Design de interiores
A arquitetura é uma profissão de importância e expressão de estilo, que vem se atualizando constantemente e mudando a forma de projetar, com o intuito de acompanhar e aproveitar as novidades tecnológicas desse campo. E uma parte dessa profissão que vem sofrendo constantes atualizações é o design de interiores!
Com os programas em 2D e 3D, o papel ficou para trás e deu espaço para softwares automatizados, que auxiliam no melhor desempenho do profissional, que pode desenvolver projetos extremamente próximos da realidade — tecnologia e arquitetura caminham lado a lado!
Quer conhecer mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça cinco softwares para design de interiores e a sua importância. Vamos lá!
1. ZWCAD
O ZWCAD é um software com linguagem de projetos universal, de fácil uso e operação, mesmo para iniciantes. Pode ser utilizado no formato 2D ou 3D, a depender das necessidades do arquiteto e das características do projeto.
Foi criado para gerenciamento de projetos na área da engenharia industrial, como elaboração de peças mecânicas, mas, pela sua facilidade de uso na representação de desenhos arquitetônicos, acabou sendo adotado por profissionais da construção civil e se tornou uma referência para representação gráfica destes.
Outro grande diferencial do ZWCAD é o recurso de pré-visualização de alterações, pelo qual o usuário pode verificar quais serão as alterações no projeto de acordo com as mudanças que pretende fazer, mas de maneira prévia.
Pela sua facilidade de uso, é o software mais indicado para iniciantes — ele é um dos programas mais utilizados nos escritórios de arquitetura. Além disso, pelo fato de ser o mais antigo aplicativo desenvolvido, é também o mais conhecido e difundido, porém não possui tantas funções quanto outros programas, o que está fazendo com que ele se torne obsoleto.
2. Sweet Home 3D
O Sweet Home 3D é um programa de planejamento desenvolvido para arquitetos que desejam ir além de projetos com construção ou reforma, pois possui também outras funções, como distribuição de móveis e reformulação do ambiente.
O programa é desenvolvido, principalmente, para design de interiores e possui uma fonte inesgotável de cores, peças e ideias decorativas, permitindo que o arquiteto desenvolva projetos para qualquer espaço. Além disso, possui recursos voltados para detalhes, com a vantagem de uma janela que permite a visualização em 3D enquanto se trabalha na planta 2D.
O Sweet Home 3D conta ainda com um catálogo básico de móveis, separados por cômodos, mas sem muita personalização. Ele é perfeito para arquitetos que desejam desenvolver projetos com praticidade e qualidade.
Por fim, é possível criar vídeos e fotos em 3D dos cômodos, com visualizações quase de maneira instantânea. Mesmo que a qualidade não seja a melhor, esse recurso permite que o cliente tenha uma ideia muito próxima do que será o projeto na realidade.
3. SketchUp
É um dos mais desenvolvidos softwares de modelagem 3D. Possui uma interface de fácil entendimento, amigável e intuitiva, permitindo que o usuário se adapte aos recursos dessa ferramenta rapidamente, criando os seus primeiros projetos.
Com o SketchUp, o arquiteto poderá desenvolver projetos com efeito 3D, para que o cliente possa ter uma visualização real do que está sendo proposto. É extremamente versátil e possui funções que o tornam único, como a possibilidade de transformar modelos em documentos completos, com medidas, indicações e gráficos, deixando os projetos ainda mais profissionais.
Conta com vasta biblioteca de objetos, o que possibilita que o usuário use toda a sua criatividade e habilidade nos projetos, além de ser possível compartilhar os modelos, fazendo dessa ferramenta o maior repositório gratuito de modelos 3D.
Outro atrativo do software é a possibilidade de desenhar a própria mobília do projeto ou fazer upload de imagens em espaços já existentes. Por fim, o programa conta com diversos tutoriais para auxiliar os usuários e uma comunidade ativa para tirar as dúvidas em tempo real.
4. Homestyler
É um dos mais completos softwares para design de interiores. Foi desenvolvido pela Autodesk, a mesma empresa que projetou o AutoCAD, e permite que o usuário inicie o seu projeto do zero ou carregue designs da própria galeria.
É destinado a usuários com pouca experiência em software de modelagem avançada, permitindo que eles criem os seus projetos e tenham uma ideia de como será o resultado final, com visualização em 2D e 3D. Não é necessário fazer download do programa, pois ele é disponibilizado na forma on-line.
Além disso, permite que os projetos tenham medidas personalizadas ou baseados em modelos já existentes no banco de dados da ferramenta. Com o Homestyler, o usuário pode ainda decorar e adicionar elementos nos ambientes, como portas, janelas, móveis e eletrodomésticos, somente arrastando-os até o local.
Possui uma interface bem projetada, com interação em redes sociais, com a possibilidade de publicação dos ambientes desenvolvidos. O programa é uma ferramenta com design moderno, de fácil execução da planta de um espaço, além da organização e decoração do layout.
5. IKEA
Uma das maiores vantagens do IKEA é a possibilidade de ser aplicado a qualquer espaço, permitindo que se faça o design de qualquer ambiente. O programa exibe guias suplementares, que servem de apoio ao usuário para desenvolver o projeto — como para realizar o planejamento do banheiro ou da cozinha.
É indicado para profissionais que precisam verificar espaços e fazer o cálculo de medidas antes de iniciar o projeto. Um diferencial desse software é a possibilidade de atingir elevado nível de detalhamento, mesmo com uma interface simples.
Também permite a visualização do projeto em 3D, além de realizar cálculos de preços dos móveis utilizados no projeto. No IKEA é possível, ainda, desenhar a divisão dos ambientes e mobiliá-los, com as medidas exatas dos móveis. No fim, o projeto pode ser salvo no próprio servidor IKEA, para que se possa consultar o preço das peças em lojas virtuais e obter sugestões de outros usuários.
Gostou de conhecer mais sobre os softwares utilizados para design de interiores? É extremamente importante que o arquiteto conheça essas ferramentas, pois elas são cruciais para o desenvolvimento de um projeto de qualidade, além de auxiliar na otimização das ideias iniciais.
Quer continuar por dentro de todas as novidades do universo da arquitetura? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter, YouTube e Instagram!