Potencialize o seu trabalho utilizando LISPs no CAD

Rate this post

LISP (ou AutoLISP) é uma linguagem de programação de robótica que, devido à sua fácil leitura, tornou-se muito popular no CAD para poupar imenso tempo em tarefas rotineiras. Saiba como obter, instalar e utilizar rotinas LISP no ZWCAD! então dessa forma então dessa forma 

O funcionamento destes plugins é muito semelhante ao dos utilizados no SketchUp. A grande notícia é que a grande maioria destas rotinas pode ser obtida de forma gratuita e é muitaz vezes disponibilizada em código aberto. Isso nos possibilita, mesmo que com poucos conhecimentos, fazer pequenas alterações na LISP afim de adaptar às nossas necessidades. A outra grande vantagem é que cerca de 99% das rotinas LISP criadas para o Autocad funcionam também no ZWCAD, na versão Professional, mais precisamente. 

 

Aprenda a carregar estas rotinas no ZWCAD então dessa forma 

As rotinas LISP podem ser gravadas com o formato .LSP (normalmente de código aberto) ou no formato encriptado .ZEL (exclusivo do ZWCAD) ou .VLX (exclusivo do Autocad). O carregamento é muito simples, feito através do comando APPLOAD, conforme é explicado neste vídeo, e os comandos gerados pela LISP podem ser instalados de forma a estarem sempre disponíveis no ZWCAD, ou seja, não é necessário carregar  cada vez que se abre o ZWCAD ou inicia um arquivo.

Onde obter rotinas LISP então dessa forma 

Cinco exemplos de sites onde pode encontrar rotinas que funcionam no ZWCAD
​Existem dezenas de sites na internet que se dedicam a catalogar e disponibilizar rotinas LISP gratuitamente. O mais difícil é mesmo conseguir encontrar aquilo de que necessitamos para o nosso trabalho. Deixamos aqui alguns exemplos de sites:

Lee Mac então dessa forma então dessa forma 

Clique aqui para acessar
Esta página tem uma quantidade enorme de rotinas LISP disponíveis, todas muito bem catalogadas. O difícil será escolher. Infelizmente temos de entrar na página de cada uma das rotinas para perceber o que faz mas essas páginas encontram-se extremamente bem documentadas com uma descrição muito bem feita com as funcionadliades da rotina. Além disso, você também encontra um tutorial explicativo de cada uma das rotinas, acompanhada de um pequeno vídeo (imagem GIF animada) para uma melhor percepção. Não deixe de visitar esta página.

Manusoft então dessa forma então dessa forma 

Clique aqui para acessar
Nem sempre o fato de termos uma grande variedade escolha é sinónimo de boa prática,.. Isso pode significar uma grande perda de tempo na pesquisa do que realmente nos interessa. Esta página tem uma lista relativamente pequena de rotinas LISP, mas todas de grande qualidade e utilidade. As rotinas são já muito antigas (tem rotinas criadas ainda nos anos 90) mas isso também as torna mais compatíveis com qualquer versão do ZWCAD. A lista inclui o link para download e uma pequena descrição daquilo que a rotina faz.

CAD Corner então dessa forma então dessa forma 

Clique aqui para acessar
Possui uma lista interessante de rotinas, a grande maioria vocacionada para a Arquitectura com ferramentas para criar paredes, portas, janelas, cálculo de escadas até asnas de coberturas. Peca pelo facto de a grande maioria das rotinas estar disponível em ficheiros .ZIP (que têm de ser descompactados) e porque, apesar da descrição da rotina ser assertiva, não disponibilizar muita informação sobre a utilização da ferramenta.

KIM Engineering Solutions então dessa forma então dessa forma 

Clique aqui para acessar
Esta página tem uma lista não muito exaustiva de rotinas, mas muito bem descritas e, sobretudo, com um pequeno manual de utilização para se perceber não só o que a rotina faz, mas sobretudo como a utilizar. As rotinas são essencialmente para resolver problemas de desenho técnico generalista, mas sobretudo para a área da indústria, tendo muitas rotinas para utilizadores de mecanismos CNC.

