O que envolve um software CAD?

4.6/5 - (21 votes)

Mesmo sem conhecer algum software CAD, certamente uma das siglas mais comuns no universo da arquitetura e engenharia, o termo CAD não soa estranho para nenhum profissional dessas áreas.

A sigla, que em inglês significa Computer Aided-Design ou, em português, “desenho assistido por computador”, tem por trás uma das ferramentas mais utilizadas por arquitetos e projetistas com a finalidade de criar e representar, virtualmente, os mais diversos ambientes e estruturas.

É notório o quão grande é a contribuição da tecnologia para áreas afetas à arquitetura. Prova disso é que, hoje, os computadores se tornaram verdadeiros instrumentos de trabalho dos profissionais, sendo capazes de representar em imagens toda a imaginação, criatividade e ciências exatas que, no futuro, se materializarão em estruturas físicas.

Mas, e você, está alinhado às tendências tecnológicas da arquitetura? Sabe o que de fato é um software CAD? Se não sabe, o post de hoje pode mudar isso. Confira a seguir tudo que precisa saber sobre essa incrível tecnologia.

software CAD

CAD: do conceito às vantagens

Um software CAD nada mais é do que um recurso computacional voltado para a elaboração e controle de desenhos de estruturas durante a fase de projeto.

A grande vantagem do CAD é a otimização do processo de elaboração de projetos, transferindo a parte técnica — antes manual e altamente complexa —, como a formulação de diagramas detalhados dos materiais utilizados, processos envolvidos, tolerâncias dos materiais e seus efeitos físicos e químicos, dimensionamentos entre outras características relevantes ao projeto, para um modelo computacional e automatizado.

avalie zwcad

Outra grande vantagem do software CAD é a liberdade de visualização e composição das representações gráficas. Softwares dessa natureza possibilitam ao profissional a rotação em qualquer ângulo e perspectiva, dando amplo controle e visibilidade para quaisquer modificações e correções.

Além desses benefícios, os programas CAD modernos podem proporcionar melhorias significativas, como:

  • aumento da produtividade do arquiteto;

  • permitir que o arquiteto lide com problemas mais complexos;

  • redução da ocorrência de erros;

  • diminuição do tempo de projeto;

  • redução dos custos com o melhor aproveitamento dos recursos.

Performance aliada a agilidade nos projetos

De modo geral, as ferramentas de CAD — como recursos de prototipagem digital que representam — têm a função de auxiliar arquitetos, engenheiros e projetistas a visualizarem seus projetos virtualmente antes de iniciar a sua execução.

Ao representar e conectar cada fase da criação tomando como base um único modelo virtual, essas soluções de prototipagem digital permitem testar e otimizar projetos, tornando-os muito mais efetivos e técnicos. Por meio delas, há a possibilidade de se explorar digitalmente as principais características físicas e funcionais de uma estrutura, dando total apoio às decisões dos encarregados de sua execução.

software CAD

O CAD reduz dramaticamente a possibilidade de erros durante a fase de execução da obra, pois contempla, de modo detalhado, todas as etapas e características de um empreendimento, aumentando a performance da execução.

Além disso, esses softwares têm a função de elevar a qualidade do trabalho do arquiteto, impulsionando a inovação e o seu melhor posicionamento no mercado de trabalho.

Recursos por trás de um software CAD

Os softwares de CAD oferecem inúmeros recursos interessantes para o arquiteto. Conforme as especificidades do projeto a ser desenvolvido e a necessidade do profissional, pode-se, por exemplo, optar pela utilização de gráficos vetoriais em 2D, sendo uma forma mais rápida para a interpretação do projeto pelos próprios envolvidos.

Há também a possibilidade de tornar o projeto ainda mais vivo e real. Nesse caso, o recurso utilizado poderá ser a modelagem de superfícies sólidas em 3D, que retrata de maneira extremamente realista e precisa cada detalhe da composição do empreendimento, sendo bastante indicada para a apresentação do resultado final aos clientes.

Os programas CAD em 3D mais modernos permitem ao designer aplicar diversas fontes de luz, simulando cada ambiente, girar objetos em três dimensões e renderizar projetos em qualquer ângulo, criando modelos digitais bem semelhantes a fotos reais.

Integração

Outro recurso bastante atrativo dos softwares de CAD é a possibilidade integração com outros softwares e engines.

Essa característica permite ao arquiteto importar elementos de outros softwares, como moldes, objetos prontos, texturas e outra infinidade de itens. Com as habilidades necessários, o projetista tem um leque infinito de possibilidades para compor o projeto e de forma muito mais rápida e detalhista. O que pode ser o diferencial na hora de impressionar o cliente.

O que analisar na hora de utilizar um software de CAD

A quantidade de recursos e aplicações para os softwares de CAD são diversas, de modo que o valor para a aquisição dessa solução pode variar bastante, dependendo da necessidade do utilizador. Por isso, ao adotar essa tecnologia no seu trabalho, é preciso ter em mente qual a sua necessidade quanto ao seu uso.

Nessa hora, avalie qual o nível de complexidade envolvido nos seus projetos e qual o nível de detalhamento seus clientes demandam na hora de uma apresentação. Daí já é possível fazer um recorte e chegar ao software CAD ideal.

Além disso, é muito importante se atentar a itens como:

software CAD

Compatibilidade de Arquivos

É primordial avaliar se a solução que escolhida é compatível com seus projetos e outros softwares comumente utilizados.

Como dito, a integração desses softwares é uma característica muito importante e necessária no mercado atual, em que, muitas vezes, é necessário compartilhar o projeto com outras equipes de outras áreas, como a engenharia.

Custo de aquisição e atualização

Outra medida essencial é comparar também os custos envolvidos não só na aquisição do software, mas também de atualização. Afinal, as tecnologias e metodologias de projeto avançam rapidamente e você precisa dispor de um software atualizado com as novas tendências.

Além disso, um software atualizado te proporcionará uma maior produtividade, encurtando o tempo de projeto.

software CAD

Hardware necessário para rodar o CAD

Leve em conta também as especificações adequadas para rodar o software CAD. Geralmente um CAD exige um alto poder de processamento gráfico, o que demanda placas de vídeo dedicadas e memórias robustas e faz como que o custo da máquina se eleve bastante.

Nível de dificuldade de aprendizado

Se informe a respeito de como outros profissionais que utilizam o software aprenderam, avaliando a dificuldade e tempo exigido para um adquirir um bom nível de utilização da ferramenta.

Por fim, como vimos, um software CAD envolve muitos pontos importantes. Conhecer e entender um pouco mais sobre essa tecnologia é o primeiro passo para quem busca elevar ainda mais a qualidade de seus projetos e ser um profissional diferenciado e alinhado às tendências do mercado.

Gostou deste artigo? Restou alguma dúvida ou quer compartilhar suas impressões conosco? Deixe seu comentário abaixo.

0 Comentários

  1. Não seria interessante abordar sobre BIM e CAD e sua integração?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This