Case de Sucesso: A arte da iluminação encontra o poder do ARCHLine

Rate this post

Conheça Cyrille Chabert, um profissional de iluminação que vem criando plantas e animações digitais em 3D usando a família ARCHLine há menos de um ano. 

Apresentando Cyrille Chabert

Cyrille Chabert começou sua carreira como diretor de iluminação em teatros e óperas há cerca de 30 anos atrás. Ao decorrer do tempo, sua profissão o levou para França e Europa em diversas turnês.

Ele desenvolveu um interesse precoce na criação de plantas, que ele inicialmente desenhava com as mãos. No final dos anos 90, ele começou a trabalhar com softwares 3D como Wysiwyg e Capture Sweden (do qual era testador beta), permitindo a renderização em tempo real de imagens para eventos.

Seu trabalho envolveu principalmente a projeção de luzes com base na luz natural, planos de montagem de palco, tudo isso atendendo aos requisitos do show.

Com o passar do tempo e o aumento de sua experiência, seus colegas de profissão ficaram impressionados com sua capacidade de lidar com plantas, além do aspecto da iluminação. Há mais de 30 anos, pouquíssimas pessoas estavam usando plantas geradas por computador, e isso levava muito tempo para obter resultados que não eram ideais!

Ele logo se interessou pelo design de plantas auxiliado por computador, reconhecendo o potencial da ferramenta para obter resultados eficientes e a capacidade de fazer alterações a qualquer momento para obter documentos finais precisos.

De diretor de iluminação a diretor técnico

Por cerca de quinze anos, enquanto ainda se dedicava ao design de cenários e iluminação, Chabert trabalhou como diretor técnico, organizando planos de montagem e trabalhando para vários teatros em Paris e em outros lugares, dependendo das necessidades e das turnês.

Ele também estava envolvido em serviços de direção técnica. Hoje, como freelancer no sul da França, ele trabalha com gerenciamento de eventos.

Imagem do projeto de “casamento internacional” de Cyrille Chabert feito com o ARCHLine.XP Lite

Recentemente, ele trabalhou em projetos para casamentos, incluindo um casamento internacional com um orçamento de tamanho significativo.

Sua atividade principal, no entanto, está mais voltada para eventos corporativos (convenções, seminários etc.), tanto para empresas estrangeiras quanto para eventos particulares. Ele é regularmente procurado por empresas de produção para gerenciar os aspectos técnicos dos eventos.

Usando o ARCHLine.XP e o ARCHLine.XP LIVE há pouco menos de um ano, Cyrille Chabert, que, sem treinamento formal, cria projetos impressionantes. Você encontrará suas percepções sobre essas ferramentas de software, bem como algumas de suas realizações!

Para começar, quais são as restrições de sua atividade?

“A primeira restrição para mim foi poder ler e importar arquivos DWG, a fim de trocar informações com diferentes partes interessadas do projeto.

Eu não estava totalmente satisfeito com o CAD porque queria poder desenhar diretamente em 3D para evitar a necessidade de extrusão, adição de material, etc.

Além disso, também tenho a restrição da velocidade: 

  • Por exemplo, talvez me peçam para fazer uma apresentação sem entrar em detalhes no dia seguinte para ver se o projeto ou a ideia é viável no campo… Nesses casos, posso fazer propostas muito rapidamente!
  • Outro ponto é que, quando o projeto avança, às vezes é necessário fazer modificações rapidamente em termos de layout ou apresentação.”

Você usa os recursos de gerenciamento de iluminação do ARCHLine.XP e do ARCHLine.XP LIVE?

“Sim, com certeza, na verdade, eu criei e compartilhei um vídeo no LinkedIn para um projeto em Mônaco. Eu o configurei em tempo real, começando às 18h30, o que corresponde à iluminação externa real e, no vídeo, acompanhamos o anoitecer com renderizações de iluminação mais interessantes do que em plena luz do dia.

Como venho da área de iluminação, isso é algo que tenho bastante sensibilidade para mim, tanto em termos de execução quanto, principalmente, de viabilidade. Com a iluminação, às vezes podemos fazer qualquer coisa e ser criativos, mas nem sempre isso é tecnicamente possível.

Nesse vídeo, trabalhei em tempo real com restrições de hardware, restrições de RGB e restrições de LED. Foi uma surpresa agradável para mim, pois o ARCHLine não foi projetado especificamente para iluminação, mas o resultado foi muito bonito e realista.

