Como profissionais da área de construção civil, temos a facilidade de interpretar plantas e cortes 2D para um ambiente tridimensional. Nossos clientes, muitas vezes, não possuem a mesma facilidade e é por isso que a representação 3D é tão importante para traduzir o nosso trabalho.d
A designer de interiores australiana Sarah Amos nos mostra como ela “preenche a lacuna” dos clientes entre suas visões e o projeto completo.
Nos conte sobre você e como entrou no mundo do design.
Eu trabalhei com estilização imobiliária por 4 anos, fazendo trabalhos de estilização e preparação. Eu estava dentro e fora de inúmeros imóveis diariamente, então aprendi muito sobre estilização e layout de casas. Antes disso, estudei design interior e comecei a aprender SketchUp em um dos módulos do curso.
Em 2020, comecei a trabalhar por conta. Aquilo aconteceu naturalmente em decorrência ao COVID, e evoluiu através do Instagram. Foi quando atingi cerca de mil seguidores que realmente comecei com algo.
O que a Sarah Amos Interiors oferece?
Estilização e design de interiores para clientes. As pessoas vez ou outra tem suas ideias, e eu forneço a ferramenta para elas verem seus sonhos ganharem vida. Eles constantemente veem coisas nas redes sociais que os inspiram, e na maior parte do tempo, têm uma ideia do que eles querem. Trabalho a visão deles em suas plantas e crio visualizações de seus designs. Ajudo pessoas a ganharem confiança e clareza para construir e renovar com um plano. Sou uma facilitadora apaixonada por tornar a casa das pessoas precisamente naquilo que elas desejam.
Como você escolhe um estilo?
Não tenho medo das cores. Eu amo incorporar coloração, madeiras, uma variedade de linguagens, tanto brancos ou pretos, artigos de torneiras, e tudo isso sem medo de usar contraste. Misturar as cores é minha especialidade, seja simplesmente adicionar um par de almofadas contrastantes ou adicionando um toque de marcenaria colorida.
Cada projeto é único, mas eu percebo as tendências. Muitas pessoas são atraídas por madeiras mais leves — é raro os clientes optarem por interiores amadeirados e escuros; há uma tendência forte de luzes, brilho e interiores neutros.
Particularmente, meus favoritos são tons amarronzados mais claros, e qualquer coisa com um estilo de meio século. Eu amo tudo que tenha um pouco de história.
O que te levou a trabalhar com o SketchUp?
Enquanto estudava Design de Interiores, houve um módulo de seis meses em modelação digital. Começamos com AutoCAD, porém achei o SketchUp mais fácil de usar. A habilidade de trabalhar com texturas 3D, cores e poder ver um espaço de todos os ângulos é muito legal.
“Eu comecei com o SketchUp e desenhei em 3D desde o começo. Muitas pessoas são altamente visuais, e modelos 3D podem fazer seu design de interiores acessível e amigável para as pessoas.”
-Sarah Amos
Meu marido e eu montamos uma casa, e eu a modelei do zero para ver como ela iria se parecer. Usei o SketchUp para ajudar com a seleção de mobílias e planejei diversos projetos DIY (“Do It Yourself”, ou “Faça você mesmo”).
Após me formar, comecei a trabalhar com estilização de propriedades, onde meu empresário tinha alguns clientes de design de interiores. Fiz modelação em 3D para esses clientes para comunicar a seleção de mobiliário, cortinas, design de armários, etc. Os clientes sempre se impressionam quando veem o potencial de suas casas. A habilidade de visualizar como o espaço vai se parecer e como ele funcionará é impagável. Não experimentei nenhum outro Software depois do SketchUp.
Mesmo depois de sete anos e meio usando o SketchUp, ainda estou aprendendo! Eu ainda descubro dicas e truques que me impressionam. Há incontáveis possibilidades – ele é simplesmente um bom software. E agora, SketchUp está disponível para iPad, isso me deixa ansiosa para testar as novas capacidades.
Como o SketchUp se encaixa no seu fluxo de trabalho?
Trabalhar em 3D te permite trabalhar com todo o espaço e alcançar um senso de equilíbrio perfeito enquanto você desenvolve um modelo. Você pode construir uma bancada de cozinha, e em algumas horas, você pode decidir oque você pode ou não pode fazer dentro do espaço. Então tiro prints e compartilho as imagens do design em curso com meu cliente. É mais fácil tomar decisões de design durante o processo do que fazer grandes mudanças no final.
Estou sempre trabalhando em fases. Eu costumo começar com um modelo de bloco básico e então desenvolvo cada estágio. Por exemplo, na cozinha, podemos começar com os armários da parede principal, então passamos pelo cenário, até a despensa, e por último, criamos a cozinha em estilo Galley, se tiver uma. Descobri que as pessoas querem ver as cozinhas primeiro, então outros quartos. Depois da cozinha, eu provavelmente irei modelar a suíte ou lavanderia. Às vezes os clientes querem ver toda a área de estar aberta — cozinha com sala de jantar e sala de estar, etc.
