5 Cuidados antes de Comprar um AutoCAD LT (Limitado)

5/5 - (1 voto)

Em tempos de economia instável muitos usuários de softwares CAD buscam alternativas para reduzir seus custos com uma solução CAD.
Logo recebem algumas “ofertas milagrosas” do tipo:
Troque seu CAD completo antigo por um CAD LT ou compre um AutoCAD LT em vez de uma versão FULL.

A princípio as ofertas parecem boas e o preço é bem convidativo.

Mas será mesmo que é um bom negócio?
Afinal porque uma empresa cria uma versão LT mais barata?
O que de fato quer dizer a expressão “LT”?

Acompanhe neste post como não colocar seus projetos em risco com licenças limitadas de um software cad.

Saiba que a lógica que um desenvolvedor de software segue ao lançar no mercado uma versão LT é a de atender um mercado de entrada, ou seja, um cliente que está começando no mercado e que suas exigências de produtividade e seus investimentos sejam poucos.

 O objetivo é evidente: acostumar o cliente, desde o início, para o uso futuro do CAD FULL, através da LT.

O CAD LT é um CAD de partida, de início, com a estratégia de “forçar” o cliente a trocar por um CAD FULL, assim que a empresa começar a crescer e for um pouco mais exigida.

Você pode não gostar de saber disso, mas é esse o verdadeiro objetivo de lançar  e manter uma versão LT.

#1 LT quer dizer Limitado:

Aqui está a primeira armadilha ao se comprar uma versão LT: O uso limitado ou o uso restritivo do software. No caso do CAD LT isso quer dizer menos funções, menos soluções e, quase sempre, menos produtividade para seus projetos.

Você precisa saber claramente quais são essas funções e soluções que foram retiradas do CAD LT e como elas podem reduzir sua produtividade quando o uso for mais intenso.

No CAD LT mais conhecido do mercado, o AutoCAD LT algumas funções importantes não estão presentes.

Algumas delas são:

  • Importação de Arquivos PDF – Imprescindível
  • Ferramentas de Modelagem 3D
  • Comparador de Arquivos – Imprescindível

Ou seja, como a versão LT foi projetada e essas funções foram retiradas para deixar você “nervoso” e convencê-lo por uma versão FULL em um futuro  próximo.

#2 – Licença em rede multi-usuário (network) – Função não disponível no CAD LT

Qual é a armadilha aqui? Para uma empresa pequena que está começando, nenhuma.

Mas em uma empresa com necessidade de duas ou mais licenças não funcionar em rede é um grande problema.

Veja abaixo:

 A – Quantidade de licenças: Imagine que sua empresa tenha 2 pessoas que usam AutoCAD fulltime e 3 ou mais pessoas necessitem usar esporadicamente.

Com um CAD full em rede você precisa de apenas 3 licenças: 2 dirigidas para os usuários fulltime e uma licença flutuante na rede que poderá ser acessada pelas demais pessoas da empresa. Já com o AutoCAD LT você precisará comprar 5 ou mais licenças.

B – Suporte de TI:  O impacto nos custos no setor de TI de uma empresa com a obrigação de dar suporte individual para diversas licenças mono-usuário é enorme.

Em rede o controle do funcionamento e ativação das licenças é centralizado.

O problema ainda é pior se o CAD LT for uma licença alugada, que de tempos em tempos deverá ser autenticada online no servidor do desenvolvedor. Se não for autenticada para de funcionar!

O custo e a perda de produtividade nos projetos, quando um computador de um projetista não consegue autenticar individualmente sua licença, deixa qualquer um bem “nervoso”.

C – Perda ou uso indevido de licenças: Deve haver um controle maior para que os usuários individuais não removam suas licenças instalando-as em notebooks, ou mesmo em casa.

D – Backup e armazenamento de projetos em Cloud pode ser outro grande problema no caso de licenças mono-usuários.

#3 – O CAD LT não cria nem edita modelos em 3D, somente em 2D.

Se você está começando sua empresa agora, isso pode não parecer um problema. Mas se você tem uma empresa já consolidada no mercado isso poderá ser um grande aborrecimento.

Não criar nem editar modelos em 3D significa que você não conseguirá extrair informações de um desenho 3D que você tenha recebido e não poderá interagir com nenhuma plataforma BIM existente no mercado. Você terá problemas de compatibilidade com software para modelagem 3D.

Há, mas meus desenhos são todos em 2D.

Ainda… Porque seus clientes, fornecedores e parceiros estão migrando rapidamente para o 3D e, principalmente, para plataformas BIM. O Brasil ainda está um pouco atrasado, mas não se engane, em poucos meses uma revolução BIM será iniciada.

Não ter um software que pelo menos edite um desenho 3D pode ser um grande problema. A desenvolvedora do AutoCAD LT já sabe disso…

#4 O CAD LT não aceita aplicativos.

O CAD é uma plataforma de desenho generalista, serve para desenhar objetos simples ou altamente complexos.
Por esse motivo existem centenas (senão milhares) de aplicativos desenvolvidos, que funcionam dentro do CAD, e que servem para fazer funções específicas para necessidades específicas de clientes.

Os aplicativos são responsáveis por altos ganhos de produtividade em um setor de projetos. Sua empresa pode tanto desenvolver um aplicativo totalmente customizado para o seu negócio ou encontrar um aplicativo comercial que atenda seu segmento.

Existem diversos aplicativos no mercado para softwares CAD como:

O fato de um CAD LT não aceitar aplicativos, priva o usuário de ter acesso a customizações que afetam a competitividade e lucratividade do negócio.

Automatizar uma rotina de trabalho, integrar seu cad com o estoque, extrais dados automaticamente dos desenhos, são exemplos de como os aplicativos podem representar uma grande produtividade e contribuir para a economia com software cad na sua empresa.

#5 Custo de aluguel de um AutoCAD LT.

Todas essas limitações de um CAD LT são suficientes para deixar qualquer usuário nervoso. Imagina, então se ele descobrir que o preço também não é uma vantagem?

Se você comparar o preço do aluguel de um CAD LT com o ZWCAD Full por exemplo, vera que o preço aparentemente mais baixo no curto prazo, é um preço maior no longo prazo.

Afinal, alugar alguma coisa só é vantagem quando o uso é por tempo determinado.

Se o seu caso é para uso de um CAD por um longo tempo, então alugar nunca será uma vantagem.

Conclusão:

Essas são algumas reflexões que devem ser levadas em consideração na hora de decidir por um AutoCAD LT.
Existem alternativas de CAD como ZWCAD que possuem um excelente custo benefício e atendem 100% essas necessidades sem deixar o usuário nervoso. Pense nisso!

avalie o zwcad


>> Leituras Recomendadas:

 

0 Comentários

  1. Mário Marangoni Filhosays:

    Utilizo o ZwCAD desde 2012 como ótima alternativa ao AutoCAD.
    Gostaria da versão ZwCAD para Apple.
    Verifiquei em vídeo sobre o Zwcad em Portugal o comando hatchtoback para enviar todas as hachuras para trás, mas não consegui usar. Não temos esse comando?

  2. Ricardo Sousasays:

    olá, boa tarde.
    Tenho instalado em meu PC, o AutoCAD 2018, só que é versão estudante. Já desenhei em modo 3D, converti projetos para modo PDF e também aceita imagens JPEG.
    Mas ainda tenho dúvidas se a versão é LT ou FULL.

    Aguardo alguma orientação
    obrigado: Ricardo

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.