Essa propriedade de 80 metros quadrados faz parte dos muitos apartamentos típicos do centro de Budapeste. Construídas na virada do século, essas casas espaçosas e outrora confortáveis sofreram bastante com o passar dos anos. Naquela época, infelizmente, as pessoas dividiram os grandes apartamentos de maneira estranha. Elas separaram os cômodos maiores, o que resultou em layouts inconvenientes com espaços auxiliares estreitos anexados aos cômodos, tornando a planta baixa pouco atraente. Esse apartamento segue esse padrão e, nesse caso, as possibilidades de reforma são limitadas. Ainda assim, com um bom planejamento, é possível alcançar a transformação funcional do apartamento.
Os quartos auxiliares apertados ocupam a ala menor do pátio do apartamento, bem longe da área de estar. A cozinha e o banheiro se conectam à parte maior do apartamento por meio de um corredor longo e escuro. Aqui, dois quartos grandes e adjacentes não atendem aos padrões modernos. Portanto, a tarefa não é simples — o objetivo é encontrar a solução ideal para tornar o apartamento mais funcional, apesar das muitas restrições. Essa abordagem é essencial para garantir uma transformação funcional do apartamento.
Expandindo o espaço com uma transformação funcional
Um dos pontos mais críticos da planta baixa é o corredor longo e estreito, que não pode ser eliminado, mas pode ser modificado. Ao remover as paredes da cozinha longa e em forma de túnel e do banheiro estreito e escuro, o projeto reduz o corredor e, ao entrar, a área parece mais espaçosa. A transformação funcional do apartamento depende de repensar os dois cômodos auxiliares, girando-os em 90 graus.
A primeira parte da área de entrada ampliada agora abriga a cozinha. Uma parede baixa de parapeito a separa do corredor, permitindo a entrada de luz natural por meio de uma janela. Agora, a luz do sol alcança os cantos mais distantes do corredor sem obstáculos. Pequenos truques de design ampliam ainda mais a sensação de espaço: um grande espelho na parede e um teto suspenso reduzem a altura do teto, compensando o efeito de túnel.
O banheiro, posicionado atrás da cozinha, também ganha uma janela. Embora tenha um tamanho reduzido, o ambiente iluminado permite uma mobília prática, com uma banheira e um painel de chuveiro elegantes, um bidê a pedido do proprietário, uma penteadeira moderna e ampla, além de espaço para armazenamento. Para garantir a privacidade, recomendo aplicar uma película fosca e instalar uma persiana externa na janela. Felizmente, o corredor já conta com um banheiro separado, que permanece no mesmo local. Ao modificar a entrada pelo lado do quarto, é possível criar uma pequena área de lavanderia. Como a chaminé ocupa esse espaço, ela pode acomodar a máquina de lavar, a caldeira e um local para armazenar materiais de limpeza. Esses ajustes reforçam ainda mais a transformação funcional do apartamento.
Zona privada repensada para mais funcionalidade
Atendendo às necessidades modernas, cada área funcional deve ser acessível de forma independente. Esse requisito se torna um desafio quando há dois cômodos adjacentes. Embora fosse possível posicionar o quarto no cômodo dos fundos, essa parte do apartamento oferece a vista mais atraente da cidade. Por isso, a sala de estar ocupa essa área. A priorização dos espaços se torna essencial para garantir uma transformação funcional do apartamento.
Como o quarto é utilizado principalmente à noite, ele precisa oferecer conforto, mas não necessariamente ocupar muito espaço. Por isso, instalamos uma parede em ângulo para separar o quarto da frente, criando uma área de guarda-roupa com portas deslizantes do outro lado. Essa mudança resulta em um pequeno corredor, que passa a integrar o cômodo dos fundos, agora transformado em sala de estar.
As portas de vidro permitem a passagem de luz, proporcionando uma sensação de amplitude à sala de estar. Ao lado da área de jantar para seis pessoas, há espaço suficiente para um sofá de design amplo e adequado para receber hóspedes. Além disso, atendemos ao pedido do proprietário de incluir um pequeno escritório em casa, instalando uma estação de trabalho ao lado da parede da TV.
Com essas soluções bem planejadas, a transformação funcional do apartamento garante um espaço mais prático, iluminado e confortável para o dia a dia.
Leia mais!
- Aprimore o fluxo de trabalho com o ZW3D 2025 em 90%
- V-Ray Luminaires: renderização rápida e precisa de luminárias
- SketchUp 2025: Conte uma história com visuais de última geração
- ZW3D 2025: Embarque numa jornada perfeita do projeto à fabricação
- CAD 2D vs. 3D: Um guia para engenheiros e projetistas iniciantes