Descubra como Tomek Miksa fundou a Downtown Studio e colaborou com clientes globalmente para criar poderosas renderizações realistas usando o V-Ray para 3DS Max.
Após finalizar seus estudos em direito, a jornada natural de Tomek Miksa poderia ter sido entrar em um escritório de advocacia e começar a trabalhar. Ao invés disso, um interesse de longa data no 3D o levaria a visualização arquitetônica.
O interesse de Tomek primeiramente o levou para Irlanda, onde se estabeleceu em Dublin, trabalhando na HKR Architects. Após dois anos ganhando experiência praticando design urbano e arquitetônico, ele aproveitou a chance para entrar no MIR, um estúdio Norueguês com sede em Bergen. Esse pequeno mas poderoso estúdio de visualização arquitetônica conta com alguns dos mais prestigiados estúdios de arquitetura como clientes e é renomada por produzir imagens realistas que destacam especialmente a natureza. então dessa forma
Após finalizar seus serviços com o MIR e se preparar para um novo desafio, Tomek voltou para seu país de origem, Polônia, e fundou seu estúdio, Downtown. Ultimamente, Tomek trabalha com clientes ao redor de todo mundo usando o V-Ray para 3ds Max para dar vida às suas ideias.
Vamos aprender mais sobre o estúdio Downtown, os tipos de projetos que ele realiza, e sua abordagem na visualização arquitetônica pelas palavras do próprio Tomek.
A abordagem e os clientes do Downtown
Após fundar o Downtown em 2012, Tomek passou os últimos 12 anos trabalhando com clientes internacionais. “Meu portfólio permite contatar diversas empresas de arquitetura pela Europa, EUA e Oriente Médio.”
Muitos dos projetos da Downtown são inscrições para concursos ou projetos imobiliários de alto nível, incluindo com Obada Adra, atual Diretor de Desenvolvimento na Dubai Holding e anteriormente da CallisonRTKL. E em 2020, ele colaborou com John Marx e a artista J Absinthia Vermut para criar uma versão virtual do museu “Burning Man’s Museum of No Spectators.”
Tomek e Downtown focam em produzir imagens, auxiliar clientes que estão particularmente procurando por imagens de qualidade de alguém com uma abordagem que reflita seus requisitos e padrões visuais.
Tomek costumava usar mood boards para ajudar com a inspiração, porém agora ele tem uma abordagem diferente. “Prefiro tratar cada projeto como uma tela branca e explorar até encontrar algo que consiga me relacionar,” ele diz. Os resultados são imagens que atendem ao briefing do cliente e refletem seu estilo.
Usando o V-Ray para dar vida aos projetos
Quando se trata de pilha de tecnologia, Tomek se apoia no V-Ray para 3DS Max para produzir renders realistas que impressionam seus clientes, entregando a qualidade de imagens que eles precisam.
O V-Ray pode entregar resultados consistentes nos cenários mais complexos, por exemplo, o projeto City Walk para CallisonRTKL de Tomak, que foi premiado na International Property Awards (IPA) em 2023. O projeto Central Park na City Walk em Dubai, Emirados Árabes Unidos, procurou converter um parque comum cercado por prédios em uma área que não entregou somente mais espaços abertos e verdes aos moradores vizinhos, como também melhorou a qualidade do ar e preservou recursos naturais. então dessa forma
Durante o processo, Tomek usou V-Ray e, devido a restrições de tempo, poliu o projeto com ajuda do Photoshop. “Gostaria de dizer que uso todos os mais recentes recursos do V-Ray, mas na maioria das vezes, não há tempo suficiente para usar tudo em 3D,” ele diz. “No meu caso, o Photoshop ajuda muito.”
Dada a abundância da natureza envolvida no projeto, Tomek precisava prestar atenção especial à folhagem nas renderizações, o que foi um desafio. “Folhagem sempre é complicado,” ele diz, “Me apoio muito na pós-produção onde o V-Ray entrega muita liberdade artística.” Nesse caso, apesar do VRay2Sided Material entregar mais controle para Tomek, ele optou por uma abordagem diferente. “Eu gosto da velocidade que estou obtendo com uma configuração de parede fina.”
O resultado é um render luxuoso e vibrante, mostrando o dinamismo do espaço City Walk.
Um olho no futuro
Com o seu trabalho na City Walk completo (e seu projeto com o prêmio de Melhor Arquitetura Internacional de Residência Múltipla para a CallisonRTKL no IPAs), Tomek ocupa seu tempo trabalhando em novos projetos. Ele também segue ligado nas mudanças que a Inteligência Artificial está trazendo para a indústria.
“A tecnologia atual nos dá muitas oportunidades, mas ao mesmo tempo, há alguns desafios que nossa indústria vem enfrentando. Nós todos usamos ferramentas IA agora em estágios diferentes de produção. Isso se aplica a arquitetos também, assim levantando algumas questões sobre como será o futuro da indústria.”
No entanto, uma coisa é clara: independentemente de quais mudanças possam vir, a paixão de Tomek Miksa pelo 3D ainda está em primeiro plano. “Espero continuar fazendo o que eu amo e mal posso esperar pelo próximo projeto.”
Leia mais!