Com tanto software para engenharia civil que inclui funcionalidades específicas — como modelagem, design, simulações e ferramentas de mapeamento —, os engenheiros civis deixaram a velha forma manual de produzir projetos para construções.
Agora, diversos tipos de programas são usados, tanto por engenheiros que já exercem a profissão quanto por alunos do curso de engenharia civil. Esses softwares servem como ferramentas para tornar os trabalhos mais práticos sem que percam a qualidade.
Contudo, diante de tanta diversidade de programas para esse ramo, acaba ficando difícil escolher o mais adequado para um projeto. Pensando nisso, separamos alguns dos mais usados atualmente.
ZWCAD
O ZWCAD é um dos softwares usados para elaboração e documentação dos projetos de construção. Ele é empregado em diversas consultorias e empresas de design estrutural em todo o mundo.
Afinal, utiliza modelos de engenharia dinâmicos para vincular a elaboração de produção aos projetos, de modo que qualquer alteração ocorrida em uma parte possa se refletir automaticamente ao longo de todo o arquivo do projeto.
Assim, o Software para engenharia civil ajuda a economizar dinheiro e tempo, uma vez que você não precisa fazer as mudanças uma após a outra. Além disso, o sistema CAD ajuda a criar um processo de trabalho simplificado em um poderoso ambiente de aplicação que incentiva a velocidade e a precisão nas obras do engenheiro civil. Quer fazer uma avaliação GRATUITA? Clique aqui e baixe o Software.
SketchUp
O SketchUp é um software de modelagem 3D para criar objetos geométricos tridimensionais, como modelos arquitetônicos, modelos de escala, itens de design de interiores e peças funcionais.
Esse programa lhe dá a combinação perfeita de simplicidade e qualidade. O SketchUp é conhecido por sua interface amigável e intuitiva de aprendizado fácil.
Na engenharia civil, ele é útil desde os primeiros estágios de projeto até o final da construção, programação, diagramação, desenvolvimento de design interior, detalhamento, documentação, RFIs etc.
Também inclui uma funcionalidade de layout de desenho, permite a renderização de superfície em “estilos” variáveis, acomoda programas de plug-in de terceiros (hospedados em um site chamado Extension Warehouse).
Revit
O Revit é um software de design e documentação arquitetônica criado pela Autodesk para arquitetos e profissionais de construção. As ferramentas e os recursos que o compõem são especificamente projetados para suportar fluxos de trabalho de modelagem de informações de construção.
Cada modelo com o Revit representa um projeto inteiro e é armazenado em um único arquivo de banco de dados. Isso permite que as mudanças feitas em uma parte do modelo sejam propagadas automaticamente para outras partes, aumentando o fluxo de trabalho para usuários desse programa.
Ele é bastante usado por arquitetos e outros profissionais de construção para ajudar a reduzir o risco, obter informações sobre como os edifícios serão realizados antes do início da construção, desenvolver projetos de melhor qualidade e melhorar a entrega do projeto.
Tricalc
Desenvolvido para projetos de estruturas em concreto armado e mistas, o Tricalc Concreto, que soma mais de 30 anos de evolução, é um dos mais modernos softwares da construção civil atual. Dinâmico, traz uma série de inovações que beneficiam projetistas em todo o planeta.
O Tricalc Concreto oferece inúmeras vantagens para seus usuários, vamos destacar algumas. A interface gráfica própria é um ponto positivo, pois dispensa o uso de outro software de CAD. Seu avançado editor gráfico possibilita o lançamento preciso em 3D, o controle total da estrutura pelo projetista e a diminuição do tempo de concepção.
O Tricalc surge como único software do segmento no país que integra com perfeição o cálculo, o dimensionamento e o detalhamento de diversas estruturas. Concreto, metálicas, madeira, alvenaria estrutural, muros de arrimo e estacas ficam em uma mesma estrutura e em um único arquivo.
Escolha do software
Antes de qualquer coisa, é importante fazer a escolha certa quando se trata de adquirir um software que auxiliará o seu projeto. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você:
Faça um test drive
Cada software possui suas diferenças, como layouts, funcionalidades e ferramentas. Por essa razão, acaba sendo difícil saber qual deles se adéqua melhor a determinado projeto.
Então, não há nada melhor do que pôr a mão na massa para conhecê-lo, não é mesmo? Para isso, é importante que você procure usar as versões de teste dos softwares para entender o seu funcionamento e decidir qual o melhor para ajudar a cumprir os seus objetivos.
Converse com colegas experientes
Outra boa opção é ouvir o que os seus colegas de trabalho têm a dizer sobre o funcionamento de determinado software. Procure pessoas que já o usaram profissionalmente e veja o que elas acharam, quais foram as dificuldades, as ferramentas que otimizaram o trabalho etc.
Se você não tiver um colega de trabalho que já tenha usado o programa, não se desespere. Vá a fóruns, sites e redes sociais buscar a experiência de outros usuários.
Verifique a história e a experiência do fornecedor
Como na maioria dos casos, podemos razoavelmente assumir que o histórico passado é um bom indicador do desempenho futuro. Uma questão importante é saber há quanto tempo ele está no mercado, há quanto tempo mexe com software para engenharia civil.
Para obter uma imagem verdadeira, é importante olhar como os clientes estão usando os sistemas e quais são seus comentários. O site dele inclui uma lista ou página do cliente? Confira o que os clientes dizem em depoimentos ou entre em contato com os próprios clientes para comentários.
Avalie a segurança
A segurança é uma grande consideração, porque a empresa de software provavelmente estará lidando com informações críticas para nós — projetos de construção e documentações. Precisamos ter certeza da segurança de nossos dados e se não há riscos de estarem comprometidos.
Em casos extremos de quebra do sistema causada por erro de instalação, desastre natural, falha técnica etc., é importante que os seus dados sejam com frequência e adequadamente protegidos. Por isso, verifique se há a função de backup de dados disponível.
A escolha de um software para engenharia civil é um momento único para o engenheiro, então faça da melhor forma. Priorize a análise das suas necessidades e verifique se o software escolhido atende à maioria dos recursos que são importantes para você. Não existe um pacote de software melhor, mas existe um que é melhor para o seu projeto.
Gostou do nosso post sobre software para engenharia civil? Então, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e os ajude a dominarem o assunto!