O que analisar ao escolher um software para projetos de arquitetura?

Rate this post

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


Existem diversos software para projetos de arquitetura e é difícil dizer qual o melhor sem levar em conta as necessidades de cada pessoa, o tipo de computador que ela tem, sua familiaridade com ferramentas 2D, 3D e BIM, do valor que está disposta a investir ou da maneira como interage com clientes e outros profissionais de sua área.

A verdade, no entanto, é que existem diversas opções de softwares no mercado, e nem sempre as informações sobre funcionalidades, vantagens e desvantagens de cada solução ou melhor relação entre custo e benefícios ficam claras.

No post de hoje, vamos apresentar várias perguntas que você deve se fazer antes de decidir qual software para projetos de arquitetura é o ideal para o seu uso cotidiano.
Em paralelo, mostraremos como o SketchUp, por ser o software para projetos de arquitetura mais utilizado no mundo, pode ajudar então você pode considerar se atende suas necessidades.

Qual tipo de projetos a empresa e os seus clientes mais valorizam?

Atualmente, muitos clientes pedem uma maquete 3D do projeto. Ao mesmo tempo, o pessoal envolvido na construção de uma edificação precisa de informações técnicas sobre plantas, cortes e elevações para compreender corretamente o que está sendo proposto. Quase sempre, isso precisa ser indicado em um projeto 2D.

Não utilizar uma tecnologia que já entregue essas duas versões pode representar mais horas de trabalho em um mesmo projeto.

Por isso, avalie qual é o tipo de necessidade mais comum em seu escritório e analise se um software para projetos de arquitetura que usa a tecnologia BIM é a solução ideal para o seu mercado ou se um software de projetos 2D já seria suficiente.

Por exemplo, um software para projetos de arquitetura como o SketchUp você cria seu projeto em 3D e consegue traçar cortes, vistas e planos de modo dinâmico.

software para projetos de arquitetura

Após isso, basta utilizar a ferramenta de Layout para gerar suas pranchas de documentação técnica em em vistas 2D ou detalhamentos 3D.
Esse processo é muito interessante, pois é o que chamamos de Parametria. Se você fizer alguma alteração no seu projeto, automaticamente suas pranchas técnicas são atualizadas. Para ver um vídeo detalhado de como isso funciona, veja esse link mostrando o processo de produção de plantas no Layout.

software para projetos de arquitetura

Quais funcionalidades estão presentes nos programas preferidos? Elas são relevantes para o dia a dia?

Após definir o tipo de tecnologia ideal, compare as funcionalidades apresentadas pelos softwares daquela categoria. Verifique qual deles permite uma abordagem multidisciplinar e se é possível utilizar os arquivos gerados naquele programa em outras ferramentas usadas no ciclo de vida do projeto.

Como abordagem multidisciplinar, podemos considerar diversas fases do projeto (além do 3D e 2D que vimos acima).
No caso do SketchUp, por exemplo, existem as extensões.

As extensões do SketchUp são aplicativos, em sua grande maioria gratuitos ou realmente bem baratinhos, que acrescentam novas ferramentas ao software. Assim você adiciona somente o que interessa para o seu dia-a-dia.

Por exemplo, no SketchUp você pode ter ferramentas para:

  • Projeto de Hidráulica e Tubulações.
  • Projeto de Marcenaria
  • Planejamento 4D da construção
  • Orçamento do Projeto (baseado na tabela SINAP)
  • Renderização
  • Planejamento Urbano
  • Análise de Eficiência Energética
  • Modelagem Orgânica
  • Desenho de Estruturas Metálicas
  • Paginação de Pisos e RevestimentosExistem diversas outras extensões…. Veja aqui uma lista de plugins do SketchUp e como eles funcionam.