ESurveying então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Clique aqui para acessar
Esta página tem uma compilação de rotinas LISP especificamente para a área da topografia e geografia. As rotinas estão listadas com um pequeno texto descritivo e categorizadas por temas (polilinhas, textos, blocos, etc.). Clicando no nome de cada uma das rotinas, temos acesso a uma página onde se descreve exaustivamente o funcionamento da rotina e como utilizar o comando a que a rotina dá origem. Para fazer o download das rotinas é necessário fazer um registo e o login. então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Alguns exemplos de rotinas LISP úteis para o seu dia a dia

Algumas rotinas LISP clássicas para perceber o quanto podem ajudar no seu trabalho
Nesta lista apresentamos algumas rotinas muito simples, mas eficazes, apra melhorar o seu trabalho. Algumas delas já estão incorporadas nos EXPRESS TOOLS do ZWCAD, mas optamos por as incluir. Assim, caso você nunca tenha usado uma LISP, consegue entender mais facilmente todo o processo.
TLEN (Total Length) então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Esta rotina permite selecionar linhas, arcos e polilinhas e calcula o comprimento total acumulado dos objetos que selecionar. E então, apresenta o total na linha de comandos. Digite na linha de comando TLEN para ativar o comando e siga as instruções. Esta rotina é extremamente popular para medidores orçamentistas.

TAREA (Total Area) então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Com este comando podemos selecionar várias polilinhas e então, a rotina calcula e apresenta o valor da soma total das áreas das várias polilinhas. Digite na linha de comandos TAREA para ativar o comando.

NEWLAYER então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Este comando simplifica a criação de novos layers no ZWCAD. Depois de ativarmos o comando (digite NEWLAYER na linha de comandos) basta introduzirmos o nome do layer e, depois, a cor que queremos atribuir a esse mesmo layer. Tenha atenção que depois de criarmos esse layer, o layer criado passa a ser o layer ativo!
Layer Extract então dessa forma então dessa forma então dessa forma 
(escrever na linha de comandos “LX” ou “LAYEREXTRACT”) – Este comando é muito interessante para quem tem de responder a uma das exigências de algumas entidades públicas que é a apresentação de uma listagem de todos os layers de um determinado arquivo. Além do nome do layer, o comando exporta a cor e o tipo de linha, também permite parâmetros como o estado do layer (on/off, freeze/thaw, plot/notplot, etc.). Ao ativar o comando, aparecerá uma caixa de diálogo onde podemos indicar quais os parâmetros que queremos exportar (na seção Fields to Extract) e onde é que se encontram os layers.
É neste último aspecto que as coisas se tornam realmente interessantes, porque tanto podemos exportar os layers do arquivo atual (selecionando a opção CURRENT DRAWING ONLY) como podemos obter a lista de todos os layers de todos os ficheiros no formato DWG que se encontrem numa determinada pasta e até das suas subpastas.
A seguir, temos de indicar o nome, a localização do ficheiro e o tipo de ficheiro que queremos criar (TXT, CSV ou XML), se queremos incluir os layers dos XREFs (na opção INCLUDE XREF LAYERS) e como será feita a separação entre as colunas (virgula, espaço, etc.). No final, basta clicar em OK,  ir à pasta ver o resultado final.
 Software CAD compatível com o formato .DWG idêntico ao Autocad da Autodesk
Caixa de diálogo da LISP Layer Extract
AD-Automatic Dimension então dessa forma então dessa forma então dessa forma 
(escrever na linha de comando “AD” para invocar o comando) – Esta LISP acrescenta um comando que faz a cotação de todos os objetos que forem selecionados, de modo semelhante ao comando QDIM. No entanto, enquanto o QDIM só funciona com comprimentos, esta rotina também cota arcos e seus ângulos, sendo possível também selecionar polilinhas. Além disso, a cota é colocada instantaneamente, não sendo preciso selecionar a localização, o que permite que as linhas a cotar não sejam paralelas umas às outras, conforme acontece com o QDIM. Depois de executar o comando “AD”, clicando no botão direito do mouse, escolhendo OPTIONS temos acesso a uma caixa de diálogo onde podemos definir a localização padrão para as cotagens (debaixo ou sobre as linhas, etc.).
A caixa de diálogo com as opções do comando "AD"
A caixa de diálogo com as opções do comando “AD” então dessa forma então dessa forma 
Que tal testar tudo o que o ZWCAD pode te oferecer? Entre em contato conosco e garanta agora o seu teste gratuito de 30 dias! ZWCAD, desenhe mais e pague MUITO menos! então dessa forma então dessa forma 
Post Original  então dessa forma então dessa forma então dessa forma então dessa forma então dessa forma 
Confira nossa webinar para se manter sempre atualizado e otimizando seu fluxo de trabalho!



então dessa forma então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Leia Mais! então dessa forma então dessa forma então dessa forma 

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This