Enquanto a indústria da construção passou de desenhos 2D para modelos 3D e realidade virtual, alguns designers perdem a sensação tátil de projetar e renderizar seus conceitos à mão. Não é surpreendente, já que suas mãos e seu cérebro são duas partes do seu corpo que estão firmemente conectadas, e trabalhar com as mãos é bom para o seu cérebro. O lançamento do SketchUp para iPad no início de 2022 significa que os arquitetos podem mais uma vez criar com a ponta dos dedos – amplificado pelo poder da modelagem 3D.
James Akers, consultor de arquitetura e visualização de longa data, é apaixonado por projetar e renderizar manualmente (com um pouco de ajuda do Apple Pencil) no SketchUp para iPad e – melhor ainda – ele já aperfeiçoou o fluxo de trabalho para fazer isso. Ele cria renderizações desenhadas à mão para projetos residenciais e de hospitalidade em grande escala usando o SketchUp para Desktop e, mais recentemente, o SketchUp para iPad combinado com Procreate ou Morpholio Trace. James se refere carinhosamente ao SketchUp para iPad como “SkiP” para abreviação e porque é leve e amigável. Recentemente, ele começou a usá-lo para design conceitual em estágio inicial, desenvolvimento de design esquemático e renderizações desenhadas à mão.
“A primeira coisa que notei no SketchUp para iPad foi sua resolução de alta qualidade. É semelhante à diferença entre um videogame antigo de 4 bits e os jogos mais recentes. Eu vi a diferença na primeira vez que dei zoom em uma amostra de textura de madeira enquanto fazia um tutorial no aplicativo, e isso me surpreendeu.”
Os clientes de James são baseados principalmente na cidade de Nova York e geralmente preferem renderizações em aquarela para apresentar seus conceitos iniciais. Essas renderizações são mais fluidas – perfeitas para explicar sua visão sem se comprometer com uma semelhança fotorrealista que pode mudar mais tarde. Os diretores de design geralmente o procuram em um prazo apertado para enviar uma proposta para um projeto e precisam de uma apresentação rápida para seus conceitos iniciais de design. Nos últimos anos, o modelo de negócios de aquarela comparativamente caro de James teve problemas para competir com renderizações de computador internas e offshore baratas, e ele começou a perder negócios.
“Meus clientes começaram a me ver como o dinossauro caro. Meu dilema era: como criar renderizações com a mesma qualidade, mas de forma mais rápida e barata? Muitas empresas de design contratam funcionários experientes em tecnologia que podem produzir excelentes renderizações de computador fotorrealistas, mas muito tempo é desperdiçado indo e voltando entre eles e o diretor de design. Por causa dos meus 20 anos de experiência, posso renderizar um conceito em estágio inicial de forma mais rápida e barata do que se eles tivessem que montar uma equipe.”
O SketchUp para iPad foi um divisor de águas para o negócio de consultoria de James. Agora ele pode intervir, criar um estudo de massa rápido no iPad, exportar cenas 2D para renderização manual no Morpholio Trace ou Procreate e pronto! Seus esboços desenhados à mão são atraentes e ajudam os projetos de seus clientes a se destacarem da multidão de renderizações geradas por computador.
“Dependendo de estar na minha mesa, às vezes crio o primeiro modelo de massa no SketchUp para desktop e depois importo para o SketchUp para iPad para vê-lo em uma resolução bonita e de alta qualidade. Acho mais fácil personalizar as configurações de estilos das minhas cenas 2D no SketchUp para iPad do que no SketchUp para desktop; menos opções e a resolução mais alta da linha de trabalho os tornam mais atraentes! Depois de fazer as edições, exportarei as cenas 2D de volta para o Procreate e começarei a criar camadas de cores, texturas e sombras sobre o modelo. ”
James recomenda usar o aplicativo certo, na hora certa, para o trabalho certo. Procreate é excelente para a estética de aquarela que ele costuma usar, enquanto suas renderizações de Morpholio Trace têm uma aparência de serigrafia semelhante a pôsteres de viagens vintage.
Seja usando SketchUp, Morpholio Trace ou Procreate, James sabe que seus desenhos precisam ter a maior escala possível. Se o trabalho exigir sensibilidade às dimensões do mundo real, ele garante que essas dimensões apareçam nas plantas baixas 2D que exporta para o SketchUp. As renderizações em escala se tornarão ainda mais críticas à medida que James estende seu fluxo de trabalho para a realidade aumentada e coloca os projetos de seus clientes no mundo real usando o modo AR em seu iPad.
Quer aprender todas as dicas profissionais para este fluxo de trabalho? Assista ao vídeo de James.
Preocupado em se adaptar a um novo dispositivo? A interface de usuário intuitiva do SketchUp para iPad, a funcionalidade específica do dispositivo e os tutoriais no aplicativo irão ajudá-lo rapidamente. Para uma boa medida, aqui está um tutorial de James sobre como começar.
O SketchUp para iPad está incluído em qualquer assinatura do SketchUp. Se você ainda não é assinante, pode experimentar o fluxo de trabalho de James com nossa avaliação gratuita de sete dias na Apple App Store.
então dessa forma então dessa forma então dessa forma então dessa forma então dessa forma
Post Original então dessa forma então dessa forma então dessa forma então dessa forma
Confira nossa webinar para se manter sempre atualizado e otimizando seu fluxo de trabalho!
Leia Mais! então dessa forma então dessa forma então dessa forma
- Enscape 3.4: O que há de novo? então dessa forma então dessa forma
- Novidades da Chaos que você precisa saber! então dessa forma então dessa forma
- Por que manter suas licenças ZWCAD atualizadas? então dessa forma então dessa forma
- A estreia de um quadrinista através de um software 3D então dessa forma então
- Case de Sucesso: do nanquim para o Universo Bim então dessa forma então dessa forma
- Enscape para Mac: agora disponível para SketchUp então dessa forma então dessa forma
- ZWCAD 2023: Editando entidades 3D então dessa forma então dessa forma
- 11 lições essenciais para se destacar no Archviz então dessa forma então dessa forma
- A tradição encontra a modernidade no Vietnã então dessa forma então dessa forma