OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.
Um dos primeiros sonhos mais comuns de um estudante de arquitetura é ter o seu escritório próprio. Mas uma vez realizado essa conquista, como é possível realizar uma boa gestão do escritório de arquitetura?
O desafio para muitos profissionais é manter o escritório de portas abertas gerando lucro. Para isso, além das habilidades técnicas do profissional, é imprescindível uma boa gestão.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil de cada dez empresas, 7 não sobrevivem após cinco anos de atividade.
Já uma pesquisa de sobrevivência do setor, elaborada pelo Sebrae em 2016, aponta a dificuldade de gestão, problemas administrativos e a oscilação de mercado como responsável por pelo menos 38% do fechamento dos escritórios no país.
Se você está começando seu escritório agora, ou se está consolidado no mercado, vamos te ajudar a conhecer opções seguras para gerenciar seu negócio quando a demanda temporária é parte do desafio.
Número de Funcionários
Em geral, estruturas pequenas exigem que todos os funcionários entendam o funcionamento global da empresa. O quadro de funcionários fixos varia de acordo com a necessidade de cada escritório.
Em alguns casos a contratação de profissionais terceirizados ou de consultores pode ser uma boa saída para dar conta de muitas demandas.
Para saber como formar uma equipe e quando será necessário contratar mais funcionários é preciso dimensionar o trabalho em número de horas aproximadas, tendo como parâmetro o prazo desejado pelo cliente.
O processo de treinamento de novos colaboradores pode ser demorado e custoso, por isso, ter em seu fluxo de trabalho sistemas como o SketchUp, software utilizado em 90% das 50 maiores universidades de Arquitetura e Design do país, pode ser uma excelente estratégia para não precisar se preocupar com longos treinamentos, uma vez que os novos talentos do mercado já dominam esta ferramenta.
Altos e Baixos do Mercado de Arquitetura e Design
Saber se adaptar aos momentos de crescimento e redução é um dos pontos mais importantes para garantir a sobrevivência de empresas no mercado da arquitetura e construção.
Um dos maiores erros cometidos por pequenos escritórios é ter a sua estrutura ‘inchada’ com consequente perda da qualidade do atendimento, do projeto e da obra.
Se em épocas de “picos” de projetos você contratar novos funcionários, adquirir novos computadores e comprar novas licenças, pode ser que o seu lucro comece a diminuir, embora sua receita aumente.
Uma das melhores alternativas para demandas temporárias de projetos é trabalhar com assinaturas de softwares que possuem um investimento muito menor e você pode pagar pelo que realmente vai precisar.
Conheça o novo modelo de assinatura anual do SketchUp Pro, desenvolvido exatamente para dar liberdade aos profissionais na gestão de seus negócios.
Não tenha medo de investir
Manter os pés no chão é um conselho válido para todas as épocas, seja de crise ou de bonança! Entretanto, caso você tenha em mente fazer qualquer investimento em sua carreira ou em seu negócio e isso está dentro de suas possibilidades, não tenha medo.
Por exemplo, talvez você pense em transferir seu escritório para um ambiente maior e mais bem localizado, ou pense em incorporar novas tecnologias no seu escritório como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual não deixe de fazê-lo, isso pode colaborar muito, inclusive, alavancar seu número de clientes. Um bom empreendedor está sempre preparado para crescer.
Faça muito mais, investindo muito menos
Estar preparado para o fato de que o volume de projetos pode oscilar e representar grandes variações de um ano para outro, precisa ser uma das premissas em escritórios de arquitetura e design.
Esse é um dos fatores pelos quais o SketchUp passa a oferecer licenças com menor custo e aquisição flexível, adaptando-se perfeitamente as sazonalidades do mercado.
Não apenas isso, junto com esse novo modelo de licenças com menor investimento e maior flexibilidade, é possível usufruir um grande pacote de benefícios, montado para auxiliar em 2 situações: se comunicar melhor com clientes e manter a equipe de projetos mais produtiva. Dois dos pilares chaves na gestão em mercados com demandas temporárias.
Confira mais alguns benefícios do pacote de assinatura anual do SketchUp Pro:
O pacote de benefícios do SketchUp Pro é realmente inovador e se encaixa perfeitamente na demanda dos profissionais do Brasil.
Agora que você tem um excelente aliado na estratégia de projetos do seu escritório, que tal crescer mais ainda esse ano!?
Leia Também:
- Realidade Virtual na Arquitetura
- Realidade Aumentada – Aumente seu poder de decisão antes da obra!
- Você tem um alto custo com licenças de softwares? Veja como resolver!
- Nova assinatura anual do Sketchup: saiba qual é a opção ideal para o seu negócio
- Do estudo preliminar a construção com Sketchup Pro
- Modelagem Arquitetônica no SketchUp: Dicas de extensões para se tornar um especialista.
- 10 Dicas para o SketchUp nunca travar e ficar muito mais rápido!
- Diferenças entre Sketchup Make e Pro: o comparativo oficial definitivo!
- Conheça os atalhos do SketchUp e projete mais rápido!
- Veja quais requisitos recomendados para rodar o SketchUp
- Saiba agora como instalar plugins no Sketchup.
- Afinal, o que é norma NBR 15575 de desempenho na arquitetura?
- Usando tabelas para gerenciar planilhas no LayOut
Olá, sugiro um maior foco e incentivo a construção de cidades e novos lares ( casas, condomínios, edifícios, etc) em integração com a natureza ao redor, ou seja, armonizando toda a qualidade de vida que à nos humanos é necessário ao ambiente ao redor. A Criação é nossa parceria incondicional, sem esta é impossível um final feliz.
Desejo melhorias contínuas.