8 dicas para dar vida a um filme de arquitetura

Rate this post

Beauty and the Bit não é novato quando se trata de fazer uma declaração em arch-viz. O estúdio de comunicação arquitetônica quebra a tradição criando histórias convincentes através de filmes. Na semana passada, o fundador Victor Bonafonte foi convidado no episódio #351 da CG Garage.

Esta postagem no blog é uma breve visão geral do mais recente projeto cinematográfico de Beauty and the Bit, “The Sound of Ink”, apresentado durante as 24 Horas de Caos de 2021. Assista ao vídeo abaixo e mergulhe na experiência arquitetônica, ou continue lendo para aprender oito dicas que você pode seguir para alcançar a narrativa visual criada em “The Sound of Ink”.

Como tudo começou então dessa forma então dessa forma 

Todos os grandes projetos começam com uma visão clara e concisa. Para o CEO da Beauty and the Bit, Victor Bonafonte, seu sonho era borrar a linha entre arquitetura e cinema. Então, quando surgiu a oportunidade de trabalhar ao lado do parceiro estratégico Schmidt Hammer Lassen Architects na visualização de uma biblioteca moderna em Xangai, ele reuniu sua equipe e compartilhou sua visão.

how-to-make-arch-film-howitallgotstarted-after-p1-1410x800.jpg
© Beauty and The Bit

“Se você gostaria de fazer um filme arquitetônico, esteja preparado para fazer algo legal. Teríamos que concordar que deveria ser algo mais artístico do que o típico filme arquitetônico descritivo.”

Victor Bonafonte, CEO, Beauty and the Bit


E no final, foi o que aconteceu com “The Sound of Ink”. Victor descreve o projeto como “trabalhando em nossa segunda casa”. O cliente queria um curta-metragem com a atmosfera da Biblioteca Leste de Xangai, mas o que Beauty and the Bit forneceu foi uma história cativante, ganhando o concurso. O curta-metragem captura o momento antes das portas serem abertas pela primeira vez.

O edifício está situado no movimentado distrito comercial de Pudong, em Xangai, com vista para o Century Park de 8.000 metros quadrados. A construção está prevista para ser concluída até o final deste ano.

Decidimos quebrar a abordagem do estúdio para criar a história na forma de dicas úteis do próprio Victor sobre como dar vida a um filme de arquitetura. Curioso para ver os bastidores de The Sound of Ink? Confira o vídeo abaixo. então dessa forma 

Dica 1: Quebre padrões então dessa forma 

Para se destacar, você precisa quebrar as regras. Para Beauty and the Bit, significava contar a história da biblioteca pelos olhos de um fotógrafo ou diretor, em vez de um transeunte apressado. O estúdio passou a maior parte do tempo nesta fase inicial, tentando refinar as capturas de viewport para criar uma narrativa forte do ponto de vista cinematográfico. Claro que a música também é importante e deve ser lembrada durante todo o processo de criação, pois é o fio que une tudo. Concluída esta etapa inicial, 70% do trabalho está concluído.

how-to-make-arch-film-tip1-1410x800.jpg
© Beauty and The Bit

Dica 2: Paciência vai te levar longe então dessa forma 

A equipe passou várias horas descobrindo as melhores condições de iluminação para cada foto. Isso permitiu que uma narrativa cromática coerente fosse estabelecida na peça. O resultado não é uma evolução natural da hora do dia, mas uma exploração da iluminação e da cor. É importante pensar na iluminação e nas cores como personagens de um filme.

how-to-make-arch-film-tip2-1410x800.jpg
© Beauty and The Bit

Dica 3: Aceite o papel de diretor então dessa forma 

Enquanto você movimenta a câmera, é importante pensar como diretor e escolher sabiamente as lentes, a proporção e a linguagem visual que você usará. Lembre-se, a mensagem que você comunica será muito diferente com base nessas escolhas. Em “The Sound of Ink”, Beauty and the Bit contou com um tratamento anamórfico legal que preservou a aparência fílmica.

 

how-to-make-arch-film-tip3-1410x800.jpg
© Beauty and The Bit

Dica 4: Seu filme é um organismo vivo então dessa forma 

Considere suas fotos como entidades vivas e adicione camadas como um passo no desenvolvimento de seu personagem. Sempre pense na ideia que deseja comunicar e tente encapsulá-la em cada cena. A sobreposição de objetos nas tomadas permitiu que Beauty and the Bit adicionasse um nível de complexidade, como visto na instalação artística de letras penduradas. Lembre-se de equilibrar a composição ao adicionar muitos elementos à cena, tentando ao máximo não fazer bagunça, mas complementando a sensação das fotos. Uma vez animadas, suas camadas ganham vida e se movem naturalmente na cena.

how-to-make-arch-film-tip4-1410x800.jpg

Dica 5: Automatize suas tarefas então dessa forma 

Para preencher as prateleiras da biblioteca com livros, a Beauty and the Bit contou com scripts para automatizar a tarefa. Os ativos foram randomizados e colocados nas prateleiras com o mínimo esforço. Nesta etapa, a renderização em tempo real também ajuda muito na pré-visualização, pois permite que os artistas se concentrem na criação da arte e não se distraiam com a tecnologia.

how-to-make-arch-film-tip5-1410x800.jpg
© Beauty and The Bit

Dica 6: Faça com que seja crível então dessa forma 

Concentrar-se em obter a montagem de ativos correta e adicionar simulação torna suas cenas completamente críveis. Century Park, o local do edifício, é o maior parque de Xangai, o que significava adicionar vegetação variada e rica. Como Xangai é bastante ventosa de novembro a maio, a simulação de vento permitiu que eles capturassem esse movimento nítido. Efeitos atmosféricos foram então adicionados para criar fotos mais atraentes durante o estágio de composição.

how-to-make-arch-film-tip6-1410x800.jpg
© Beauty and The Bit

Dica 7: Execute uma passagem múltipla avançada então dessa forma 

Depois que a texturização estiver completa e você entrar na fase de composição, Victor recomenda fazer um multi-pass avançado. Este é um processo no qual várias renderizações são feitas do mesmo quadro, com diferentes movimentos de câmera entre eles. Ao realizar esta etapa, você alcançará maior versatilidade na pós-produção.

how-to-make-arch-film-tip7-1410x800.jpg
© Beauty and The Bit

Dica 8: Abrace a imperfeição  então dessa forma então dessa forma 

Como um dos últimos passos, a Beauty and the Bit criou uma máscara animada e regular que une o modelo renderizado com o vídeo. Em seguida, eles embaralharam todos os passes de renderização para ter controle de cada camada. Finalmente, eles adicionaram os toques finais de aparência cinematográfica de pós-produção. Imagens de drones foram usadas para as vistas aéreas. No final, Victor nos lembra de aceitar o resultado do processo trabalhoso, e que a beleza se encontra na imperfeição. então dessa forma então dessa forma 

how-to-make-arch-film-tip8-1410x800.jpg
© Beauty and The Bit

Pronto para experimentar tudo o que o V-Ray tem a te oferecer? Entre em contato conosco e garanta já sua avaliação gratuita por 30 dias!  então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Confira aqui esta webinar onde produzimos uma maquete digital no V-Ray para SketchUp!

 



Leia Mais! então dessa forma então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This