Maquetes eletrônicas 3D em projetos de arquitetura: saiba mais!

Rate this post

As maquetes eletrônicas 3D chegaram para revolucionar completamente o mercado de arquitetura e design de interiores. Hoje em dia, elas são a forma mais usual de apresentação de propostas e de visualização final de projetos.

Mas como se certificar de que as representações são feitas com a qualidade necessária para impressionar os clientes? Afinal, esse é um ponto imprescindível para que os contratantes dos projetos possam compreender inteiramente as ideias a serem transmitidas.

Pronto para descobrir mais sobre as vantagens de usar maquetes eletrônicas nos seus projetos e se inspirar para trabalhar cada vez melhor com elas? Acompanhe as nossas dicas!

Como as maquetes eletrônicas 3D ajudam os seus projetos

As principais funções das maquetes são a de poder testar as soluções arquitetônicas propostas e visualizar em detalhes o projeto quando finalizado, antes mesmo que a sua execução seja concluída.

Essa pré-visualização tão realista contribui, principalmente, em três momentos:

  • o primeiro é no fechamento de contratos de serviços de arquitetura — quando o profissional mostra um portfólio bem elaborado e com imagens de outros trabalhos já realizados, o cliente se sente mais seguro em depositar confiança na empresa;
  • o segundo momento é na aprovação da proposta de projeto — se o arquiteto ou designer utilizar apenas desenhos técnicos, como plantas e cortes, muitas vezes pode não transmitir por completo as suas ideias. Ao ver as imagens 3D, o cliente compreende melhor o projeto e se encanta ao imaginar o ambiente finalizado;
  • o terceiro é no decorrer da obra — afinal, após os possíveis ajustes, o profissional sempre deve apresentar o projeto para a equipe de trabalho unindo as pranchas técnicas com as maquetes para melhor visualização do projeto como um todo.

Maquetes eletrônicas 3d

Essa melhor compreensão, por parte dos profissionais envolvidos na construção e na fiscalização das obras, evita uma série de percalços que podem ser muito prejudiciais, tanto ao trabalho do arquiteto como ao cliente. Os mais comuns são atraso nos serviços, erros de execução que geram retrabalho e custos excessivos, desperdício de materiais e insatisfação.

Além disso, é muito mais fácil divulgar os seus projetos — em redes sociais, blogs ou anúncios — por meio das imagens oriundas das maquetes, uma vez que elas são mais bem recebidas pelo público do que os desenhos técnicos.

Os melhores softwares para construir maquetes

Existe ampla gama de softwares de arquitetura, pagos ou gratuitos, que você poderá utilizar para construir as suas maquetes eletrônicas 3D. No entanto, é preciso atentar para alguns pontos para fazer a escolha que mais atenda às suas necessidades.

Isso porque você precisa ter segurança na relação custo-benefício oferecida pelo software, considerando a qualidade dos resultados, a facilidade no manuseio das ferramentas oferecidas pelo programa, além de ter que adequar o investimento de compra das licenças de uso ao orçamento do seu escritório.

SketchUp

É o software de modelagem mais utilizado no mundo e o mais acessível de todos, pois possui tanto a versão Pro, que demanda pagamento de licença, quanto a versão Make, que é gratuita, ambas encontradas para download no site oficial do produto.

Os seus comandos exigem certa dedicação, mas são bem fáceis de dominar. Além disso, possui a maior biblioteca de blocos 3D do mundo, o que facilita muito o processo projecional inteiro, uma vez que compreende arquivos desde carros e móveis grandes até os menores utensílios ou objetos de decoração.

Maquetes eletrônicas 3d

Dibac

Plugin exclusivo do SketchUp, o Dibac combina as alterações feitas pelo projetista nos planos 2D e 3D automaticamente. É bastante acessível no manuseio, justamente por não ser um software à parte, mas apenas uma extensão. Para utilizá-lo, é necessário comprar a licença de uso e combinar a ferramenta ao SketchUp. 

