Como utilizar o Google Earth para projetos de arquitetura?

Rate this post

Um arquiteto de talento precisa de um lápis, uma régua e um papel para criar. Mas, mesmo que isso seja o suficiente para elaborar bons projetos de arquitetura, a tecnologia é uma aliada do profissional que quer praticidade e eficiência no seu trabalho, além de uma boa apresentação para o cliente.Um grande exemplo disso é o Google Earth, usado como suporte para projetos de arquitetura no mundo inteiro.

Você ainda não usa? Então é hora de saber tudo o que você precisa para começar:

O começo: o que é e como funciona o Google Earth

O Google Earth é um dos principais esforços da gigante de busca ainda em seus primeiros anos de expansão. O software foi lançado no início dos anos 2000, a partir da montagem de diversas imagens de satélites e um poderoso sistema para gerar um mapa completo do nosso planeta.

Desde então, o Google Earth recebeu diversas melhorias como histórico de imagens, informações de tipografia e o famoso Street View, que nos permite passear por ruas como se estivéssemos lá.

Para utilizá-lo, fazendo o download da versão padrão ou a Pro, que também é gratuita, com funções úteis para profissionais de várias áreas, principalmente da engenharia e arquitetura.

Google Earth para projetos

Diferenças entre Google Earth e Google Maps

Você deve usar bastante o Google Maps e ter a mesma dúvida que a maioria das pessoas: qual é a diferença entre os dois?

A empresa americana decidiu separar os dois produtos pela natureza de uso de cada um:

  • Google Maps: O Maps é uma versão voltada para a procura de informações, totalmente integrada ao buscador do Google. É focada no público geral que precisa encontrar endereços, rotas e pesquisar sobre estabelecimentos comerciais.

  • Google Earth: O Earth possui um caráter mais profissional, com informações mais detalhadas de topografia, estruturas e simulações para ajudar principalmente quem trabalha com planejamento, projetos e construção.

Por isso, se você ainda não utiliza o Google Earth em seus projetos de arquitetura, pode estar perdendo uma grande quantidade de informações relevantes que o Maps não disponibiliza.

Mudando a vista: as vantagens de usar o Google Earth em projetos de arquitetura

Mas quais são realmente as vantagens de usar o Google Earth na hora de projetar? Nós separamos algumas características importantes desse software que facilitam muito a vida de um arquiteto:

Medição de áreas

O Google Earth tem uma ferramenta de medição precisa para conhecer a fundo o terreno que vai receber o projeto, no caso de alguma dificuldade ou empecilho que te impeça de obter essas informações.

Com a medição ponto a ponto, é possível calcular a área de qualquer espaço, por mais irregular que seja e independente do seu tamanho.

Informações sobre topografia

Além das dimensões, é possível coletar diversas informações sobre a topografia do terreno ao utilizar o Google Earth.

Ele pode ser usado para prever altimetria, obstáculos naturais e até a incidência de luz solar ao longo do dia, dados que facilitarão seu trabalho na hora de projetar.

Criação de maquetes virtuais

O Google Earth permite que você exporte seções de terreno para programas de projeção 3D e também que importe suas maquetes virtuais para dentro do mapa.

Com isso, é possível uma visualização precisa e realista do projeto, tanto para corrigir possíveis erros quanto apresentá-lo ao cliente.

Passeios virtuais

E ainda na área da apresentação, você pode usar o Google Earth para passear pelo local e mostrar como ficará o resultado final.

Demonstrar a sua ideia de forma fotorrealista e em diversos ângulos é um grande fator incentivador de compra para o cliente leigo que tem dificuldades em imaginar espacialmente o projeto.

Hora de projetar: dicas para utilizar o Google Earth para seus projetos

Mas como aproveitar essas vantagens no dia a dia do seu trabalho? Nós temos algumas dicas para que você comece a se ambientar e introduza o software no seu processo de criação:

 

Google Earth para projetos

Baixe imagens de alta resolução

A primeira grande vantagem da versão Pro gratuita do Google Earth é a possibilidade de extrair e salvar imagens de até 4800 x 3200 pixels.

Assim, você pode fotografar o local para onde projeta de diversos ângulos, pegar detalhes das construções em volta ou de certas características de terreno.

Com tantas informações em mão, fica mais fácil se inspirar e encontrar as melhores soluções de projeto.

Faça vídeos em HD de maquetes virtuais

É muito fácil criar vídeos no Google Earth Pro para apresentar projetos e maquetes virtuais. Basta criar um roteiro na seção “Lugares”, clicar no ícone de câmera no menu superior e começar a gravar.

Essa é uma solução prática e elegante para demonstrar uma maquete virtual em reuniões, apresentações e congressos, e ainda é possível adicionar uma narração em tempo real.

Importe terrenos do Google Earth para o SketchUp

A forma que os arquitetos no mundo todo mais utilizam para incluir o Google Earth em seus processos criativos é em parceria com o SketchUp. O software de projeção e modelagem de maquetes 3D importa nativamente e em segundos qualquer área ou terreno destacado.

Para isso, basta abrir o Google Earth, enquadrar a área que você deseja importar e clicar no botão “Obter exibição atual”. Pronto! A mesma vista que você escolheu estará incluída em seu projeto do SkecthUp.

Veja neste video a utilização do Geolocalização do Google Earth para estudo de implantação paineis solares no SketchUp.

Crie curvas de nível a partir do Google Earth para projetos

E você ainda pode aproveitar as informações de topografia para criar curvas de nível no seu projeto feito pelo SkecthUp.

Você só precisa ativar a opção de terreno, criar uma pilha de planos que cubram todo o modelo e, no menu do botão direito do mouse, escolher a opção “Interseção com o modelo”.

O resultado final pode ser exportado em DWG para recriar o terreno e ser reutilizado em seu projeto.

Essa é apenas uma introdução sobre tudo o que o Google Earth pode fazer na hora de criar projetos de arquitetura. O que você está esperando para experimentar?

Nenhum software substitui o talento de um arquiteto, mas facilita muito o seu trabalho e economiza tempo. E se você pensa assim também, então compartilhe esse artigo com seus colegas de profissão!

 

TAMBÉM QUERO ESCREVER PARA A TOTALCAD! COMO FAZ?

Tem algum assunto legal sobre o Sketchup, Vray, Arquitetura, Design e gostaria de publicar aqui no blog da totalcad? É fácil, só mandar um e-mail para blog@totalcad.com.br que te daremos as instruções e seu texto poderá ser publicado aqui com todos os créditos

0 Comentários

  1. Gostaria de saber se posso pegar os modelos 3d de prédios e casas do Google earth ara fazer meus cenários no SketchUp, se alguém souber me dizer se existe algum pluguim para isso, ficarei muito grato.

  2. muito obrigado g0stei

  3. Christianne Mendonçasays:

    Gostei bastante de conhecer as funcionalidades mas um post no estilo “how to” ficaria muito bom e seria de grande ajuda.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This