Vivemos em um cenário onde, um arquiteto deve dialogar com colegas de trabalho e clientes sempre que possível. Assim, há um equilíbrio de ideias e uma livre circulação de informações, facilitando os processos de um projeto arquitetônico.
A construção civil é fundamental para o bem-estar da nossa sociedade. Sem ela, teríamos grandes problemas de infraestrutura e de qualidade de vida. Assim, os profissionais dessa área precisam desempenhar suas funções com muita eficiência, sempre baseando suas decisões em conceitos atualizados e que atendam às necessidades dos consumidores.
Entretanto, alguns profissionais têm grandes dificuldades nessas horas e não alcançam os resultados desejados. Por isso, neste post, você vai entender um pouco mais sobre a importância do projeto arquitetônico, o que os clientes esperam dele e como alinhar os desejos de todos os envolvidos.
Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!
O que esperar de um projeto arquitetônico?
Um projeto arquitetônico de sucesso é aquele que consegue abordar todas as necessidades de um cliente e conciliá-las com as tecnologias e estratégias construtivas que existem no mercado.
Em outras palavras, ele deve ser criado de acordo com os desejos dos futuros usuários do empreendimento, prezar pela segurança dos funcionários da obra, o uso de ferramentas adequadas e o diálogo entre seus colaboradores.
Lembre-se de que a arquitetura é uma disciplina que tem o objetivo de conciliar a estética, a funcionalidade e o fluxo de pessoas. De nada adianta criar um projeto bonito no papel se ele não pode ser executado com rapidez e dentro do planejamento financeiro estipulado.
Por isso, o responsável por um projeto deve entender quais são os objetivos de suas obras e quem serão os usuários de seus projetos no futuro. Assim, o projeto arquitetônico é uma peça-chave para a continuidade da evolução dos processos construtivos e da melhoria da qualidade de vida em nossas cidades.
Confira, abaixo, como certas perguntas podem melhorar o alinhamento entre clientes, arquitetos e outros profissionais envolvidos no desenvolvimento de um projeto.
Quais serão os custos totais do projeto arquitetônico?
A questão financeira ainda é muito importante para o sucesso de um empreendimento. Como já mencionamos, um projeto arquitetônico precisa ser funcional e satisfazer as necessidades de seus clientes.
Porém, nessas horas, uma arquiteta deve analisar e compreender todos os fatores que influenciam nos resultados de sua obra. O orçamento determina as principais diretrizes que guiarão suas decisões e atitudes.
Dessa maneira, os custos totais de um projeto arquitetônico são essenciais para a aquisição de novos consumidores e o ganho de notoriedade no mercado. Então, esse profissional devem atualizar seus clientes em relação a qualquer alteração nos valores de sua obra.
Afinal, a execução de um projeto pode precisar resolver problemas emergenciais. Por mais bem preparadas e treinadas que a sua gestão e a equipe de trabalho sejam, imprevistos e problemas podem acontecer. Portanto, é necessário a criação de um fundo de reserva para despesas emergenciais.
Tomando essa atitude, nenhuma das partes envolvidas é surpreendida e a arquiteta tem mais tranquilidade e facilidade para exercer suas funções com eficiência. Além do mais, sem esse tipo de pressão, as soluções para essas situações são encontradas com mais facilidade e rapidez.
Qual é a melhor maneira de economizar em uma obra?
A construção civil é conhecida por sua grande importância para a boa performance da economia do nosso país. Dessa forma, é essencial que ela se preocupe com o consumo consciente de recursos e com a melhoria do serviço prestado.
Infelizmente, o desperdício de materiais ainda atrapalha o seu desempenho e faz com que o orçamento financeiro seja colocado em risco. Assim, o projeto arquitetônico precisa levar em consideração o uso eficiente e racional de seus insumos.
Em vista disso, a sustentabilidade pode ser uma ótima solução para a escolha de seus materiais. Atualmente, esse assunto está em alta em nossa sociedade e é indispensável para a preservação dos recursos naturais de nosso planeta.
As tecnologias também auxiliam na economia de um projeto. As louças e metais escolhidos ajudam no controle do consumo de água. Por mais que eles sejam mais caros, a economia a longo prazo é um de seus principais benefícios.
Não se esqueça também de que as lâmpadas de LED têm grande eficiência energética. Utilizando-as é possível reduzir o consumo de energia elétrica e ainda iluminar corretamente um ambiente — já que toda a energia consumida é convertida em iluminação.
Ademais, por não usar metais pesados em sua composição, elas não precisam de um descarte especial como os outros tipos de lâmpadas.
Utilizando materiais ecologicamente corretos e que diminuem o consumo de energia e outros recursos é possível criar um projeto arquitetônico eficiente e sustentável. Além disso, as finanças de uma obra são otimizadas e seus clientes não precisam se preocupar com as despesas em seus orçamentos.
Como a escolha dos materiais impacta no trabalho de um arquiteto?
A construção civil depende de inúmeros materiais. À medida que o tempo passa, novas ferramentas e insumos são descobertos ou desenvolvidos e aprimoram as técnicas construtivas. Assim, uma arquiteta que deseja se destacar precisa acompanhar a evolução desses processos e aprimorar sua forma de atuação no mercado.
Como consequência disso, ela consegue resolver os problemas de seus clientes com mais eficiência e qualidade. Entretanto, a escolha de um material influencia diretamente no desempenho de seus projetos. A alvenaria estrutural, por exemplo, fomenta a racionalização dos insumos construtivos e diminui o tempo de execução de uma obra.
Entretanto, quando ela é utilizada, as reformas e as alterações de layouts ficam restritas no futuro. Além disso, ela limita o tamanho dos vãos e dos balanços em uma obra. Esse é apenas um exemplo de como as metodologias da construção e os materiais utilizados podem impactar nas escolhas de uma arquiteta.
Como consequência disso, antes de tomar qualquer atitude, ela deve conhecer a realidade socioeconômica de seus clientes, as oportunidades de crescimento do mercado e as condições executivas de seus projetos.
Assim, é possível criar um projeto arquitetônico de fácil execução, que não onera o orçamento financeiro e que oferece um bom desempenho para os seus usuários.
Quer ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre a engenharia civil e a arquitetura? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!
Bons materiais resultam em ótimos projetos