OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.
Recentemente nos deparamos com um trabalho maravilhoso do escritório Alexander James International (AJI), uma empresa de design de interiores no Reino Unido que é especializada no mercado Hoteleiro. Michael Reekie, designer sênior da AJI, nos forneceu algumas dicas sobre como eles usam SketchUp Pro para design de interiores.
“Comecei a usar o SketchUp Pro há cerca de cinco anos. Naquela época, consideramos uma ferramenta para ajudar a produzir desenhos 3D de pequenas áreas. Gradualmente, seu valor tornou-se mais aparente e com a adição do Shaderlight, agora é considerado uma ferramenta inestimável por toda a equipe de projeto.
Nas primeiras etapas do conceito de projeto, eu importo um DWG do CAD para o SketchUp e à partir daí construo o modelo 3D. Ele nos dá uma percepção tridimensional e torna o planejamento do espaço mais fácil e preciso.”
Eu continuo a usar o SketchUp Pro durante todo o processo de design de interiores, periodicamente usando um render rápido, Shaderlight de baixa resolução para verificar o progresso dos níveis de iluminação, recursos, móveis e acabamentos.
Quando tenho certeza de que nenhuma outra alteração será necessária, produzo uma renderização de alta resolução que é importada para o Photoshop. Então faço pequenas alterações nas cores ou níveis de luz e adiciono pessoas ou qualquer outra coisa que eu sinto que iria melhorar o visual final.
Antes de usar o SketchUp eu produzia visuais renderizados à mão. A natureza descomplicada do programa fez a transição fácil e muito eficaz. O SketchUp se tornou uma ferramenta inestimável para toda a equipe em nossos projetos de Design de Interiores.
Um grande obrigado a Michael Reekie e a toda a equipe AJI por fornecer esta explicação sobre seu fluxo de trabalho no SketchUp para design de interiores. Ótimo trabalho!