OBS.: Desde 2019, licenças vitalícias de SketchUp não são mais comercializadas, fazendo assim com que a opção de licenciamento passe a ser anual para todos os usuários que decidirem atualizar o software.
A Integração e interoperabilidade BIM entre software tem se tornado cada vez mais importante no dia-a-dia de quem trabalha com projetos, especialmente com crescente onda da tecnologia BIM. Conseguir aliar os benefícios e características de cada plataforma garante melhor qualidade de projetos e ganho de produtividade em projetos multidisciplinares.
https://youtu.be/sCCKg_Q1nnU
O propósito deste post é elencar os diferentes métodos de troca de informação de dados e integração do SketchUp Pro e Revit, programas que estão entre os mais utilizados pelos projetistas no Brasil e no mundo*. Para os estudos, foram utilizados o SketchUp Pro 2017 e o Revit 2017.
Como integrar o SketchUp e o Revit com precisão de informações?
https://youtu.be/OhThE7pus7Q
Bom, existem alguns modos:
- Por leitura direta de dados a partir de comandos de importação e exportação que podem existir dentro de um ou dos dois programas. Este método se aplica apenas à importação de arquivos do SketchUp Pro para o Revit e não no sentido inverso.
- Por uso de plug-ins exportadores de modelos. Neste método, observamos a existência de dois plug-ins para Revit, capazes de exportar modelos de Revit para o SketchUp. São eles o rvt2skp e o SimLab SketchUp Exporter. Não foram encontrados plugins que exportam modelos do SketchUp Pro para o Revit (em formato .RVT).
- Por meio da importação e exportação sob formatos de arquivos que fazem a intermediação entre o SketchUp Pro e o Revit. Neste caso, verifica-se que é possível exportar um modelo do SketchUp Pro para o Revit utilizando os formatos .DWG ou .IFC, por exemplo. No sentido inverso, ou seja, do Revit para o SketchUp Pro, também é possível utilizar os formatos .DWG e .IFC.
- Por último, mas não menos importante, existe um modo de fazer a troca de informações entre estes programas (e outros) em que o que se transmite, entre arquivos .SKP e .RVT, são dados relacionados à construção geométrica de elementos (entre outros atributos), fazendo com que, ao se alterar a geometria de um piso em um deles, por exemplo, o mesmo piso, no outro software, sofreria a mesma alteração. Tal processo de trabalho, onde os modelos não transitam, e sim os dados que modificam os objetos dentro dos arquivos, é a base de funcionamento de uma plataforma chamada Flux, que apresenta plug-ins para SketchUp, Revit e outros softwares.
https://youtu.be/Q2vdk7nETtY
Como forma de apresentar as informações acima de modo mais sintético, elaboramos o quadro a seguir:
Resumindo e observando a tabela é possível perceber, por exemplo, que para o procedimento exportar um modelo do Revit para o SketchUp Pro você pode usar: exportação em DWG, exportação em IFC, uso do plug-in rvt2skp ou uso do plug-in SimLab; também é possível fazer com apenas os dados de um modelo do Revit alterem objetos do SketchUp, via Flux.
https://youtu.be/8UfhkxTKPws
Para outros fluxos de trabalho, como importar um arquivo de SketchUp no Revit, também existe mais de um procedimento a seguir.
Portanto, a questão a ser abordada neste momento, é demonstrar como esses procedimentos funcionam e quais são os resultados atingidos ao final da realização de cada um deles, correto?
Isso mesmo.
“E isso não está neste post?”, você pode estar se perguntando agora.
Bom, a resposta é (ainda) não!
Para demonstrar como funciona a troca informações entre a integração do SketchUp Pro e Revit, assim como os resultados obtidos, de modo que você possa escolher qual método (ou quais métodos) você prefere usar no seu dia-a-dia, o arquiteto especialista em BIM e diretor do TI Lab/ProBooks, a convite da totalCAD, representante exclusiva do SketchUp no Brasil, apresenta o seguinte Webinar GRATUITO:
“interoperabilidade BIM entre SketchUp Pro e Revit”, o primeiro de uma série de webinars a serem realizados em parceria entre as duas empresas!
Dia: 30 de Junho 2017 sexta-feira, às 19h.
Até lá!
João Gaspar
arquiteto e diretor do TI Lab/ProBooks
Arquiteto formado pela FAU-USP em 1999, é um dos fundadores e o atual diretor do TI Lab, centro de treinamento especializado em modelagem 3D e BIM, com cursos orientados ao mercado AEC. Desde 2003, Gaspar ministra palestras sobre BIM, modelagem 3D, renderização, fabricação digital e outros temas relacionados à tecnologia aplicada à arquitetura, urbanismo e design, e também promove oficinas hands-on de diversos softwares em diversas faculdades e eventos pelo Brasil. Em 2006, fez parte do quadro de professores da Escola da Cidade, faculdade de arquitetura e urbanismo localizada em São Paulo.
Quando o cad começou ninguém imaginaria onde iria dar. Realmente é fundamental o domínio, atualmente, de tecnologias como revit, da autodesk, dentre outros softwares como o sketchup e outros… Parabéns pelo trabalho!