É especialmente útil para arquitetos, pois acelera significativamente o processo de criação: com o acionamento de apenas uma tecla, é possível converter um desenho bidimensional em tridimensional e vice-versa. Com ele, é possível desenhar facilmente paredes, portas, janelas, armários, escadas, dentre vários exemplos.

Maquetes eletrônicas 3d

Revit

É um dos programas de maior crescimento nos últimos anos. Desenvolvido pela AutoDesk, assim como o AutoCAD, o Revit combina funções de desenhos técnicos bidimensionais à modelagem 3D, tudo em um mesmo software.

Por ser um tipo de plataforma Building Information Modeling (BIM), é um dos mais completos, pois extrai, a partir dos desenhos, as informações de quantificação de insumos, mão de obra e cronogramas. Também facilita toda a parte de detalhamentos e de sistemas hidrossanitários.

Maquetes eletrônicas 3d

Formas de turbinar a apresentação do seu trabalho

Existem vários meios de tornar ainda melhores as suas experiências em modelagem 3D e as apresentações de seus projetos aos clientes.

Renderização

É um dos meios mais comuns de imprimir maior realismo ao projeto, por meio da atribuição de propriedades físicas às mais variadas superfícies existentes na modelagem. Essas propriedades simulam o acabamento de materiais reais, como vidro, madeira, pedras, metais e até mesmo água ou grama.

Existem vários softwares especializados em renderização, muito versáteis, que podem ser utilizados em combinação com os mais diversos programas de modelagem 3D. Os mais populares são o V-Ray e o Kerkythea. Para aprendê-los, você pode optar por cursos ou pelos vários tutoriais gratuitos on-line.

Esse processo permite a realização de vários testes, pois a cada render o projetista pode observar o comportamento da iluminação, das texturas, das transparências e das cores, escolhendo a solução arquitetônica que melhor responde às diretrizes do partido arquitetônico.

Pós-produção

É possível finalizar as imagens renderizadas com vários processos. O primeiro deles é a pós-produção da imagem em softwares como o Photoshop ou o Lumion, que permitem a adição de brilhos e imagens de fundo, além da alteração de cores e balanço da iluminação.

Esse tratamento é o que dá ainda maior realismo às imagens e atrai a imaginação do cliente para dentro daquele ambiente virtual, o que proporciona grande envolvimento com a proposta do projeto.

Maquetes eletrônicas 3d

Inovações

Como a tecnologia não para nunca, com as maquetes eletrônicas é possível, ainda, proporcionar várias experiências interativas. Entre elas, elaborar pequenos vídeos que fazem um trajeto pelos ambientes projetados, como se o cliente realmente pudesse caminhar pelo local já construído e desfrutar daquele espaço.

Outra forma de encantar os clientes que está muito em alta, desde 2016, é o uso de aplicativos que unem as imagens renderizadas numa única “foto”, que faz um giro de 360 graus pelo ambiente. Esse recurso é especialmente interessante para postagens em redes sociais.

Outras formas de trabalhar com maquetes eletrônicas 3D

Caso você ainda esteja no início da vida profissional ou, por outros motivos, não possua uma gama muito ampla de clientes, pode ser interessante se especializar em modelagem 3D. Assim, poderá cobrir a demanda pela terceirização desses serviços, uma vez que nem todas as empresas têm como qualificar seus profissionais para essa atividade.

Da mesma forma, o contrário funciona: se for muito dispendioso para o seu escritório investir nessa capacitação, você pode procurar empresas ou profissionais freelancers especializados na elaboração das maquetes eletrônicas 3D.

Quanto mais conhecer sobre essas novas ferramentas do mercado, mais rápido vai elaborar os seus projetos e melhores serão as suas chances de fechar mais contratos — afinal, uma boa maquete vende mais do que preço, vende o valor do seu trabalho!

E aí, decidiu iniciar-se no mundo das maquetes eletrônicas 3D? Deixe nos comentários as suas experiências com os softwares que já usou nos seus projetos e que mais corresponderam às suas expectativas!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This