Então eu uso o Enscape para finalizar o modelo com renderizadores realistas antes de movê-lo para o LayOut, onde eu consigo criar trabalhos de desenho com um conjunto completo de medições e anotações de design. Uma vez que tenho as imagens em alta qualidade do SketchUp, apresento o conceito para meus clientes.
Forneço aos meus clientes um grande pacote digital contendo a progressão das imagens do modelo. Preparo cenas dentro do modelo e salvo cada cena como um ponto de vista. Normalmente preparo quatro elevações, uma planta baixa, e de 10 a 12 cenas mostrando o design de diferentes ângulos. As vezes eu incluo vídeos para meus clientes usando a função de animação no SketchUp.
Por que você usa exclusivamente o SketchUp para seus projetos?
É um lugar para resolver todos seus problemas. Você pode conseguir muitas coisas dentro do SketchUp, desde modelos em 3D até desenhos 2D com medições para renderizações realistas. Não precisei de nenhum outro software de design porque o SketchUp preenche todos os requisitos.
Eu gosto de trabalhar apenas com um modelo. Assim quaisquer mudanças feitas no modelo SketchUp também acontecem no LayOut ou Enscape. Isso salva muito tempo. Faz mais sentido para mim do que ter modelos ou arquivos separados onde você precisa fazer mudanças em cada um separadamente – e sempre haverá mudanças! Se tudo está interligado, esse é o jeito mais inteligente de fazer isso.
Como a tecnologia diferencia a Sarah Amos Interiors dos competidores?
Tenho notado que um número crescente de pessoas estão oferecendo serviços parecidos ao meu. Muito do que eu faço envolve pouquíssimo tempo presencial. Sempre gosto de começar com uma ligação de telefone porque você precisa se apresentar como uma pessoa e alguém que o cliente possa confiar. Começo com uma consulta rápida, seja por Zoom ou telefone. O Instagram ajuda porque os clientes podem saber mais sobre você sem serem muito invasivos.
[]
Também trabalhei com clientes que nem mesmo falei pelo telefone. Foi tudo por e-mail e mensagem de texto. Essa é a beleza da tecnologia. Nem sempre precisa ser cara-a-cara, especialmente quando não tem trabalho de design e estou fornecendo apenas uma visualização das plantas 2D. Alguns clientes querem somente ver suas plantas e elevações ganharem vida, para saber como o produto final se parecerá. Nesses casos, criarei um modelo e darei visualizações a eles. O trabalho de estilização que faço é muito mais pessoal porque estou na casa das pessoas trabalhando com eles presencialmente com suas mobílias já existentes.
Eu entrego trabalhos de alta qualidade e gosto de providenciar o máximo de conteúdo possível para meus clientes. Se estou construindo um modelo — por exemplo, um modelo de cozinha — eu vou preparar uma planta baixa, elevações, e o máximo de ângulos possíveis sem ficar com uma perspectiva repetitiva, e compartilho todas as imagens com meus clientes. Farei quaisquer mudanças e salvo novamente aquele pacote de imagens. Eles podem acabar ficando com três ou quatro pastas no final (talvez mais) ao invés de apenas uma ou duas visualizações.
Meu trabalho é muito detalhado. Eu modelo tudo, desde os pequenos vãos entre as portas dos armários até tipos específicos de torneiras e aplicações que eles selecionaram. Eu também modelo muitas das minhas próprias mobílias porque elas precisam ser adaptadas ao espaço e ao gosto do cliente.
Faço um esforço extra se não consigo achar a mobília certa no 3D Warehouse. Ao final, com os modelos no Warehouse, altero o estilo das pernas, cores, ou tecidos para adaptá-los ao design do cliente. Se um cliente escolher uma cadeira de um revendedor local que é improvável de acharmos no 3D Warehouse, eu irei modelá-la do zero para garantir a visualização mais precisa possível.
[]
Qual seu projeto favorito até agora?
Um dos primeiros projetos de renovação que trabalhei nesse ano foi em Belgrave South, um subúrbio de Melbourne. A casa foi construída no começo dos anos 80 e tinha lindos e altos tetos arqueados de madeira. Foi semi-renovada há cerca de 15 ou 20 anos atrás, então não estava em sua condição original, com exceção de um banheiro. O cliente e eu tivemos muito a conversar em nossa primeira visita; durou por cerca de 3 ou 4 horas. Nós fomos em cada um dos quartos e discutimos certas limitações, como a posição da laje de concreto e dos canos, oque significava que alguns componentes da casa precisavam permanecer onde estavam. Isso se mostrou desafiador. Durante a visita ao local, fiz uma sessão completa de medições, indo quarto a quarto assim eu conseguia modelar a casa do zero. Esse foi um processo colaborativo com o cliente, já que ela tinha grandes ideias sobre aquilo que queria. Foi uma questão de descobrir o que funcionaria e encontrar alternativas para alcançar a aparência desejada com as limitações existentes.
