Como os usuários do V-Ray podem desbloquear opções de design com o Enscape

Rate this post

De interações em cenários luminosos até caminhadas interativas, Enscape pode ajudar através dos fluxos de trabalho de arquitetura. Dan Stone da Archilime explica mais.

Por que criamos visualizações? Para muitos de nós, é sobre externalizar nossas ideias interiores e expressar nossa criatividade.  Nos permite trazer nossa imaginação à vida e comunicar nossa visão para outras pessoas. Para usuários do V-Ray, o processo de produzir visualizações envolve uma atenção profunda nos detalhes e foca em criar representações realistas de seus designs. Aprendemos tudo isso na Archilime Academy. Esse nível de realismo pode ser um processo que consome tempo, e deixar o fluxo de trabalho menos flexível tornando difícil de repetir e explorar novas opções de design. 

Uma ferramenta de renderização em tempo real que oferece uma experiência de visualização simplificada e imersiva.

Usando o Enscape juntamente com o v-Ray, fomos capazes de elevar suas capacidades para rapidamente e facilmente repeti-las em nossos designs, testar diferentes cenários de iluminação, e criar uma caminhada em 3D interativa. Aqui, iremos explorar os benefícios de usar o Enscape juntamente do V-Ray, incluindo como o Enscape pode facilitar na colaboração de um design, bem como otimizar uma renderização. 

Primeiros Passos 

Começaremos olhando como o Enscape pode ser usado nos estágios iniciais de um desenvolvimento de design, antes do V-Ray entrar em cena. Oferecendo uma abordagem flexível para o ambiente da visualização em tempo real, Enscape ajuda os designers a explorar novas ideias e repeti-las em novos designs rapidamente. Então iremos falar sobre como o Enscape pode ser integrado ao V-Ray, acentuando exemplos específicos de como os usuários de V-Ray podem variar entre o V-Ray e o Enscape e se beneficiar de cada uma das ferramentas. Então, iremos discutir como o Enscape pode usar caminhadas interativas em 3D para comunicar ideias de design mais efetivas e ser usado para colaborar com membros da equipe não-técnica.

Usando o Enscape para Desenvolvimento de Design

Aqueles que se acostumaram com o conjunto de ferramentas do V-ray serão surpreendidos de uma forma boa com a rapidez e simplicidade que foi pular diretamente para o Enscape e criar trabalho de alta qualidade logo de cara. O renderizador em tempo real do Enscape e sua interface amigável tornam dele uma excelente ferramenta para designers que querem visualizar mudanças rápidas e testar seus designs. Sem mais espera para renderizações de longos períodos ou lutar para navegar em uma interface complicada. Enscape te dá a habilidade de ver os efeitos de suas escolhas de design instantaneamente, te encorajando a tomar decisões certeiras e avançar com o processo de design.

Vamos dar uma olhada em como usamos o Enscape para solucionar o espaço em plano aberto na casa de Cornwall, que foi desenhada pelo visionário arquiteto Squirrel Design. Começamos realizando um estudo solar, que ajudou a determinar o posicionamento ideal dos dispositivos de sombreamento ao redor de janelas. Usando as ferramentas do Enscape, fomos capazes de ajustar os materiais e iluminação, em tempo real, nos dando uma representação precisa de como seria o espaço enquanto projetávamos. 

Não há nada que impeça você de usar esse processo muito mais cedo no desenvolvimento de um design. Com o Enscape, descobrimos a capacidade de repetir o design rapidamente, testar opções diferentes, e tomar decisões certeiras, tudo dentro do mesmo ambiente em tempo real, o que você não tende a fazer com o V-Ray. 

Integrando o Enscape com o V-Ray

Uma vez que você decidiu a iluminação e a forma de seu design, o Enscape vem equipado com inúmeros materiais de preset e ativos em 3D, assim como o Chaos Cosmos. Então como posso começar com o Enscape sendo um artista V-Ray?

Uma vez que experimentamos diferentes opções de iluminação e raios de sol no espaço  aberto do projeto da casa do Cornwall, focamos nos materiais. Assim como no Chaos Cosmos, a Biblioteca de Materiais do Enscape também possui diversos materiais pré-configurados para você aplicar nos objetos de seu cenário. Descobrimos que a melhor opção era repor os materiais do SketchUp com os do Enscape, e . então fazer edições neles no editor de materiais, semelhante a como um usuário do V-Ray faria no Asset Editor.

Ajustar os materiais em tempo real enquanto olhamos para o modelo 3D acelerou o processo e o deixou mais eficiente.

Também vale a pena falar que qualquer informação de material que adicionamos no Enscape, também era visível em nossas renderizações finais. Isso inclui todo nosso mapa de brilho, impacto e deslocamento.  

As aplicações para os ativos do Enscape trabalham exatamente da mesma maneira que o Chaos Cosmos. Saber que estávamos adicionando ativos em nossos modelos (usando a ferramenta de múltiplos ativos), que seriam lidos pelo V-Ray quando quiséssemos migrá-los mais tarde, nos deu uma tranquilidade de que não estaríamos repetindo as etapas.

Colaborando com colaboradores Não-Técnicos 

Um dos desafios que todos nós enfrentamos enquanto trabalhamos em uma exibição de projeto é comunicar essas idéias de design para colaboradores não-técnicos. Isso pode ser especialmente desafiador quando trabalhamos com clientes que não estejam familiarizados com terminologias técnicas ou visualização de plantas 2D. É aí que o Enscape entra como uma ferramenta útil para apresentar ideias de design para equipes não-técnicas. 

As caminhadas interativas em 3D do Enscape oferece uma experiência mais imersiva e intuitiva para os clientes do que imagens estáticas.  Com o Enscape, você pode criar um link autônomo da web para seu modelo e compartilhá-lo com qualquer um, permitindo a navegação através do cenário em seu navegador e experienciar o espaço como se estivessem lá.  

Enquanto trabalhava no projeto da casa do Cornwall, foi fácil perceber como um simples link permite que o usuário final mergulhe na cena. Passamos  o link  internamente pela equipe para obter feedbacks técnicos, e eles podiam navegar coletivamente através do espaço, ver os materiais, e entender a noção de espaço. Isso ajudou eles a entender melhor as intenções do design, tornando fácil de dar feedbacks e fazer perguntas.  

As caminhadas interativas do Enscape também podem ser usadas para apresentar designs para grandes públicos, como em reuniões públicas ou sessões de planejamento da cidade. Com o Enscape, você pode criar uma apresentação atraente e envolvente permitindo que seu público veja e experiencie seus designs em primeira mão. 

Em resumo, Enscape é uma ferramenta de grande valor para colaborar com equipes não-técnicas, permitindo que você mostre seu design de uma maneira colaborativa.

Conclusão

Enscape é uma ferramenta de renderização em tempo real para ser usada antes ou junto ao V-Ray para otimizar um design e sua visualização. Usando o Enscape durante os primeiros estágios de um desenvolvimento de design, designers podem rapidamente repetir e explorar novas opções de design.  

A compatibilidade com o V-Ray significa que todos os ativos do Enscape são lidos pelo V-Ray quando você for criar CGI em níveis de produção

Em adição, a visualização interativa e as caminhadas em tempo real do Enscape fazem dele uma ferramenta muito útil para comunicar ideias para equipes não-técnicas.

Com o Enscape, designers podem desenhar e visualizar em um módulo, antes de voltar ao V-Ray, para criar visualizações fotorrealistas.   

Que tal experimentar você mesmo tudo o que o V-Ray e o Enscape tem a te oferecer? Clique aqui para saber mais! 



Leia mais:

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This