Configurando luz solar no Enscape

Rate this post

Às vezes, arquitetura e natureza se unem para produzir o casamento perfeito entre luz solar e construção. É o caso da imagem a seguir (cortesia de GMT Architecture , Campinas, Brasil).

Imagem de renderização de casa externa belo cabeçalho de iluminação

A parte de trás do edifício, com um desnível de 16 metros, está virada a poente para que os proprietários possam desfrutar do pôr-do-sol todos os dias. Na vida real, é preciso renderizar outras faces que não sejam tocadas por tanta luz do sol. Vamos ver como podemos criar imagens coerentes com a luz do sol usando HDRI e Enscape .

Luz solar

A localização de um objeto colocado pelo sol pode ser determinada por sua sombra, direção norte, data e hora. O Enscape pode reproduzir a luz solar geográfica com precisão notável. Mas se o objetivo da sua renderização é ser coerente com a luz do sol, você deve ter cuidado para deixar o sol seguir seu caminho natural.

Nota: Você pode estar interessado em entender um processo que o erudito grego Eratóstenes (c.276 aC – c.194 aC) usou para avaliar a circunferência da Terra medindo a sombra de uma vara fincada no chão. Faremos referência a esta técnica neste artigo.

Renderização coerente com a luz do sol

Na imagem a seguir, o Revit mostra a simulação do caminho do sol por um ano inteiro.

Renderização coerente da luz solar

A entrada principal desta casa está voltada para o sul, que é a face menos iluminada pela luz do sol. Dito isso, é necessário escolher um dia, um horário e um HDRI para a renderização dessa face. Escolhemos o solstício de verão (21 de dezembro), que é o dia em que o sol ilumina melhor aquela face.

Para o HDRI, escolhemos um meio-dia da Poly Haven . Agora é necessário descobrir onde o sol deste HDRI corresponde ao sol físico. Seguindo a ideia de Eratóstenes, modelo um disco com perfil cilíndrico perpendicular e posicionamos o mesmo sobre a edificação, conforme a imagem abaixo.

Observando sombras na cópia do Enscape

Então observamos a sombra deste perfil no disco em duas situações, definidas pela aba Visual Settings do Enscape:

  1. “Ponto mais brilhante como direção do sol” – marcado
  2. “Ponto mais brilhante como direção do sol” – desmarcado

A ideia é encontrar uma hora do dia e um ângulo de rotação do HDRI para fazer com que as sombras coincidam.

Isso pode ser obtido pressionando “i” ou “u” (sem controle) quando a caixa Brightest Point as Sun estiver desmarcada (situação 2) para encontrar a hora do dia e rolando “Rotação” quando a caixa estiver marcada para a situação 1, para encontrar o ângulo de rotação HDRI. A imagem abaixo mostra a precisão que conseguimos com esse alinhamento.

Observando as sombras na cópia das configurações do Enscape

Depois que as sombras estão alinhadas, descartamos o disco e o perfil e renderizamos nossa imagem, que é mostrada abaixo.

Imagem de uma propriedade residencial de exemplo de renderização coerente do sol

Se você usar “control + i” ou “control + u”, poderá obter uma melhor iluminação da cena, conforme mostrado na imagem a seguir. Ainda assim, não seria coerente com o sol em relação à sua localização georreferenciada.

Existem muitas situações em que este recurso é muito útil, por exemplo, para definir uma posição ideal para a edificação no terreno ou em um concurso de renderização.

Renderização externa de exemplo de dia ensolarado em casa residencial

Luzes retangulares

Algumas pessoas colocam luzes retangulares nas janelas para aumentar artificialmente a luz do sol em cenas internas. Eles usam essa técnica devido à falta de iluminação difusa fornecida pelos renderizadores. Por mais eficaz que essa técnica possa ser, ao fazer isso, você pode perder oportunidades interessantes para refletir sobre a possível falta de iluminação no projeto. Se usado, a intensidade da luz de tais retângulos não deve ser muito alta para preservar a coerência da luz solar.

O HDRI ideal

Você pode querer renderizar a mesma cena ao pôr do sol, por exemplo. Então você terá que escolher outro HDRI e proceder conforme descrito acima. O resultado pode ser um pouco estranho se você comparar as duas imagens, pois os arredores do prédio teriam mudado.

A solução mais fácil para esse problema é usar as fontes de céu nativas do Enscape em vez de HDRI, mas elas podem não atender às suas expectativas de renderização. O HDRI ideal seria então composto por duas imagens concêntricas: a externa para o céu e a interna para o fundo. O plano de fundo deve ser ampliado e reduzido e iluminado pelo sol do céu.

Gostou dessa dica rápida? Que tal começar a testar o Enscape agora mesmo? Entre em contato conosco clicando aqui e garanta a sua licença de teste gratuita!

Confira aqui nossa última webinar sobre como configurar uma cena externa no Enscape!



Leia Mais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This