Depois de trabalhar um pouco no ARCHLine.XP LIVE com um projeto exportado do ARCHLine.XP Lite, o resultado funcionou extremamente bem e ficou próximo da realidade! É realmente uma garantia de sucesso e segurança: você está vendendo algo que pode ser alcançado!”

Como o ARCHLine e o LIVE atenderam às suas necessidades?

“O software atendeu facilmente às minhas necessidades de execução de desenhos, simplesmente com a compatibilidade de importação e exportação de arquivos. Isso me permite trabalhar diretamente em 3D. Na maioria das vezes, uso arquivos DWG simples nos quais importo minhas ferramentas e bibliotecas para colocar elementos na cena.

Economizei tempo ao criar o modelo apenas uma vez e ao definir a cena com o ARCHLine.XP Lite.

 

Então, se o cliente quiser ter uma visão mais realista do projeto com uma renderização em 3D, possíveis circulações, o ambiente… Eu uso o ARCHLine.XP LIVE. Mas isso não é automático porque requer mais tempo e esforço. 

Anteriormente, eu tinha três etapas: 2D, 3D e 3D com materiais, mas agora tenho apenas uma ou duas etapas com desenho 3D direto, o que me permite exportar imagens e plantas 3D. Em seguida, dependendo das necessidades do cliente, posso fornecer imagens ou um vídeo com o ARCHLine.XP LIVE. A representação no LIVE às vezes ajuda a tomar uma decisão.”

Como foi a transição do ARCHLine.XP para o ARCHLine.XP LIVE em seus projetos?

“Funcionou bem! Como em todos os desenhos, é necessário ter precisão. Os refletores que uso são retirados de uma biblioteca BIM. Por meio do ARCHLine.XP LIVE, ajusto sua potência, intensidade e colorimetria, trabalhando com brancos quentes e frios… Portanto, é importante ser bastante preciso em seu trabalho para alcançar o resultado desejado.”

Você usa alguma outra ferramenta ou software?

“Eu uso as bibliotecas BIM do SketchUp® porque me concentro no projeto geral em vez de desenhar itens individuais, como mesas ou cadeiras. Então, pego modelos que posso modificar no ARCHLine, alterando seu tamanho, posição, textura… Deve-se reconhecer que ele é muito prático. Esse é um dos motivos que me levaram ao ARCHLine!

Inicialmente, experimentei o ZWCAD, mas depois de recomendações, comecei a usar o ARCHLine de acordo com minhas necessidades e uso. Hoje, uso o ARCHLine 90% do tempo e, ocasionalmente, alguns elementos do SketchUp®. Adotei totalmente o ARCHLine e tento continuar com ele e encontrar otimizações para meus projetos!”

Quais são seus recursos favoritos do ARCHLine?

“No ARCHLine.XP, gosto de tudo em geral. No entanto, é um pouco diferente porque o ARCHLine.XP tem ferramentas disponíveis para construção e arquitetura, que não são a minha área. iluminação ARCHLine

Adaptei o ARCHLine para utilizá-lo da melhor forma possível para minhas necessidades de planejamento de eventos.

Muitas vezes tento usar os recursos de uma maneira diferente para atender aos meus objetivos. O que é interessante é poder usar um software com uma base comum e aplicá-lo a um setor que não está particularmente bem equipado com um software adequado.”

Projeto de evento de Cyrille Chabert feito com ARCHLine Lite

 “Agora, a resposta mais detalhada sobre minhas funções favoritas, tem algumas! Por exemplo, a possibilidade de estabelecer uma construção com base em um PDF de forma rápida e fácil, extrudar, criar paredes… É fácil e rápido!

Outro ponto forte do ARCHLine é o gerenciamento de escala ao fazer saídas de papel. Acho que isso é uma dificuldade em vários softwares, a começar pelo CAD. Quando você entende o que está acontecendo, tudo bem, mas no início pode ser confuso. Com o ARCHLine, estamos em uma escala de 1 e, em seguida, podemos gerar escalas diferentes de acordo com o tamanho do papel. É simples e não há risco de erro.

No geral, o que eu destacaria é a velocidade e a facilidade de implementação.” 

 Agora quais são seus recursos favoritos do ARCHLine LIVE?

“Considero o ARCHLine.XP LIVE um pouco como um brinquedo, um espaço onde é possível se divertir e entrar no mundo real! Gerenciar luzes é realmente fascinante para mim, e o software merece continuar sua jornada de aprimoramentos.

Também temos todas as pequenas ferramentas para criar imagens ou ferramentas para fazer timelapse em situações da vida real.

