Conheça o Engº Alan Vargas, Mentor em Engenharia Civil, conta como sua carreira alavancou nas redes sociais.

2/5 - (5 votes)

Hoje contamos a história de Alan Vargas, Engenheiro civil, casado com uma psicóloga e pai recentemente de um menino de nome Henrique. Alan é formado pela Universidade Regional Integrada – Campus de Erechim no RS e atua há mais de 10 anos com obras. 

Em sua carreira passou por diversos segmentos da engenharia sendo eles: pavimentação, construção civil convencional, construção com paredes de concreto, obras pré-moldadas e estrutura metálica. Hoje tem forte presença também nas redes sociais principalmente com mentoria para recém-formados no Instagram, e mais recentemente deu início à  atuação no YouTube com dicas para início de carreira.

Acompanhe o bate-papo que tivemos com Alan na entrevista a seguir:

1. totalCAD: Qual foi a inspiração para entrar no ramo da Engenharia?

R: Minha inspiração aflorou logo que tive meu primeiro contato com obras. Essa iniciação se deu na divisão de obras rodoviárias de uma grande construtora da minha cidade.

Comecei exercendo a função de Apontador, onde nesse cargo eu trabalhava em obra fazendo apontamentos como quantitativos, cartão ponto da equipe, alimentação entre outros.

Como não havia ocupação para o dia todo nessa função, nos momentos que eu não estava fazendo apontamentos eu ajudava no serviço pesado, em específico na aplicação do asfalto quente (CBUQ).

Nesse ínterim eu observava a função do engenheiro e acha incrível aquilo, o fato de projetar e tirar do papel, naquele momento eu soube o que eu queria fazer pro resto da minha vida.

2. totalCAD: Qual seria o diferencial que você busca para produzir projetos para os seus clientes?

No meu escritório prezamos pelo pronto atendimento. Entendemos que um projeto não serve apenas para construir, ele também é muito utilizado para vender a obra.

Nossos clientes construtores por exemplo, consomem muito o projeto nessa condição, ou seja, muitas vezes ficamos sabendo em cima da hora sobre uma reunião do nosso cliente construtor com seu cliente, e também da necessidade de levar pelo menos um esboço do projeto.

Por conta disso investimos em tecnologia e capacitação dos colaborados para atender essas necessidades. O mercado se torna cada dia mais dinâmico e nós precisamos entender isso. Nessas condições a tecnologia se torna uma grande aliada para vencer prazos apertados e entregar um produto competitivo de alta qualidade.

3. totalCAD: Qual a maior importância no processo de criação de um projeto?

No nosso ponto de vista é entender a necessidade do cliente.

Eu vejo muito no mercado projetistas geniais que sentem a necessidade de criar projetos complexos. Mas vejo essa genialidade ofuscar a real necessidade do seu cliente. O resultado disso muitas vezes é o cliente e o projetista frustrados pois o produto final não fica do agrado de ambas as partes.

Acreditamos que saber ouvir e entender o estilo de vida do cliente é uma das ferramentas mais importantes para a criação de um projeto eficiente.

4. totalCAD: Atualmente o seu escritório atende mais construções comerciais ou residenciais?

Estamos preparados para atender ambos os nichos de mercado.

Graças as experiências que tive no decorrer da minha trajetória me qualifiquei para atender tanto obras residências, sendo elas uni e multifamiliares, quanto obras comercias abrangendo desde os pré-moldado até a estrutura metálica.

5. totalCAD: Qual a dificuldade ao planejar uma Construção do Zero X Reforma? Teria alguma dica sobre acompanhamento e administração de obras?

Vejo que a maior dificuldade em planejar uma obra do zero ou uma reforma está no fato do profissional ter pouca vivência em obra.

No meu entendimento o melhor caminho para um profissional do ramo da construção civil é começar trabalhando em obra, aprendendo os detalhes de cada etapa, só para depois ir para o escritório e começar a projetar.

Entendo que não faz sentido alguém projetar sem saber como se executa.

Eu tive a oportunidade de começar da forma correta, que é trabalhando em obra, partindo só depois disso para a área de projetos.

Com esse conhecimento adquirido no campo consigo visualizar o andamento da obra olhando para o projeto no computador, consequentemente hoje tenho a capacidade de administrar uma obra apenas por números.

6. totalCAD:Quais os benefícios de ter escolhido o ZWCAD? Como conheceu esse software?

Conheci o ZWCAD através das redes sociais, onde atuo com frequência.

Sempre tive essa veia empreendedora, e para quem é empreendedor é de extrema necessidade estar de olhos abertos nas tendências de mercado, tanto para novos negócios quanto para o surgimento de novas ferramentas.

Na época esse software me chamou atenção, então resolvi testá-lo.