    Mas é interessante considerar que com a instalação de algumas ferramentas automatizadas, você pode potencializar em milhares de vocês o SketchUp, caso tenha a necessidade de fazer projetos complementares ao seu projeto de Arquitetura. Isso sem a necessidade e aprender um novo software, comprar licenças de outras ferramentas, etc..
    Nessa etapa, é fundamental participar de demonstrações e fazer testes dos softwares para ter certeza de que eles possuem tudo o que você precisa!

software para projetos de arquitetura

É preciso investir em treinamento e capacitação para usar tal software?

É comum que os softwares para projetos de arquitetura apresentem funcionalidades e atalhos pouco conhecidos que podem otimizar o tempo de concepção e desenho. Outros podem ter interfaces menos familiares, dificultado a execução do projeto. Nos dois casos, investir em um curso ou treinamento é uma estratégia vantajosa.

Por isso, avalie se, além do custo da licença do software, será necessário investir horas e recursos financeiros em algum treinamento. Analise se um software mais barato não está consumindo muito mais horas de capacitação que outro um pouco mais caro e tenha a certeza de que está comprando a solução mais adequada para a sua rotina.

Tratando-se do SketchUp, é um software muito fácil e intuitivo! Muito mesmo.
A grande maioria das pessoas conseguem produzir algo logo no primeiro contato com o software. Por causa disso, muitos usuários não vão tão afundo no aprendizado e acabam não utilizando todo o pontencial do software (como o uso do Layout, por exemplo). Assim, sempre recomendamos fazer um treinamento seja básico ou avançado.
Porém, por ser muito mais fácil de aprender basta dedicar 8 a 10 horas de aulas que você já estará projetando em alto nível.

Qual é a otimização de tempo agregada pelo software para projetos de arquitetura?

Mais funcionalidades, integração com outros programas e facilidade de utilização tendem a diminuir o tempo gasto nas diversas fases do ciclo de vida do projeto.

Uma boa maneira de avaliar o ganho de produtividade gerado pelo software para o seu dia a dia é estimar as horas que eram gastas com a quantificação do material necessário, solicitações de alterações feitas pelos clientes ou erros causados pela falta de atualização de plantas, vistas ou cortes após a remodelagem da maquete 3D, por exemplo.

Considere a quantidade de biblioteca 3D já disponível para o software de arquitetura que você quer escolher.
Costumamos dizer que o arquiteto e a equipe de projeto não pode perder tempo desenhando itens de decoração, mobiliário de fábrica, ou buscando texturas… estes devem se concentrar em gastar o tempo com o processo de criação e gestão do projeto. Assim, além da quantidade de elementos 3D disponíveis para download, considere também o grau de facilidade de criar coleções, famílias, componentes, blocos 3D, etc, pois inevitavelmente você terá que fazer isso e quanto menos tempo levar, maior o retorno financeiro do projeto.

No Armazém 3D  do SketchUp você tem mais de 3 Milhões de elementos 3D Gratuitos para download. Além disso, diversos fabricantes oferecem sua sua linha de produtos para você se preocupar somente em aplicar no projeto.

 

Em qual tipo de máquina ele será instalado?

Boa parte dos softwares possui requisitos básicos ou recomendados de hardware e sistema operacional que devem ser observados para garantir uma boa performance na execução do programa.

Por isso, mais que avaliar se o programa será instalado em um desktop ou em um notebook, você precisa conferir se a máquina utilizada contém processador, memória RAM, capacidade de disco rígido, placa de vídeo e sistema operacional (Windows, Linux ou MAC OS) indicado pelo fornecedor do software.

Por se tratar de uma avaliação mais técnica, vale consultar o vendedor da solução para ter certeza de que o software será suportado por sua máquina ou se comprá-lo exige a troca de componentes ou a substituição do seu computador.

O mais comum é que ocorram falhas no salvamento, renderização ou até execução do programa quando as recomendações do fabricante de software não são observadas.

O software escolhido para projetos de arquitetura facilita a interação com parceiros e outros profissionais?

Se você conta com o apoio de freelancers, colaboradores ou outros profissionais, é importante avaliar como o software desejado interagirá com os programas utilizados por essas pessoas.

