OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.
Em nossa busca sem fim para ajudar os usuários do SketchUp a criar os melhores documentos (e tirar o máximo proveito dos seus modelos), criamos as Tabelas: uma ótima maneira de gerenciar planilhas no LayOut.
Bons documentos se comunicam através de desenhos e informações. Nós pensamos que vale a pena gastar tempo para aprimorar as partes de seus projetos de desenho que geralmente não recebem muita atenção. As tabelas não precisam apenas ser funcionais, elas também tem de ser claras! E quando elas são claras, são mais legíveis e transmitem informações de forma mais eficiente. Neste post vamos mostrar como gerenciar planilhas no LayOut.
Enquanto você pode facilmente criar tabelas originais e inserir dados manualmente, imaginamos que você pode querer melhorar planilhas que já existem. Assim como as viewports de modelos do SketchUp, as Tabelas do LayOut podem ser conectadas dinamicamente aos seus arquivos de origem (como XLSXs ou CSVs). Vamos dar uma olhada em como você pode usar as Tabelas para inserir dados e gerenciar planilhas em seus documentos.
Inserindo planilhas formatadas no LayOut
Vamos começar com uma planilha formatada – algo que você criou no Microsoft Excel ou nas Planilhas do Google. Quando você inserir um arquivo XLSX no LayOut, você verá a opção para manter sua formatação (marque a opção Importar formatação do Excel). A partir dai, você pode continuar a gerenciar os dados da planilha no aplicativo de origem, enquanto atualiza a referência da Tabela conforme necessário no LayOut (clique com o botão direito do mouse> Atualizar Referência da Tabela).
A formatação adicional da tabela pode ser feita através do painel Shape Style dentro do LayOut. E caso você queira manter qualquer estilo LayOut atualizado como as alterações de dados da planilha, você pode acessar as opções de referência do Excel da tabela (apenas um clique com o botão direito do mouse) e desmarque essa caixa de seleção de formatação. Isso permite que você prossiga com o belo estilo do LayOut, mantendo o link para os dados da planilha.
Denominação de dados brutos com tabelas de scrapbooking
À medida que você desenvolve um estilo de tabela de bom gosto, é uma boa ideia começar a criar Scrapbooks personalizados para que você possa reutilizar rapidamente essa formatação para qualquer outra Tabela com alguns cliques na ferramenta Estilo. À medida que seus Scrapbooks do LayOut crescem, reunir bons documentos torna-se um processo rápido e agradável.
Por exemplo, digamos que você use o Gerar relatório do SketchUp Pro ou qualquer extensão que extraia informações de descolagem do modelo do SketchUp para um arquivo CSV. Quando você importa esses dados brutos em uma tabela LayOut, ele vem sem qualquer formatação. Basta provar o seu estilo Tabela – acessível em um Scrapbook – e seus dados são instantaneamente formatados. Quando o modelo do SketchUp mudar, basta reexecutar o relatório de descolagem e atualizar a referência do LayOut para esse arquivo de origem.
As tabelas combinam os melhores comportamentos de um aplicativo de planilha (Excel, Planilhas Google) com os melhores comportamentos de um editor de tabelas (Word, Google Docs) e, é claro, o estilo e composição exclusivos do LayOut. Leia mais sobre Como adicionar tabelas a um documento na Central de Ajuda do SketchUp enquanto procura o novo recurso de tabelas.