Como Kamila Harnisch usa o LayOut para se destacar em seus projetos?

5/5 - (1 voto)

Kamila Villwock Harnisch é arquiteta e urbanista desde 2013 e pós graduada em interiores. Com experiência tanto em escritórios de arquitetura como no setor público, ela sempre usou o LayOut para fazer seus detalhamentos e desde 2010 nutre uma paixão por trabalhar com essa ferramenta. Hoje ela vai nos contar como iniciou sua utilização do LayOut e como hoje ele é uma ferramenta essencial para seu trabalho.

totalCAD: Nos conte um pouco sobre sua trajetória na Arquitetura e no Urbanismo. Quando se decidiu pela profissão?

Kamila: “Eu decidi que seria arquiteta aos 13 anos e achava que trabalharia com urbanismo. O primeiro curso que fiz de software foi  de CAD com 15 anos, aprendi a ferramenta, mas não sabia desenhar e projetar, naquele momento parecia não fazer sentido, entretanto me ajudou muito a conseguir fazer estágio desde o início da faculdade.

Durante a faculdade e com os estágios, peguei gosto pela arquitetura, principalmente comercial e corporativa. Nunca tive dúvidas da minha escolha pela arquitetura.

totalCAD: Sabemos que você é uma grande entusiasta do LayOut. Como foi essa motivação?

Kamila: “Conheci o LayOut em 2010 enquanto fazia estágio, a minha primeira atividade neste escritório foi aprender o LayOut com os colegas de estágio e fazer o detalhamento de um complexo de edifícios públicos, fiquei impressionada com a facilidade e qualidade de representação que o software proporcionava. Conheci outros softwares e plataformas BIM que são muito reconhecidas no mercado, e tive certeza que a dupla SketchUP e LayOut é uma das melhores escolhas para projetos de interiores ou projetos de arquitetura pequenos, mas naquela época o LayOut ainda era muito travado e não tinha todas as ferramentas que hoje possui.

Eu sempre tive certeza que o LayOut era uma ferramenta incrível, mas não conhecia pessoas que usavam a ferramenta, não existiam cursos, aprendi detalhes do LayOut com um livro que encontrei na biblioteca da faculdade. 

Quando saí desse escritório que fiz estágio e que trabalhei por mais sete anos como arquiteta, precisei encontrar a ferramenta que faria parte dos meus processos e da minha forma de trabalhar. Trabalhando sozinha, o primeiro projeto fiz no CAD com 3D no SketchUp, […] 2019 percebi que os outros profissionais estavam mais abertos ao LayOut e resolvi compartilhar esse conhecimento de alguns anos. O curso já começou diferente, porque além de ser um curso on-line, é um curso ao vivo.

Projeto Clínica Veterinária

totalCAD: De onde veio a ideia de formular seu curso “LayOut na Prática.”?

Kamila: “Conheci o LayOut há 9 anos (quando ainda era estudante), durante esse tempo a ferramenta evoluiu muito e hoje acredito ser uma ferramenta ideal para quem deseja ter produtividade e evitar retrabalhos em seus processos de projeto.

Durante esse tempo eu percebi que o LayOut era pouco conhecido entre os profissionais de arquitetura, com isso resolvi elaborar esse curso com o objetivo de melhorar a qualidade de representação de projetos e ensinar os processos que eu adotei para ter projetos mais assertivos.

Projeto Clínica Veterinária

totalCAD: O que considera essencial para um bom profissional da área?

Kamila: “Ter processos bem definidos e ferramentas que proporcionem produtividade, além do conhecimento técnico e capacidade de resolver problemas.

totalCAD: Quanto os softwares, como eles te ajudam no trabalho do profissional? E como se aplicam no seu dia a dia?

Kamila: “Os softwares só ajudam quando o escritório tem uma gestão que funciona, tanto de equipe quanto de processos. Nós arquitetos ainda temos muito a aprender sobre gestão. Mesmo assim sou defensora dos softwares sempre, mas não precisamos de ferramentas robustas para resolver o dia-a-dia. A maior ferramenta é organização.” 

Projeto Sanepar

totalCAD: Consegue citar uma grande inspiração da área?

Kamila: “Eu vou citar algumas, pode ser? Em gestão minhas referências são a Grasi Ajala e a Aline Zanoni, são feras em falar de organização e processos, aprendo muito com elas.

Referências em projetos para mim, são Daniel Kroth, Erika QueirozLarissa Reis, Eduardo Muzzi e Ohma Design.

totalCAD: Na suas redes sociais você passa diversas dicas, essas dicas são baseadas em suas vivências como profissional ou isso é resultado de muito estudo?

Kamila: “Os dois, a maioria das dicas de LayOut são soluções de problemas que encontramos durante a vivência de projetos, errando e aprendendo. A decisão de abrir o curso de LayOut surgiu a partir de um erro, […], enquanto eu tinha conhecimento de LayOut. 

Mas eu ainda estudo muito, quem me conhece sabe que faço muitos cursos e também faço mentoria, o importante é não parar.

Projeto Sanepar

totalCAD: Você tem algum projeto que é seu queridinho?

Kamila: “Tenho! Um deles é o primeiro projeto que assinei como arquiteta em 2013 e outro que estou enviando é um projeto que fiz esse ano, no meio da pandemia, o momento era tenso, mas exigia de mim a atenção para realizar. A marcenaria ficou muito surpresa com a representação do projeto e comentou que isso ajudou muito na interpretação, naquele momento não podíamos nos falar e ainda não estávamos tão habituado às reuniões on-line.

Projeto Clínica Veterinária

Imagem renderizada no V-Ray por Suéli Franke


Imagem renderizada no V-Ray por Suéli Franke

Quer saber mais sobre a Kamila? Siga ela em suas redes sociais!

Instagram: @kamilaharnisch.arquitetura
LayOut na Prática: https://bit.ly/371B9nZ
E-mail: cursodelayout@gmail.com  

 

 

Gostou do Post de hoje? Então acompanhe mais se inscrevendo em nosso blog para receber mensalmente dicas valiosas em nossa newsletter!

Até o próximo post! 


Leia Também:

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This