Entenda os benefícios da tecnologia para projetos de arquitetura

Rate this post

Projetos de Arquitetura

A transformação digital é um assunto discutido em todas as esferas sociais, desde universidades até empresas. A onda tecnológica não é o futuro, já é realidade. Robôs substituindo funcionários de uma fábrica na China, carros que se dirigem sozinhos nos Estados Unidos, realidade virtual nas escolas de São Paulo. Nesse cenário, os projetos de arquitetura não podiam ficar de fora.

Os benefícios da tecnologia para a área são muitos. Hoje, por conhecerem o 3D, em filmes ou em games, clientes já pedem projetos nesse formato. Ele ainda tem um apelo muito maior para a venda.

No entanto, quem trabalha na construção precisa de uma outra visão — de medidas exatas, cortes específicos e plantas. Por isso, além de um software que possa fornecer 3D, o 2D continua necessário e tem o seu valor para arquitetos e engenheiros.

Se você só lida com softwares 2D, aprenda neste post os benefícios da tecnologia do 3D para a sua carreira. Vamos dar 5 dicas valiosas.

1. Crie o seu diferencial competitivo com a tecnologia

Para quem está começando, a escolha da tecnologia correta é importante. É preciso observar tendências e estar atento ao que vai continuar no mercado. Uma dica é olhar as práticas que estão acontecendo em pólos tecnológicos e referências, como Dubai, nos Emirados Árabes ou Tóquio, no Japão.

Após a pesquisa, olhe para o que o mercado brasileiro está usando. Aprender a utilização de um software pode levar menos de um dia mas você tem que se aprofundar para conseguir explorar todas as suas possibilidades. Assim você se diferencia dos seus concorrentes.

 

2. Amplie oportunidades de contratação

Quando você desenvolve habilidades específicas, pode achar que está diminuindo campo de atuação. Na verdade, se olhar por outro ponto de vista pode ampliar as oportunidades de contratação. Como?

Você vai estar à frente de outros profissionais que não se atualizaram. Por estarem atentos aos movimentos do segmento, os escritórios tendem a contratar quem já domina ao menos uma ferramenta. Portanto, quanto mais softwares você conhecer melhor.

3. Acompanhe as novidades do mercado

Quem já trabalha com softwares 2D, sabe que as atualizações podem trazer muitas funcionalidades antes não previstas ou possíveis. As empresas que as disponibilizam tem equipes voltadas só para pesquisa inovação. Por isso, quando lançam uma atualização já foi algo estudado e testado.

essa é uma forma de você também acompanhar as novidades que o mercado traz.

 

projetos de arquitetura

4. Otimize tempo e processo

Um dos grandes benefícios da tecnologia é economizar tempo e processos. Tanto no processamento quanto no modo de fazer, a evolução dos programas de computador estão sempre relacionados a essas melhorias. Portanto, utilizar a última versão é importante.

5. Fique antenado ao futuro

Como falamos ao longo deste post, a transformação digital já saiu das telas e ocupou a nossa vida em diferentes áreas. Se um profissional quer seguir carreira na área tem que estar preparado para remodelar e adquirir novos conhecimentos.

Nada mais eficaz para atingir esse objetivo do que ficar antenado no que vem por aí. Uma dica para quem trabalha com softwares 2D é começar a ficar de olho em uma tecnologia chamada BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção).

 

projetos de arquitetura

O que é o BIM

O conceito da tecnologia foi inventado na década de 70, mas somente agora arquitetos, engenheiros e construtores estão olhando para ele com mais afinco. É uma ideia simples. Imagine um projeto colaborativo entre todos os envolvidos na construção de um edifício. Cada um monta sua parte e tudo é integrado por uma ferramenta. Parece impossível? Não, é assim que o BIM funciona.

Ou seja, um projetos de arquitetura pode ser gerido do início até o fim. Ele permite que você comece pela maquete eletrônica, passe pelas plantas e calcule os detalhes estruturais, o que interfere dentro e fora do edifício, eficiência energética, entre outros.

Cada parte de projetos de arquitetura é a associada a outra, o que resulta a informação completa ao final, até após a construção. O melhor de tudo é que trabalha com modelos 3D, que são muito mais verossímeis à edificação pronta.

Outras vantagens do BIM são oferecer um orçamento e cronogramas, tanto da obra como físico-financeiro.

 

projetos de arquitetura

A adoção do BIM pelos softwares de CAD

Agora você deve estar se perguntando: e o que as empresas que desenvolvem softwares 2D vão fazer? A resposta é simples: adotar a tecnologia. Como vimos, a maioria das empresa de tecnologia, senão todas, contam com áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Então, elas já perceberam que essa tecnologia veio para ficar e resolveram incorporá-la aos seus produtos. É o exemplo do Sketch Up, que integrou essa tecnologia ao software. Mas e o CAD? Acabou? Para os fãs do CAD, uma ótima notícia: ele não acabou. Ainda vive em paralelo com o BIM, dando suporte a algumas funcionalidades.

E o futuro do BIM?

Acho que já deu para perceber que a tecnologia não pára ou espera por ninguém. A realidade aumentada e a realidade virtual também prometem ajudar bastante essa área de arquitetura e construção.

Em breve, será possível ter um aplicativo com tecnologia BIM em um smartphone, tablet e até mesmo no Google Glass. No lugar de um espaço vazio, você verá a projeção do edifício antes mesmo dele ser construído.

 

projetos de arquitetura

Alguns governos na Europa e na Ásia também já usam o BIM em projetos piloto de total gerenciamento dos edifícios. O que foi feito há quatro décadas, agora toma corpo e força para concorrer com os principais adversários no que tange o 2D.

Como vimos, os projetos de arquitetura vão ficar cada vez mais parecidos com a realidade e com menos erros. Todos saem ganhando com isso: os envolvidos no projeto, que podem ter acesso a mais informações, os clientes, que visualizam de uma forma mais tangível o que vão comprar e as construtoras, que têm mais controle do gerenciamento de todo o processo.

As dicas foram úteis para você? Quer continuar acompanhando a gente? Então curta nossos canais nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram. Passa lá!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This