O que é ótimo no LIVE é que você não fica sobrecarregado com recursos e submenus; as coisas são feitas de forma simples, especialmente considerando que sou autodidata neste software. Você pode descobrir tudo facilmente em poucas horas e criar visuais muito agradáveis! iluminação ARCHLine

Por fim, há algo impressionante no ARCHLine.XP LIVE: você pode importar telas e televisores nos quais também pode adicionar conteúdo multimídia que funciona!”

Projeto ARCHLine.XP LIVE com uma imagem (pintura) e um vídeo integrado nos materiais (TV). Fonte: CADLINE

“Quando você tem os logotipos e as placas de publicidade do cliente e, de repente, você reproduz o evento em tempo real, incorporando elementos que os tocam e os preocupam diretamente, é impressionante!”

 Como você aprendeu a usar o ARCHLine sem treinamento formal?

“Comecei seguindo tutoriais e transmissões ao vivo da ZW France no YouTube, que foram bastante agradáveis e me permitiram conhecer o software. Depois, confiei em minha experiência e em vários treinamentos anteriores. Não excluo a possibilidade de fazer um treinamento específico no futuro. Também visito regularmente o canal.” iluminação ARCHLine

 Qual é a sua opinião geral sobre o ARCHLine.XP e o LIVE?

“Acho que hoje é o software mais adequado para mim. Através da execução de desenhos 2D DWG e da capacidade de enriquecer e desenhar em 3D.

Nesse ponto, estou realmente satisfeito com o que escolhi, pois sou um usuário novo, há apenas um ano. No entanto, quando você escolhe um software, seja ele o SketchUP®, algum CAD, ou ARCHLine.XP… é um investimento financeiro e depois um investimento de tempo, portanto, a ideia é não cometer muitos erros e evitar voltar atrás.

Posso dizer hoje que não cometi um erro; ele atende às minhas necessidades e me permite trabalhar em condições muito agradáveis. As plantas são realmente organizadas.”

 Por que não continuou trabalhando no SketchUp®?

“Todos nós conhecemos o SketchUp® e podemos fazer coisas assistindo a tutoriais, mas minha base continua sendo o planejamento. No SketchUp®, criamos um cubo, uma janela, adicionamos vidro… sem desmerecer o SketchUp®, que é uma ferramenta poderosa, mas não era a ferramenta certa para mim. Eu precisava de um software que pudesse me fornecer plantas com avanços em 3D.” iluminação ARCHLine

Projeto de evento “Chapiteau” de Cyrille Chabert

O que você acha da licença vitalícia?

“Sou totalmente a favor da licença vitalícia! Vivemos em uma época em que tudo é baseado em assinatura, mas com uma licença vitalícia, não tenho preocupações; ela continuará funcionando. Ela me coloca em conformidade com meus direitos e uso, e isso é reconfortante.

Prestei muita atenção a isso porque posso trabalhar sem me preocupar com renovações. No futuro, poderei atualizar o ARCHLine.XP ou o ARCHLine.XP LIVE. Foi também por isso que fiz minha escolha. Se eu ver recursos interessantes para mim na nova versão, irei nessa direção; caso contrário, atualizarei em um ou dois anos. 

Em termos de orçamento, o ARCHLine é muito válido, especialmente porque sou freelancer. Comecei com a versão Lite, mas nada me impede de fazer o upgrade para a versão Pro no futuro.”

Você recomendaria o uso do ARCHLine.XP para profissionais de eventos?

“Sim, e já estou fazendo isso! Meus desenhos despertam a curiosidade. Às vezes, conheço usuários de certos CAD que passam a usar o Revit ou a fazer a preparação ou renderização por meio do 3DS Max, e isso leva tempo e dinheiro.

Sempre sou questionado sobre minhas ferramentas e falo muito sobre elas. Recebi um feedback muito positivo!

Inicialmente, recomendo o ARCHLine.XP e, em seguida, o ARCHLine.XP LIVE para agências, pois é mais adequado para elas do que para um trabalhador independente, e seu uso é diferente.” iluminação ARCHLine

Para concluir, o que você espera para o futuro?

“Continuar essa experiência com a precisão que só um técnico pode trazer e encantar as equipes de produção com 3D, materiais, vídeos… e garantir que os projetos sejam assinados!

Por fim, podemos desejar que essa jornada, que está apenas começando, continue na execução e realização de projetos simples e complexos! Que as coisas continuem nessa direção e que todos encontrem sua felicidade!”



Leia mais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This