Projetos 3D: quais os benefícios em relação a um projeto 2D?

Rate this post

No momento em que o cliente busca a assessoria de um escritório de arquitetura, um dos seus objetivos é visualizar do modo mais realista possível o projeto a ser executado. As representações, croquis e ilustrações que usualmente compõem os projetos arquitetônicos podem ser de difícil compreensão para ele.

Uma das grandes dificuldades dos escritórios é demonstrar o valor do serviço prestado. Para auxiliar os profissionais, os projetos 3D proporcionam a visualização de uma maquete eletronicamente. A apresentação de um bom portfólio pode destacar o profissional e ser utilizada como estratégia de marketing, além de evidenciar seu escritório.

E você já apresenta os projetos em 3D? Caso sua resposta seja “não” conheça as vantagens dos modelos tridimensionais. Bons profissionais precisam investir em qualificação e conhecer as ferramentas disponíveis. Softwares como o Sketchup otimizam o trabalho do arquiteto, permitindo que ele dedique mais tempo ao processo criativo. Confira os benefícios dessa nova forma de exposição de projetos no post de hoje.

Projetos 2D x projetos 3D

As plantas ou projetos bidimensionais auxiliam na demonstração de detalhes técnicos e também simplificam a exibição de medidas e layouts. Porém, não representam um esboço da realidade de forma tátil, o que dificulta a compreensão do cliente. A apresentação de projetos arquitetônicos mudou e evoluiu. As pilhas de projetos em papel utilizadas no passado vêm sendo substituídas por imagens tridimensionais.

O projeto tridimensional demonstra de modo mais palpável os detalhes, reduzindo, assim, a probabilidade de falhas. Muitos problemas que só seriam constatados na obra são verificados e solucionados por meio da modelagem 3D. Dessa forma, quanto menos conflitos, menor é o índice de retrabalhos. Por isso, um projeto com bom detalhamento impacta em economia de tempo e materiais durante a execução.

Comparativamente, a evolução proporcionada pelos projetos 3D é equivalente à substituição das máquinas de escrever pelos computadores. A tecnologia CAD (Computer Aided Design, ou desenho assistido por computador) utiliza linhas. Já o 3D faz uso de um banco de dados, o que demanda menos tempo para que você detalhe o projeto. As inúmeras perspectivas geradas pelo 3D proporcionam maior controle aos itens projetados, pois exibem os elementos sob os mais diversos ângulos.

projetos 3d

Quais os ganhos ao utilizar projetos 3D?

A exposição 3D permite reproduzir precisamente as características e detalhes, como iluminação, textura e paleta de cores, por exemplo. Se for bem elaborado, o resultado se assemelha muito a uma fotografia.

A simulação propicia melhor compreensão tanto das partes internas quanto externas da edificação. A evolução dos programas proporcionou imagens com maior qualidade e a possibilidade de elaboração de vídeos que transmitem ao cliente a sensação de transitar pelos ambientes.

Na etapa de planejamento, definição de planta baixa e layout, é mais conveniente utilizar projetos 2D e dispor dessas informações para modelar o 3D e demonstrar o projeto da forma mais fidedigna possível.

projetos 3d

Vale a pena investir em software?

Sim, pois existem muitas alternativas de utilitários, variando de ferramentas gratuitas até licenças que beiram os R$ 20.000,00. No entanto, esse investimento é compensado pelo aumento da demanda.

Projetos com maior apelo estético também denotam maior valor agregado. É válido lembrar que uma apresentação de qualidade resulta em clientes encantados com seus projetos. Isso representa fidelização do consumidor e crescimento no número de indicações. Dessa forma, a exposição de um trabalho bem desenvolvido resultará em mais leads para seu escritório.

Complexidade de uso

Além do investimento com o software, será necessário realizar treinamentos? Não necessariamente. O programa Sketchup, por exemplo, apresenta seus comandos de maneira completamente intuitiva e a facilidade de uso torna o desenvolvimento de um projeto 3D simples e descomplicado.

Para o escritório de projetos

Essas tecnologias favorecem o posicionamento da sua empresa no mercado. Uma boa estratégia de marketing é apresentar um portfólio de obras, porque os clientes apreciam conhecer projetos já elaborados, bem como o perfil e estilo do profissional.

projetos 3d

Para o cliente

Considere que seu cliente é leigo e, portanto, a visualização 2D é pouco realista para ele. Assim, pode haver uma diferença muito grande entre o projeto idealizado por você e o que foi compreendido por ele. Dessa forma, utilizando os modelos em 3D, haverá uma chance menor de insatisfação do cliente. E, uma vez que ele compreenda as informações e de fato goste, quando o projeto for executado não haverá surpresas.

O software mais usado

Nesse contexto, o Sketchup é o software mais utilizado. Hoje mais de 40 milhões de profissionais empregam essa ferramenta em seus projetos. Agora você vai conhecê-lo um pouco mais e compreender porque é o mais popular no mercado!

O programa tem custo reduzido. Portanto, para adquiri-lo, você não dependerá de grandes desembolsos. Como já destacamos, seu uso é intuitivo. Por isso, o aprendizado não necessita de cursos, o que representa vantagem tanto financeira quanto em prazos. Outro ganho é o fato de ser leve. Dessa forma, não demanda computadores extremamente específicos e, assim, o gasto com máquinas também não é excessivo.

Além do software para PCs, o Sketchup conta também com os aplicativos para mobile, possibilitando que você acesse seus projetos nos mais diversos locais, o que traz flexibilidade para exposição ao cliente. E, como permite alterações no projeto, mesmo com solicitações de mudança é possível que você cumpra os prazos estabelecidos.

O Sketchup é integrado com os outros softwares de projeto, inclusive os que utilizam o conceito BIM (Building Information Modeling). O uso incorporado possibilita a compatibilização de projetos de modo simples.

projetos 3d

Para os usuários, o programa apresenta o Armazém 3D, a maior coleção de blocos tridimensionais acessíveis online e de forma totalmente gratuita. A disponibilidade desses blocos possibilita que você utilize em seus projetos elementos que já foram modelados, o que resulta em enorme ganho de tempo.

Outra vantagem é que a desenvolvedora do programa tem outros produtos e, por meio do seu blog, oferece todo o suporte e ajuda ao profissional, oferecendo dicas valiosas e que tornam o uso já intuitivo ainda mais simples.

Como você viu, adotar um software 3D otimiza sua produção, reduz os erros, faz com que o cliente tenha a percepção de valor em seu trabalho e facilita a compreensão e demonstração das ideias. Por isso, é uma questão de tempo a migração dos projetos em 2D para 3D. Assim, não perca tempo e utilize essas vantagens a favor do seu escritório!

Mostre com seus projetos 3D a seriedade e importância do seu trabalho! Quer conhecer mais desse universo com infinitas possibilidades? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as informações!

0 Comentários

  1. A maquete 3D é uma importante ferramenta para o mercado de arquitetura e construção.
    Para quem não consegue chegar a um resultado mais realista, a melhor opção é terceirizar o serviço com empresas especializadas.
    Parabéns pelo excelente trabalho. =)
    Caso queira conhecer um pouco do nosso: http://www.studiohaus.com.br

    Obrigada! =)

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This