Manter um escritório de arquitetura é um desafio constante. Ao mesmo tempo em que deve realizar os projetos em andamento com extrema eficácia, você não pode descuidar da prospecção de novos clientes, nem dos custos administrativos da empresa.
Principalmente, precisa se manter atualizado com as novidades do mercado. Por isso, está mais do que na hora de você investir em um software de arquitetura.
Essa tecnologia vai mudar a forma como você se relaciona com seus clientes e parceiros e, ao contrário do que muita gente pensa, não precisa ser cara ou complicada. Ficou interessado? Então, acompanhe este post para entender por que vale a pena investir em um software de arquitetura!
Diferencie o seu escritório implementando um software de arquitetura
Hoje, mostrar-se em sintonia com os avanços tecnológicos passa por adquirir e dominar uma ferramenta de modelagem 2D e 3D. Afinal, cada vez mais estúdios ao redor do mundo estão apostando nas vantagens da tecnologia BIM (building information modeling).
É fundamental investir em conhecimento nesse sentido, de forma que você possa oferecer essa vantagem nos projetos que apresenta.
A utilização de um software de arquitetura vai se transformar em um grande diferencial para o seu escritório, porque mostra aos seus clientes que você está em constante atualização e se preocupa em oferecer a eles tecnologia de ponta.
Passe mais confiança ao cliente
Se você está contabilizando cuidadosamente todos os custos do seu escritório de arquitetura, você está no caminho certo. No entanto, apenas controlar os gastos não vai ser suficiente para solidificar sua marca no mercado. Você também precisa estabelecer relações com seus clientes em potencial.
Além disso, é imprescindível que o seu escritório realize projetos bem desenhados e executados, de forma que os clientes recém-conquistados voltem ou indiquem o seu trabalho para outros. E, nesse sentido, investir em software de arquitetura é mandatório.
O principal benefício de utilizar esse tipo de ferramenta é a rapidez. Uma vez dominado o programa, você terá, em um único projeto, todos os pontos de vista gerados automaticamente. Assim, você será capaz de fazer modificações estruturais volumosas sem precisar recomeçar seus desenhos.
Cada parede acrescida, por exemplo, virá com informações precisas, como a quantidade de tijolos, reboco e tinta que essas áreas consumirão. Dessa forma, você consegue orçar um projeto com muito mais rapidez e com menor chance de erros.
Ao evitar desperdício e imprevistos você passa uma imagem mais confiante ao cliente. Mostrando-lhe projetos bem desenhados, você fará com que ele se sinta mais seguro. E tudo isso se converte em indicações — além de garantir que, quando o cliente precisar de nova obra, ele voltará ao seu escritório.
Integre todas as etapas
Um software de arquitetura permite que você compartilhe o seu projeto remotamente com outros setores.
A equipe responsável pela parte hidráulica e elétrica, por exemplo, poderá receber diretamente o seu projeto para trabalhar em cima dele. E se essa equipe também estiver equipada com um software compatível, o trabalho poderá ser ainda mais colaborativo.
Esse tipo de integração elimina erros provocados por desencontro de informações, e ainda dissipa atritos que poderiam ser gerados por tais erros ou por alterações significativas no projeto inicial.
Prospecte sem impacto
Com o auxílio de softwares de arquitetura, você também poderá participar de prospecções, ou mesmo construir um portfólio de projetos não executados, sem, contudo, dispender horas e horas desenhando cada detalhe.
Além da visão em 360º criada automaticamente, a maioria desses tipos de software oferece a criação dos desenhos técnicos de maneira concomitante, facilitando a produção de visões em elevação, corte ou planta.
Cada alteração no projeto inicial resulta em alteração imediata nos desenhos técnicos. Assim, você poderá convencer novos clientes, redirecionar o foco do seu escritório ou até participar de salões sem que isso impacte significativamente no seu fluxo de trabalho.
Invista no que está ao seu alcance
Apesar do que muitos pensam, para investir em software de arquitetura você não precisa de computadores de última geração, nem adquirir licenças exorbitantes, como as do Revit.
Atualmente, existem softwares baratos, que oferecem ferramentas similares aos programas clássicos e são mais fáceis de utilizar, uma vez que foram criados com o intuito de facilitar a produção de projetos arquitetônicos. Considere experimentar o SketchUp, por exemplo.
O ponto principal dessa dica é: você pode adquirir uma estrutura dentro do seu alcance sem comprometer a qualidade do material que será entregue ao cliente. Assim, além de manter os custos do seu escritório dentro das possibilidades, você passa a ofertar resultados de nível superior em seus projetos.
Invista sempre que puder
De fato, se você ainda não fez algum movimento na direção da tecnologia, você já está ficando para trás. Cada vez mais estúdios e profissionais estão aderindo a essa revolução, frequentemente comparada ao surgimento do computador diante da máquina de escrever.
Em outras palavras, a hora de investir em um software de arquitetura é agora. No entanto, não basta apenas entrar nesse mundo, uma vez que a atualização precisa ser constante.
A cada ano, novas versões dos softwares já existentes são lançadas no mercado, e você deve estar a par das melhorias. Além disso, conforme a sua carreira e o seu escritório forem crescendo, o mercado exigirá um investimento maior em tecnologia.
Vale lembrar que, há cerca de 20 anos, no início do século XXI, quando novas tecnologias digitais estavam começando a surgir, era natural haver uma determinada resistência. Afinal, tudo era muito incerto e, principalmente, muito caro.
Contudo, com o passar do tempo e a consolidação do universo digital no plano diário (por meio de smartphones, tablets etc.), o cenário se inverteu. Hoje, as pessoas em geral consideram o uso desse tipo de tecnologia imprescindível, e costumam desconfiar das empresas que ainda trabalham analogicamente. No universo da arquitetura não é diferente.
Por isso, é importante que você mantenha em seu plano de negócios uma previsão orçamentária para atualizações e treinamento. Dessa forma, você se certifica de atender essa demanda premente sem impactar a saúde financeira da sua empresa.
Ainda assim, entendemos como é difícil acompanhar todas as novas possibilidades. Então, se você se interessou em investir em softwares de arquitetura, aproveite para baixar este e-book que preparamos para você e entenda quais são as principais tendências em tecnologia e como elas podem ajudar você!