David Santos recriou a cena da “Lake Lugano House”, uma casa maravilhosamente projetada pela JM Architecture, que foi modelada no SketchUp e renderizada com o V-RAY for SketchUp como parte de um estudo pessoal baseado na iluminação HDRI de um entardecer. Acompanhe David neste artigo enquanto ele nos leva do início ao fim do projeto. Aproveite e conheça todas as técnicas aplicadas!
Introdução
O projeto Lake Lugano House (casa situada em Brusino Arsizio, Suíça) nasceu da minha motivação em explorar as novas possibilidades oferecidas pelo SketchUp e o V-Ray. É um estudo pessoal de uma casa projetada pela JM Architecture na costa do lago Lugano, na Suiça.
Meu objetivo com este projeto foi estudar as cenas do crepúsculo com iluminação interior e exterior artificial, e este processo levou quase duas semana para ser concluído. Eu também tentei alcançar uma aparência foto realista usando a função de profundidade de campo (depth of field) no V-Ray para SketchUp. Houve um foco em imagens nítidas e ricas em contraste conseguidas graças ao plugin de classificação de cores cinematográfico usado durante a pós-produção no Photoshop.
O projeto também inclui uma imagem de céu nublado e interior dourado. Os tons vistos aqui foram alcançados usando, principalmente, o Photoshop.
Sobre a Casa
Situada na encosta de uma colina, às margens do Lago Lugano, a vila é constituída por dois volumes organizados em diferentes níveis devido à topografia particular do local. Um pavilhão de vidro de forma poligonal com bordas arredondadas está acima de um bloco subterrâneo linear. A sala de estar e de jantar, a cozinha e os espaços de armazenamento estão localizados no pavilhão, enquanto quartos, banheiros e garagem estão no nível inferior.
Cada nível relaciona-se com espaços exteriores independentes que estão intimamente relacionados com os interiores. O pavilhão de vidro tem vista para duas áreas definidas: O primeiro, em direção à montanha, é uma zona muito privada na área entre a linha de propriedade e a linha de recuo da construção, criada de acordo com o código de construção local. O segundo é um jardim com vista para o lago. Da mesma forma, os quartos dão vista para o jardim cercado pelo edifício e pela parede do perímetro. O anel, obtido entre a parede perimetral acima e o pavilhão, amplifica o espaço interior, fazendo-o parecer muito maior do que realmente é.
O projeto
Este projeto teve sua origem há três anos atrás. Eu estava navegando na web, procurando referências sobre o uso de iluminação HDRI, e eu encontrei um projeto que chamou minha atenção imediatamente. Foi a cena 3D da Lake Lugano House por James Pickford, então eu disse a mim mesmo que um dia eu tentaria refazer esta casa e alcançar o mesmo tipo de aparência nas renderizações.
Depois de muitos projetos encomendados para clientes, eu decidi que era hora de fazer um projeto pessoal – um projeto no qual eu poderia explorar muitas coisas que eu aprendi ao longo dos anos. Alcançar a aparência e sensação trazida por um crepúsculo era algo que eu sempre fui fascinado, desde que comecei na ArchViz, e alcançar esse estado de espírito onde iluminação interior e iluminação ambiente são combinados em equilíbrio foi um objetivo para mim durante este projeto pessoal.
Quando finalmente comecei, o projeto foi adiado devido à quantidade de trabalho que eu tinha, e eu era incapaz de completá-lo. Mas, depois que o tão aguardado SketchUp 2015 de 64 bits saiu, eu sabia que era um ótimo momento para retomar esse projeto e testar as novas capacidades.
Por quê o SketchUp?
Porque eu o amo! O SketchUp é uma ferramenta muito poderosa e que por ser tão simples de utilizar muitas vezes é subestimada. Deixe-me mostrar o verdadeiro poder deste incrível software. Como eu disse antes, os começos do projeto remontam ao ano passado, quando eu comecei a modelar com um desenho CAD cru que eu fiz a partir de imagens dos desenhos originais. Depois de muitos testes, encontrei a maneira correta de modelar.
