O arquiteto Alberto Beitia compartilha como modela no iPad para visualizar e comunicar rapidamente a intenção de design para projetos residenciais.
As belas renderizações de Alberto Beitia e os vídeos de modelagem do iPad – com uma trilha sonora cativante – conquistaram muitos seguidores no Instagram. Baseado no Chile, ele é especialista em arquitetura residencial, com projetos que vão desde planos diretores para grandes loteamentos até casas modernas personalizadas e de alto padrão. Alberto compartilha conosco como ele fez a transição de seu fluxo de trabalho de design conceitual totalmente para o iPad, permitindo que ele crie com mais flexibilidade e se comunique com seus clientes residenciais rapidamente.
Alberto modela uma casa inspirada na Califórnia no SketchUp para iPad.
Seu estilo de design residencial é bastante único. Você pode me contar mais sobre sua inspiração?
A inspiração vem de uma combinação de gostos dos clientes, localização do projeto e tendências atuais em arquitetura residencial. Na reunião inicial, faço perguntas gerais aos clientes, que vão desde seu estilo de design, interesses pessoais, estilos de vida, amizades e o tipo de trabalho que fazem. Essas perguntas me ajudam a avaliar qual estética eles apreciariam e entender suas expectativas programáticas para a casa: como os espaços serão usados, o número de cômodos e a escala da casa. Esta etapa é a mais importante porque é quando determinamos como adaptar seu espaço de vida para ser eficiente e bonito.
Estudo o local onde a casa será construída ou reformada e a localização do imóvel em relação a outras características habitacionais ou paisagísticas. O cenário que envolve o espaço é tão importante quanto o próprio imóvel. O cliente me informará quais vistas ele quer ver de cada parte de sua casa. Pego seus desejos e os peso contra as normas legais que regem a área, como restrições de altura, distância de locais vizinhos e metragem quadrada permitida.
As tendências atuais de design residencial unifamiliar inspiram minha criatividade. Eu pego padrões modernos de design e estética, traduzo em 3D e depois faço alterações com base nas preferências dos meus clientes. Por exemplo, ao determinar se uma parede deve ser curva, considero se a curva pode ser justificada em termos práticos e se contribui esteticamente para a composição do projeto como um todo. Eu me baseio em tendências de construção sustentável para tornar as casas que projeto mais eficientes e com custos operacionais mais baixos ao longo de sua vida útil. Iluminação natural, colocação de janelas para ventilação cruzada, opções de vegetação para climas específicos, espessura da parede, isolamento e espaços projetados para uso interno e externo flexíveis são fatores críticos a serem considerados.
Alberto modela uma casa moderna no SketchUp no iPad.
Você recentemente começou a esboçar e modelar no iPad. Como ele se encaixa no seu fluxo de trabalho?
Eu uso para tudo — parei de desenhar no papel e agora posso criar imediatamente formas, volumes, composições e desenhos complementares com a ferramenta Marcação. Embora o SketchUp no Desktop tenha as mesmas ferramentas, prefiro modelar no iPad porque o contato sensível entre a tela, o Apple Pencil e minha mão faz parecer que estou desenhando.
“O SketchUp para iPad se tornou minha ferramenta de design favorita. Eu amo como parece natural e sua versatilidade – especialmente a ferramenta de marcação, que me ajuda a melhorar meus designs com cores.”
Alberto modela uma casa no SketchUp no iPad e usa a ferramenta Markup.
O desenho do iPad mudou seu estilo de desenho? então dessa forma
Absolutamente! O SketchUp para iPad me ajudou a visualizar melhor meus projetos desde o início, porque agora posso brincar com volumes, composição e iluminação anteriormente. Ter a capacidade de desenhar em 3D ao projetar me dá mais liberdade, e essa criatividade me empurra além do que até eu pensava ser possível antes de começar o layout da casa. Posso abordar meus projetos como se fossem um “jogo de design”, sobrepondo formas e dando-lhes representações especiais. Embora os visuais iniciais às vezes sejam apenas representativos, é poderoso mostrá-los aos clientes em propostas. A modelagem do iPad me ajuda a tirar ideias da minha cabeça e colocá-las em 3D mais rapidamente do que antes. então dessa forma
“Modelar no iPad me deu a flexibilidade de levar meu trabalho comigo em uma viagem ou reunião longe do meu escritório, permitindo-me desenvolver meus projetos desde sua ideia conceitual até os últimos detalhes em movimento.”
então dessa forma então dessa forma
Como você compartilha seus projetos com os clientes?
Eu geralmente gosto de reuniões presenciais para levar as coisas adiante e receber feedback. Para mostrar aos meus clientes sua visão, usarei o SketchUp para exportar renderizações que podem ser ajustadas para destacar exibições, seções e perspectivas gerais. Também criarei vídeos curtos mostrando ideias em desenvolvimento. É fácil importar e exportar arquivos para programas de renderização para adicionar toques finais.então dessa forma
O SketchUp para iPad tem todas as ferramentas necessárias para desenhar, criar modelos 3D e se comunicar com clientes, tudo embalado em um versátil aplicativo de modelagem 3D.dessa forma então
Pronto para começar a modelar no iPad? Inicie uma avaliação gratuita. Para saber mais sobre o SketchUp Go, clique aqui! então dessa forma
Leia Mais!
- ZW24: Tudo o que você precisa saber sobre o Flexiblock então dessa forma
- Case de Sucesso: Rodrigo Sotero então dessa forma então dessa forma
- Interoperabilidade entre CAD e BIM então dessa forma então dessa forma
- 6 dicas para melhorar o uso do Revit Importer então dessa forma então dessa forma
- ZWCAD 2024 Chegou! então dessa forma então dessa forma
- Enscape 3.5: Ele chegou! então dessa forma então dessa forma
- Regularize agora o seu CAD pirata! então dessa forma então dessa forma