Imagine como seria frustrante receber um projeto e ter que pedir uma ajudinha de outro colega para abrir o arquivo no computador dele por falta de compatibilidade do seu software com o formato do documento recebido.

Por isso, informe-se sobre a compatibilidade do arquivo gerado pelo software ou sobre os tipos de documentos que podem ser abertos por ele e evite esse tipo de inconveniente!

Hoje, os principais formatos de arquivo para troca de informações entre os software para projetos de arquitetura são:

IFC: Representa um formato de arquivo do sistema BIM universal, utilizado para descrever as informações de modelos das edificações e gestão da indústria. Portanto, a partir do arquivo IFC gerado é possível extrair a representação geométrica do modelo, bem como também informações a respeito dos elementos que o compõe.

O IFC é utilizado principalmente como uma forma de efetuar a troca de informação do modelo entre os aplicativos que efetuam a sua leitura e voltados para o mercado da arquitetura, engenharia e construção, utilizando padrões internacionais.

software para projetos de arquitetura

DWG/DXF : Embora seja um formato de arquivo padrão do CAD ainda é um dos formatos mais utilizado na troca de documentação, isso devido ao fato de praticamente todos os envolvidos no projeto ter um software CAD e que grande parte da documentação já disponível (de construções realizadas) estão neste tipo de arquivo.
Assim, considere se o software que você está estudando importa os projetos em DWG (para que você possa trabalhar em cima) ou tenha saídas e exportações para este formato.

Ainda sobre o DWG, existem softwares CAD, muito mais barato do que o Autocad e com os mesmos recursos, funções, aspecto visual e compatibilidade. Se lhe interessas esse assunto, veja como reduzir o seu investimento em CAD substituindo o Autocad por um software similar.

SKP : Devido à sua imensa biblioteca 3D disponível e por ter mais de 40 milhões de usuários no mundo a compatibilidade com o formato de arquivo nativo do SketchUp tornou-se obrigatória. Alguns softwares mais antigos, como o Autocad mesmo, tem aplicativos para instalar a fim de tornar ele compatível com o SketchUp.

As vantagens justificam o valor do investimento?

A última questão é calcular se todas as facilidades, economia de tempo e benefícios proporcionados pela aquisição do software justificam o investimento. Nesse ponto, é importante transformar as vantagens em valores financeiros para ter uma boa noção do retorno sobre o investimento.

Por exemplo, se você economiza cinco horas de projetos ao utilizar um software, multiplique esse valor pela hora de trabalho praticada pelo seu escritório e descubra ao término de quantos projetos o valor da aquisição se transformará em lucro para o seu negócio.
Outra questão importante é fazer uma reflexão de quantos negócios já deixou de ganhar, ou revisões teve de fazer no seu projeto, apenas pelo fato do seu cliente não ter compreendido perfeitamente o seu projeto.

A dica extra é avaliar a qualidade do suporte oferecida pelos fornecedores do softwares desejados e se há a possibilidade de contratar um suporte premium Nacional ou treinamento. Muitas vezes, o valor pago por esse serviço evita horas de trabalho desperdiçadas para entender e aplicar uma nova funcionalidade do programa, para solucionar simples dúvidas ou para resolver problemas na execução do software.

A principal função de um software para projetos de arquitetura é facilitar o processo criativo, agilizar o desenho, simplificar as alterações solicitadas pelos clientes e acelerar a entrega dos projetos contratados. O critério final da escolha deve ser a maneira como aquele programa otimiza a sua rotina de trabalho e aumenta a produtividade do seu escritório, reduzindo a necessidade de horas para entregar um projeto.

Agora que você já conhece várias questões que apoiam a sua escolha do software para projetos de arquitetura ideal, confira como essa ferramenta pode ajudar na organização da sua equipe de colaboradores.

Continue a visita ao nosso blog, leia agora mesmo sobre a importância de organizar a sua equipe de funcionários e descubra outras vantagens dessa solução!
Veja aqui uma lista completa de softwares para diversos projetos de arquitetura.

 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This