colhida de forma sustentável com o uso de muito pouca energia e carbono. A natureza pré-fabricada da estrutura de madeira também reduz os processos intensivos em trabalho no local e ajuda a acelerar o processo de construção. Se outros clientes e profissionais em todo o mundo optarem por projetar mais estruturas de madeira em massa em vez de concreto ou aço, a indústria poderia ter um grande impacto nas emissões globais de carbono.

Para além da especificação de materiais, o nosso orçamento limitado significava que não poderíamos confiar em estratégias caras renováveis no final do processo de concepção. Nós gostamos de considerar o desempenho do edifício desde o início para reduzir a energia que consome. Nós descartamos uma classificação LEED Platinum e fontes de energia renováveis, já que elas estavam além do nosso orçamento, mas ligamos no campus um ‘sistema de chiller existente que é relativamente eficiente. Também planejamos espaços para que os serviços de aquecimento mecânico e resfriamento pudessem ser dimensionados e distribuídos de forma eficiente.

Ao colaborarmos estreitamente com todos os especialistas do projeto, fomos capazes de tomar um monte de decisões inteligentes e esperamos uma classificação LEED Gold na conclusão.

A colaboração parece ser um grande tema que percorre o projeto – do início ao processo de desenho e pós-conclusão.

A colaboração é muito importante para a nossa prática e foi certamente crucial para o sucesso deste projeto. Houve uma estreita colaboração entre nós e o cliente, representado pelos três diferentes chefes de departamento da UMass. Colocamos muita atenção no planejamento espacial do edifício para garantir que os encontros casuais entre alunos e professores em todos os departamentos fossem maximizados. Esperamos que o projeto crie múltiplas oportunidades para interagir, pulverizar ideias e promover a colaboração multidisciplinar.

sketchup-madeira-marcenaria4

Também trabalhamos em estreita colaboração com nosso consultor de sustentabilidade, o Atelier Ten, e nosso engenheiro MEP, BVH Integrated Services, desde o início do projeto. Não queríamos que o projeto tivesse problemas e que isso gerasse custos adicionais para corrigí-los, por isso fizemos com que a sustentabilidade, o contexto e o programa fossem integrados desde o início. Por exemplo, nós trabalhamos em estreita colaboração com eles, na concepção dos desenhos das fachadas que não tivéssemos muitos vidros onde não eram necessários. Dessa forma, fomos capazes de evitar o brilho e ganhos de calor ruim e ainda capturar pontos de vista chave em todo o campus.

Universidade de Massachusetts

Nosso método de construção não é comum na área de Boston. Colaboramos intensamente com a Equilibrium Consulting com base em Vancouver, Canadá, que são especialistas em estruturas de madeira. Tivemos que pensar com muito cuidado sobre como a estrutura foi articulada, porque ao contrário de concreto ou aço, a madeira estaria em exposição. Tivemos que considerar a espessura das colunas, orientação e conexões, particularmente dentro do espaço comum. Fomos para frente e para trás com a Equilibrium para sincronizar a eficiência e a estética da estrutura. Foi o maior tempo que passei em contato com um engenheiro estrutural em meus vinte anos de prática e foi um projeto muito gratificante.

 

fonte

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This