Quando um cliente busca o apoio de um escritório de arquitetura para realizar uma reforma ou uma construção, é natural que ele espere ver um projeto mais próximo do real possível, provavelmente um projeto desenvolvido em algum Software 3D.
Além disso, um projeto mais detalhado é capaz de prever e de evitar problemas de execução, economizando dinheiro e retrabalho. E, na maioria das vezes, é possível atender a todas essas demandas por meio de um software 3D.
Hoje, esse tipo de tecnologia está mais acessível do que nunca, e softwares como o SketchUp são ideais para quem quer incluir esse recurso no dia a dia sem, contudo, investir em treinamento específico ou comprometer o nível dos orçamentos.
Preparamos, neste post, uma série de benefícios que o uso de software 3D pode acrescentar aos seus projetos e ao relacionamento com seus clientes. Acompanhe:
1. Conquiste o cliente
Um escritório de arquitetura costuma trabalhar com clientes que, em geral, não entendem muito de construção e não possuem experiência suficiente para enxergar a sua futura casa em um conjunto de traços bidimensionais.
Exibir um desenho feito em software 3D vai permitir ultrapassar as dificuldades de visualização que o olho não treinado encontra. Assim, você será capaz de defender o seu projeto com muito mais ênfase ao simular o mundo real.
Outro efeito é a redução no desencontro de informações entre o escritório e o cliente e no nível de insatisfação ao final da obra. Isso vai se refletir em:
fidelização, uma vez que o cliente vai voltar para você quando precisar de mais um projeto; e
divulgação, já que o cliente vai indicar o seu escritório para os conhecidos.
Afinal, todos sabemos impacto que uma obra tem no emocional de quem não está acostumado com isso. Ao reduzir as chances de enganos, retrabalho e desperdício, você vai aprofundar a confiança do seu cliente.
2. Mude os rumos do seu escritório
Um dos principais problemas encontrados por quem está começando o seu escritório de arquitetura é a questão do perfil dos trabalhos. Muitas vezes, no começo, você aceitará trabalhos que não são relacionados ao que você quer e gosta de fazer, de forma a manter o seu escritório ativo e gerar fluxo de caixa.
Isso, embora faça com que seu escritório fique mais conhecido, também pode fazer com que ele tome uma direção inesperada e se afaste das suas ambições iniciais.
Nesse caso, um software 3D de fácil utilização pode ser um grande aliado em estratégias de marketing de reposicionamento. Sem alto custo e com pouco tempo dedicado, você pode elaborar projetos voltados para os seus interesses e divulgá-los em salões ou na internet.
Assim, esses desenhos funcionarão como um chamariz para potenciais clientes, que chegarão alinhados com a visão do seu escritório. Você iniciará, então, o portfólio que sempre sonhou.
3. Economize com um software 3D
É muito comum questionar a questão orçamentária, uma vez que as licenças para softwares desse tipo podem ser caras. Em geral, elas variam de R$ 0 a R$ 20 mil, dependendo do tipo de programa que se adéqua melhor ao tipo de projeto com o qual você trabalha.
No entanto, muitas vezes, um desenho 3D de renderização mais simples já é o suficiente para ser capaz de visualizar uma obra de diversos pontos de vista. Isso permite 2 formas de economia:
Tempo de trabalho
Um software 3D é capaz de calcular sozinho os diversos ângulos de um projeto. Assim, a economia de tempo ao elaborar uma proposta é enorme, pois você não precisará desenhar cada um dos lados.
Além disso, você pode realizar alterações profundas nos projetos sem precisar recomeçá-los do 0, como é comum em programas CAD mais antigos ou mesmo em papel.
Outra ferramenta que alguns softwares possuem e que economiza tempo é um banco de formas, de texturas e de cenas, que podem ser incorporados ao seu projeto sem que sejam criados desde o início.
O SketchUp, por exemplo, oferece uma série de itens no seu armazém 3D, que são criados por outros usuários e que podem ser baixados.
Desperdício na obra
Estima-se que o gasto com desperdício e retrabalho em uma obra em andamento chegue a 5% do orçamento. Com o auxílio dos softwares 3D, essa soma se reduz drasticamente, uma vez que você será capaz de evitar, ainda no desenho, possíveis erros de cálculo.
Dessa forma, é mais difícil ser pego de surpresa com um cano mal posicionado ou uma viga fora do lugar — adversidades comuns que desperdiçam dinheiro e tempo do cronograma.
4. Orce e crie um cronograma com exatidão
Um projeto estruturado num software 3D gera um banco de dados fiel e confiável, que deve ser usado para realizar o orçamento da obra.
Não só as dimensões reais das superfícies estarão disponíveis, mas você será capaz de ver no desenho o que deve ser estruturado antes, nos mínimos detalhes.
Isso permite organizar um cronograma mais certeiro, evitando surpresas no decorrer da execução que impactariam no orçamento da obra.
O resultado é um orçamento preciso, baseado em um cronograma otimizado para o projeto e personalizado para as particularidades de cada obra.
A utilização dessa tecnologia no mundo da arquitetura é comparada, por diversos profissionais da área, ao avanço que o computador representa diante da máquina de escrever. Embora não seja uma ferramenta difundida em 100% dos escritórios de arquitetura, a implementação desses softwares é apenas uma questão de tempo.
De maneira concomitante, os desenvolvedores desses programas investem cada vez mais na usabilidade, tornando o seu uso intuitivo e sem a necessidade de muito treinamento para poder utilizá-los.
Investem, também, em funções de integração com outros softwares e aplicativos, como a possibilidade de incluir um projeto no Google Earth.
Ou seja, implementar o uso de um software 3D no seu escritório de arquitetura permite dar passos em direção ao futuro e mostra que você é capaz de oferecer o que há de melhor para os seus clientes.
O seu escritório está preparado para essa revolução? Nós podemos ajudar! Entre em contato conosco para começar a explorar o universo do software 3D.