OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.
Softwares BIM ou Building Information Modeling vem sendo muito discutido e chega a causar arrepios aos iniciantes, mas não se preocupe… Em nosso Post “Afinal, o que é um software BIM?” você vai ficar por dentro de tudo que precisa saber sobre este tema. Para você que já sabe o que é essa ferramenta, aqui irá descobrir se está preparado para atuar e poderá determinar a melhor forma de utilização para garantir bons resultados de uma forma mais simples e direta.
Vamos ao que interessa!
A ferramenta BIM se encontra em tempos de implementação e muitas empresas ainda caminham a passos modestos em direção ao futuro, porém é o momento certo para compreender verdadeiramente o melhor modo de gerir essa novidade, minimizando custo e tempo.
Hoje há uma gama de softwares BIM que oferecem uma infinidade de soluções para seu projeto, de acordo com sua segmentação, e é claro que todas elas precisam ser compatíveis entre si, mas, e caso nem todas as etapas estejam trabalhando com BIM?
Bem, há certas formas de implementar essa nova tecnologia sem que seja necessário investimento em softwares muito complexos e de abrangência em escala gigantesca. Você pode focar no desenvolvimento específico para seu projeto utilizando ferramentas que oferecem as soluções exigidas pela atividade, com investimento muito mais baixo e que se traduza em resultados extremamente positivos e mais contundentes em relação ao seu objetivo.
Como?
A dica é que utilize softwares BIM compatíveis para realização de tarefas específicas do seu projeto, assim nenhum dado pertinente será omitido.
Aí você me pergunta: e quando precisar de outra função em que meus programas não são capazes de executar?
A saída é manter o desenvolvimento de processos inerentes ao seu negócio e contratar o serviço que faça APENAS aquela outra fase em projeto BIM, mantendo sua linha de criação sem perder informações, pois com todas as variáveis (preço, licença temporária, desenvolvedor e etc) que é preciso para adquirir uma solução completa BIM, por exemplo, provavelmente essa aquisição sairá muito mais cara.
Vamos exemplificar:
Bruno criou um projeto de modelagem 3D com SketchUp e após isso, Ana implementou em outro software BIM a elaboração do orçamento da obra, entretanto será necessário criar a etapa de Instalações Elétricas.
O que acontece?
Essa fase é desenvolvida por uma empresa especializada na área, assim quando ela retornar com as novas mudanças, os dados criados por Bruno e Ana se manterão intactos com a interoperabilidade entre eles e agregam a fase complementar de forma automática, facilitando seu trabalho sem que seja necessário investir em outros softwares mais caros e que envolvam processos que não serão utilizados.
Conclusão
O mercado BIM cresce a cada dia e você precisa estar preparado para lidar com ele, mas é importante ater-se ao seu campo de desenvolvimento para manter a qualidade do serviço, poupando esforços e gastos que ocasionalmente seriam perdidos caso houvesse investimento em softwares de maior complexidade, lembrando que muitas vezes não chegariam a utilizar 100% da capacidade da plataforma.
Agora que você já sabe como manter-se atualizado com as novidades do mercado utilizando ferramentas de ponta, que tal iniciar uma avaliação de um Software compatível com processos BIM?