Seleção do projeto
Por que essa casa?
Fácil! A primeira vez que eu coloquei os olhos nela, a arquitetura me seduziu. A simplicidade da resolução arquitetônica é tão clean e complexa ao mesmo tempo. Foi um desafio dar detalhes e mantê-la limpa. O vidro curvo é um dos elementos que eu pensei ser importante resolver bem, junto aos arredores e o design exterior. A combinação de cascalho e grama foi um grande desafio no SketchUp. A cor branca predominante e a necessária atenção aos detalhes também fizeram deste projeto um verdadeiro desafio.
O processo foi iniciado reunindo tanta informação quanto possível, começando com os desenhos da casa e fotos.
Eu também busquei muitas referências visuais para me inspirar e sentir o que eu estava realmente estava buscando.
Esboço rápido no CAD
Como eu não tinha os desenhos originais e havia, apenas algumas referências, muito do projeto foi adivinhado e feito “no olho”.
Modelagem: A abordagem da modelagem do “Anel”
Como a casa não tem ângulos de 90 graus, desenvolvi um sistema em que todas as partes dela são modeladas em equilíbrio a partir da fachada de vidro principal.
Como você pode ver neste processo, as etapas são:
- Criei um plano que seria o volume e a forma da construção
- Defini as vigas e colunas
- Fechei com a fachada de vidro e o telhado
Detalhando a Geometria
Entrar nos pequenos detalhes levou tempo e eu usei três plugins do SketchUp para ajudar a alcançar o que eu pretendia:
- Floor Generator – para criar o padrão de piso interior e exterior
- Round Corner – para dar detalhes às arestas
- Fur – Para criar grama e árvores. (Hoje essa função o V-Ray tem nativamente)
Modelagem (vista do SketchUp e VRay)
A modelagem interior foi relativamente simples dado que a própria arquitetura é muito do projeto. A modelagem exterior foi conseguida com as fotos de referência da casa original, com ênfase na vegetação e cascalho.
A Vegetação
Proxies utilizados nesta cena foram de diferentes coleções: EVERMOTION, CGAxis, Arroway Textures e várias fontes gratuitas. O primeiro conjunto de Proxies do SketchUp e VRay foi usado no nível do solo, o segundo grupo como árvores de fundo.
Materiais SketchUp e Vray
Após a fase de modelagem, a etapa seguinte do processo foi a aplicação de materiais. Acima está como o modelo parecia sem textura. Houve três materiais que eu dei atenção especial. Suas configurações foram as seguintes:
Materiais padrão
O resto dos materiais foram muito simples, basicamente Diffuse e uma camada de Reflection:
Iluminação no VRay
A iluminação interior e exterior foi criada usando uma mistura de luzes IES e Sphere:
Então, a iluminação global foi conseguida com um V-Ray Dome Light carregado com HDRI (1957 Dusk Clear por Peter Guthrie):
Renderização
As configurações de renderização em V-Ray foram as seguintes:
Enquadramento: Composição Fotográfica
Abaixo você pode ver o que está por trás do enquadramento das imagens finais.
Pós-produção SketchUp, Vray e Photoshop
Aqui estão os estágios da pós-produção:
- Composição do Photoshop (camadas de captura de tela)
- Correção de erros de renderização (processamento RAW)
- Correção de Cores (Comparação)
- Níveis e brilho (Comparação)
- Visão de cores (Efeitos)
- Efeitos fotográficos (Imagem de acabamento).
Gostou do resultado? Com o novo V-Ray 3 para SketchUp você pode alcançar efeitos como esses e muito ir além! São mais de 500 materiais gratuitos. Clique no banner abaixo e faça o download da nova versão do maior e mais completo software de renderização do mundo!