Arquivos DWF/DWFx: Por que se tornaram obrigatórios e como utilizar?

Rate this post

Arquivos com a extensão DWF e DWFx armazenam informações não editáveis de um projeto 2D ou 3D e são abertos por softwares como o Autocad® e o ZWCAD. De modo geral, projetos de arquitetura, engenharia e construção precisam ter uma via entregues eletronicamente, seja para clientes, equipes de trabalho ou aos órgãos responsáveis pela aprovação do projeto. Mas, talvez você se pergunte, por que as prefeituras estão exigindo arquivos DWF como padrão para entrega de projetos?

Uma das grandes vantagens do formato de arquivo DWF/DWFx é que funciona como o PDF, porém com a comodidade e precisão da plataforma CAD sendo possível obtenção de SNAPS, gerenciamento de Layers e configurações de plotagem.
Outras vantagens do formato de arquivo DWF/DWFx são:

  •  pode ser aberto para visualização facilmente. Para aqueles que utilizam o formato somente para visualização, pequenas anotações ou impressão uma licença econômica e perpétua do ZWCAD é uma alternativa ao aluguel do Autocad.
  • O arquivo gerado é mais leve,
  • Garante a segurança e integridade do seu projeto original, pois não é possível fazer modificações no arquivo fechado;
  • Garante uma boa comunicação entre os envolvidos, pois permite, acrescentar revisões, observações, cotas, usar o desenho como referência para outros desenhos, etc.

Tenha em mente que DWF e DWFx são chamados de arquivos finais, como se tivessem sido impressos eletronicamente e tem seu conteúdo protegido. Caso você precise fazer alguma edição no projeto, ainda é preciso ter em mãos o arquivo original em DWG.

Qual a diferença entre arquivos DWF, PLT e PDF?

Ainda hoje, muitos usuários do CAD desconhecem as vantagens do arquivo DWF. Alguns talvez utilizem arquivos PLT para plotagem ou imaginam que, com isso, possam manter intactos os direitos autorais do projeto por ser um arquivo fechado e de uso exclusivo para impressão.

Mas infelizmente não é bem assim. Faz tempo que softwares como Corel Draw abre arquivos PLT, deixando uma enorme brecha para edição de projetos, e hoje, o próprio Autocad® no menu Express Tools, tem a opção de abrir arquivos PLT.

Outra questão importante no formato PLT que frequentemente gera problemas é que precisa ser criado por um driver de impressora compatível com a plotter utilizada na gráfica. Desse
modo, um arquivo PLT não pode ser impresso em qualquer plotter e o projetista precisa inclusive, solicitar para o fornecedor da impressão o driver próprio e saber instalar em seu computador. Convenhamos, contra produtivo!

Além do formato PLT alguns utilizam a impressão em PDF. Tratando-se de entregas para o cliente final, faz sentido, uma vez que basicamente todos os computadores abrem o formato PDF e com isso o cliente, não precisa ter e saber utilizar um sistema CAD.

Porém não é um formato ideal para impressão de pranchas, pois o PDF pode ter até o TRIPLO do peso do arquivo original em DWG. Além disso, podem ocorrer erros de representações gráficas pela não interpretação correta de CTBs e STBs.

                                                                                                

Comparação Peso do Arquivo                                     Comparação Tempo de Plotagem

Como abrir e salvar arquivos DWF e DWFx

Se você chegou aqui, provavelmente você está procurando os programas que o ajudarão a trabalhar com esta particular extensão de arquivo. Mostramos a seguir como abrir e salvar arquivos em extensão DWF utilizando o ZWCAD2019. Tenha em mente que a interface e modo de trabalho do Autocad é muito similar ao ZWCAD, então você poderá reproduzir essas informações em no seu Autocad ou baixar a versão de testes do ZWCAD aqui.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This