Eu apresentei à cliente um grande pacote digital contendo modelos de imagens da cozinha, suíte, sala de espera, banheiro e lavabo. Eu também usei o LayOut para conseguir um conjunto completo de desenhos de trabalho detalhados em 2D como uma ferramenta técnica para seus construtores e comerciantes.
[]
Me senti incrivelmente orgulhosa em entregar aquele pacote para ela. Incluía toda a informação que precisava para proceder com sua renovação com confiança e as ferramentas técnicas que ela daria ao seu construtor para garantir que todos estivessem na mesma página.
Outro exemplo: Uma cliente me abordou pelo Instagram e me pediu ajuda para aprender SketchUp. A cliente estava construindo uma grande casa nova e gostaria de ver sua visão se tornar real. Nos falamos pelo Zoom por três ou quatro meses e começamos a criar um modelo 3D e seu design. Inicialmente, os encontros eram marcados para eu ajudá-la a aprender o SketchUp; porém, à medida que avançávamos, acabei criando o modelo para ela enquanto compartilhava minha tela. Ela foi capaz de direcionar suas ideias e ver o design ganhar vida. Ao final disso, ela confiava em mim e me pediu para projetar seu escritório, banheiro principal e finalizar o conceito da cozinha. Com o processo de modelação, há uma oportunidade de dar conselhos de design. Conforme você vê um espaço tomando forma, você percebe oque não vai funcionar, e encontra outras ideias e soluções.
A casa agora está finalizada. Parece bastante idêntica ao modelo! É uma propriedade fantástica, estou planejando visitá-la ano que vem para ajudar na decoração. Esse foi o ponto alto do meu ano, e nós até mesmo desenvolvemos uma amizade.
O que o SketchUp te ajudou a conquistar?
Ele me ajuda a realizar meu trabalho! Me permite ser altamente criativa e providenciar soluções de design perfeitas para meus clientes. Agora eu ainda posso levar aquilo que providencio a eles para um outro nível com renderizadores realistas, assim os clientes desenvolvem aquele nível extra de confiança sabendo como o resultado final vai ficar.
“Quando as pessoas constroem, eles compram algo que eles não podem tocar ou sentir. Eles não tem ideia de como aquilo vai ficar. Dar a elas essa tranquilidade e ter aquele produto final — que é uma imagem foto realista — ao ponto de conseguir até acertar a direção do sol usando a função geomap — é incrivelmente poderoso.”
Uma vez que você pegar o jeito com o SketchUp, se torna relativamente fácil de usar pois ele é um software amigo do usuário. Acabei escolhendo o SketchUp entre todos os softwares que usei — Revit, AutoCAD, e outros. É o melhor no mercado para pessoas no mundo do design.
Quais extensões você não consegue viver sem?
Enscape é de longe a melhor extensão de renderização para se usar com o SketchUp. Tentei cinco ou seis outros plugins de renderização que eram muito complexos ou muito básicos. Ou eu não conseguia um resultado bom o suficiente, ou levava um tempo incrivelmente grande para completar a renderização. Com o Enscape, uma vez que estou pronta para renderizar, ele irá gerar uma imagem de alta qualidade super realista em minutos! O fato de que agora você consegue renderizar no SketchUp é a cereja do bolo.
Eu também uso um plugin chamado Architextures que é bom para materiais e texturas como telhas, pisos de madeira, etc. Você também consegue fazer suas próprias texturas e até mesmo baixar um mapa de relevo para adicionar profundidade à textura — fazendo seus projetos ainda mais realistas. Não acho que conseguiria os resultados que tenho sem este plugin. Meu fluxo de trabalho evoluiu nos últimos dois anos até chegar aqui. O fato de que consigo fazer todas essas coisas extras no SketchUp, tipo usar o LayOut e criar imagens renderizadas realistas, me permitiu trabalhar com diferentes tipos de clientes. A modelação 3D foi sempre boa, mas ter a oportunidade de mostrar aos clientes uma imagem foto realista é uma ajuda para muitas pessoas.
O que os clientes podem esperar da Sarah Amos Interiors?
Um caminho visual compreensivo; um produto digital contendo um pacote de imagens que os clientes podem levar com eles e usar em seus projetos, seja uma construção ou renovação. Eles ganham confiança e clareza, sabendo que o resultado final se parecerá precisamente com suas visões originais. Eu uso o termo “preencher a lacuna” para explicar meus serviços.
“Eu preencho as lacunas entre plantas em 2D e a construção final.”
Quer ver mais sobre a Sarah Amos Interiors? Acesse seu Instagram e confira seu website.
Pronto para começar a desenhar seu projeto especial? Comece agora o seu teste gratuito de 7 dias clicando aqui!
Saiba mais sobre o SketchUp assistindo nossa última webinar!
banner