O CEO da totalCAD, Augusto Silva, conta sobre o cenário otimista do mercado para 2020.

5/5 - (3 votos)

OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.


E para fechar o ano com chave de ouro, quem finaliza o quadro de entrevistas de 2019 é o nosso CEO, Sr. José Augusto Silva que traz um recado de fim de ano bastante otimista para 2020, e também divide conosco um pouco sobre sua visão de mercado.

Acompanhe na íntegra esse bate papo.

Na sua opinião, qual o maior desafio do mercado?

Augusto: Nós estamos em contato direto com o mercado. Diariamente conversamos com centenas de empresas de todas as regiões do Brasil e de diversos tamanhos e segmentos.Temos colhidos bons feedbacks. Principalmente relacionados ao otimismo gerado por pequenas, mas consistentes melhoras na economia.

É claro que muitas empresas passaram por momentos difíceis, mas estão vivas e otimistas para 2020. O empreendedor brasileiro é muito criativo e resiliente. Tem que ser!

Qual sua expectativa para o cenário econômico e político em 2020?

Augusto: A totalCAD trabalha com um cenário de avanço econômico e de estabilidade política. Estamos planejando investimentos na ordem de 1 milhão de reais para 2020 com perspectiva de gerar até 50 novos empregos formais.

Otimismo, avanço econômico e estabilidade política são os ingredientes principais para estimular o investimento dos empresários brasileiros. Não somos muito exigentes, não é?

Você acredita que o Brasil está preparado para a tecnologia BIM?

Augusto: BIM é um processo e não um software. É uma profunda mudança cultural na forma de ver o processo da construção como um todo, em não em partes isoladas como hoje. Você tem que pensar BIM desde a concepção da ideia, desde o primeiro contato com o cliente, até como tudo será construído e administrado.

Sair do trabalho individual e partir para o trabalho em equipe, conectados e colaborativos. Por ser uma mudança de cultura é comum que demande mais tempo para que os profissionais modifiquem o seu pensar.

Dois pontos são muito importantes para o avanço mais acelerado do BIM no Brasil: Produção de profissionais qualificados, a cargo das universidades e a entrada do Governo, exigindo que suas obras sejam executadas dentro do modelo BIM, muito mais econômico .

Para você que está começando, o primeiro passo é sair do cultura 2D e ir para o 3D. Não é apenas desenhar em 3D, é pensar, conceber desde o ínicio. Neste ponto o Sketchup, por ser fácil e intuitivo, tem ajudado muitos profissionais a vencer esse primeiro desafio cultural.

O que podemos esperar da totalCAD em 2020?

Augusto: A totalCAD sempre está focada no cliente. Nosso principal missão sempre foi de levar soluções de qualidade e condições acessíveis para que o empreendedor brasileiro evolua com a utilização de softwares modernos e eficientes.

Agora nosso foco para 2020 vai além: vamos avançar no Programa Sucesso do Cliente, que visa garantir que o cliente evolua na utilização do software escolhido. É nossa obrigação, como prestador de serviços, garantir que o cliente consiga todo o sucesso possível na utilização dos softwares.

Sabemos o potencial que nossos softwares tem e como eles podem impulsionar o sucesso do cliente. Precisamos entender o cliente individualmente e caminhar com ele no seu processo de aperfeiçoamento.

Já temos um dos melhores atendimentos de Suporte Técnico do país e agora pretendemos ter também o melhor Programa de Sucesso do Cliente (Customer Success).

Qual o maior diferencial que a totalCAD entrega aos seus clientes?

Augusto: Atendimento. Sempre estamos aqui para ouvir o cliente. Não é um atendimento robotizado e impessoal. Não temos um atendimento do tipo “faça você mesmo” como existem em outras empresas do ramo.

Aqui na TotalCAD tem sempre um ser humano disposto a conversar com você, tirar suas dúvidas, fazer uma visita ou um acesso remoto para resolver um problema, fazer um webinar ao vivo e esclarecer as dúvidas na hora.

Esse é o nosso DNA. Temos tudo automatizado, menos o contato com o cliente.

Poderia resumir em poucas palavras as maiores conquistas deste ano?

Augusto: Foi um ano difícil, porque um de nossos parceiros iniciou um Programa de License Compliance a fim de combater a pirataria no Brasil.

Vários clientes foram convidados a regularizar licenças e coube a TotalCAD atendê-los comercialmente. É claro que ações de License Compliance não são muito populares e alguns clientes ficaram chateados com isso e colocaram a culpa na TotalCAD.

Procuramos cumprir nosso papel e atender pessoalmente todos os clientes, explicando detalhadamente o processo e buscando a melhor forma de ajudá-los a regularizar as licenças.

Aproveito para esclarecer que a TotalCAD não denúncia e não investiga nenhum cliente pelo uso irregular de licenças. Somos uma empresa comercial com o objetivo de atender o cliente.

Que estratégias adotadas tornaram a totalCAD a maior distribuidora de softwares técnicos no Brasil?

Augusto: Temos a melhor equipe do planeta. Aqui, nós sempre acreditamos! Somos vocacionados ao otimismo! Não paramos de investir, mesmo nos piores momentos da crise.

Não tenho parâmetros para dizer se isso é um bom conselho, mas tem funcionado conosco. Assumimos metas ousadas junto aos nossos parceiros e clientes e vamos buscá-las com muita disposição e foco. Chegamos ao final de cada ano, cansados mas satisfeitos pelos sucessos alcançados.

Quais características você considera mais importantes em um profissional hoje?

Augusto: Cada empreendedor tem um perfil de empresa e de profissionais que mais se adequa à personalidade do negócio. Aqui na TotalCAD nosso time tem que ser disciplinado e auto motivado.

Todos trabalhamos muito e não temos tempo para ficar fiscalizando, auditando resultados todo o tempo. Tem que saber o que tem que fazer e agir. Autopropulsão é a palavra chave. Somos resolvedores!

Comente sobre os principais fatores que são necessários, para alcançar sucesso no ramo empresarial?

Augusto: Bem, sou um empreendedor a “moda antiga” que acredita e valoriza que a disciplina, motivação e foco, sustentados por uma mente aberta e criativa, podem gerar a resiliência necessária para alcançar o sucesso neste mundo altamente distraído e conectado ao mesmo tempo.

Estar 100% focado e motivado em algo faz toda a diferença na busca do sucesso. Agora, ficar 100% focado é muito raro de se ver hoje em dia.

Normalmente as pessoas estão no trabalho, pensando da diversão; estão na festa, pensando na família; e estão com a família, pensando no trabalho. Assim, não há sucesso em nenhuma dessas etapas da vida.

Agora deixe um recado aos seus leitores de como garantir sucesso em 2020?

Augusto: Mente aberta para o aprendizado, otimismo e muita, mas muita criatividade!!!

 

 


Leia Também:

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This