Foi aí que percebi os benefícios que essa ferramenta poderia trazer ao nosso dia-a-dia. Me chamou muito atenção a leveza do software ao trabalhar com projetos complexos e também as ferramentas inovadoras contidas nele.

7. totalCAD: Como é o desempenho de trabalho ao utilizar o ZWCAD?

Como comentei a pouco, a rapidez do software nos proporcionou aumento de produtividade imediata.

Uma ferramenta que veio muito a calhar no nosso modelo de trabalho foi o SMARTVOICE.

Como estou longe do escritório com frequência, consigo analisar os projetos gerados pela minha equipe e sugerir alterações gravando áudios diretamente nos itens a serem alterados.

Essa ferramenta fez com que ganhássemos muito tempo e dinheiro nessas etapas, pois anteriormente era necessário mandar mensagens de áudio ou gastar com ligações para explicar as alterações necessárias.

8. totalCAD: Você utiliza outros softwares? Para desenvolver quais tipos de projetos? Quais etapas de criação utilizando esses softwares?

Além do software de projeto em 2D, utilizamos bastante as ferramentas 3D.

Um fato que todos sabem é que o mercado vem se tornando cada vez mais exigente.

E no nosso entendimento o projeto 2D já não serve mais para ser apresentado para o cliente, este se tornou apenas uma ferramenta de trabalho, um coadjuvante.

Hoje o cliente quer ver no projeto quase que uma realidade da sua edificação. Logo, as ferramentas para projeto 3D e para renderização se tornaram protagonistas na construção civil.

No meu escritório utilizamos muito o Sketchup e o V-Ray.

Os produtos gerados pela combinação desses softwares são de altíssima qualidade e nos ajudam muito, principalmente na venda.

9. totalCAD: Como as redes sociais influenciou no seu trabalho? Como deu início a tudo isso até identificar como uma oportunidade?

Deste cedo, ainda na graduação, eu já tinha o entendimento de que a NOTORIEDADE de um profissional ou de uma empresa influenciavam na escolha do cliente para decidir com quem fazer seu projeto ou construir.

Entendi também que as redes sociais estavam se tornando uma grande ferramenta de divulgação e que poderiam ajudar alcançar essa visibilidade.

Através dessa percepção e depois de muito trabalho hoje consigo colher bons frutos das redes sociais.

Hoje consigo vender meus produtos através dela como por exemplos, projetos, mentoria para recém-formados, ajudo muitas pessoas também com inspiração através da divulgação do meu dia-a-dia, com dicas diárias entre outros.

Na minha concepção empresas e profissionais que não divulgam suas expertises na rede estão deixando de ganhar dinheiro. 

10. totalCAD: Conte-nos sobre a situação mais atípica de trabalho que já lhe ocorreu.

Uma situação muito desafiadora que me ocorreu foi quando ainda estava na graduação.

Trabalhava em uma construtora onde atuava como apontador na construção de um prédio.

Mais para o final da obra ficamos sem mestre de obras, então tive que assumir as equipes e dar prosseguimento na obra.

Foi uma situação muito desafiadora pois tive que colocar tudo que eu sabia em prática em um curto espeço de tempo, pois a obra tinha um cronograma muito apertado e o mesmo precisava ser cumprido a qualquer custo.

Hoje vejo que essa situação me ajudou muito, pois me deu uma carga de conhecimento enorme e me preparou para logo mais tarde entrar no mercado de trabalho como autônomo.

11. totalCAD: Já pensou em atuar em outro segmento? Por que?

Nunca me ocorreu atuar apenas em outro segmento. Já tive oportunidade sim de empreender em outros segmentos, mas sempre em paralelo a engenharia. Mas em todas as oportunidades a engenharia sempre se sobressaiu.

Um fator decisivo nesses momentos é o tempo. Quando você faz alto com amor e bem feito dificilmente te sobra tempo para fazer outras coisas.

12. totalCAD: Teria alguma dica para quem quer ingressar na arquitetura ou na engenharia?

Sim, uma dica muito importante diga-se de passagem.

Costumo orientar para que não esperem para ter contato com a arquitetura ou engenheira apenas no estágio obrigatório ou depois de formado.

É de extrema importância atuar na área durante a graduação.

Esse contato com a realidade da sua profissão vai auxiliar desde a graduação, facilitando o entendimento da teoria, até a vida como profissional recém-formado.

Entrar no mercado de trabalho com uma certa carga de conhecimento prático vai ajudar muito no processo de conquista do seu lugar no mercado de trabalho competitivo.

Conheça um pouco mais sobre Alan Vargas

Engenheiro Gaúcho proprietário do escritório sediado na Avenida Santo Dal Bosco 121 – 2º Andar – Sala 03 – Erechim – RS
Instagram:@engenheiroalanvargas Facebook: Engenheiro Alan Vargas
E-mail: engenheiroalanvargas@gmail.com e (54) 99101-5622.

 

 


Leia Também:

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This